Edmar Bulla sai da Nokia.

Fico muito chateado em ver que uma empresa do porte da Nokia, resolve ir no sentido contrário de TODAS as outras grandes marcas, e vou apenas citar algumas: LG, MOTOROLA, HTC, MICROSOFT, SYMANTEC, WV, SAMSUNG, HP  e muitas mas muitas outras.
Não conheço a nova diretora da Nokia, tampouco os motivos que a levaram a isso, mas conheço o Bulla, e sua competência e transparência no trabalho.

Seja qual for o motivo dessa desagradável surpresa, espero que não destrua todo o relacionamento que a Nokia construiu com essa mídia, que chamamos de Blogs, comunidades e outras mídias sociais.

Pois ao contrario do que algumas pessoas pensam, a força desta midia informal, que tem o poder e a liberdade de falar e escrever como deseja é imensa,  ao contrario da mídia OFF LINE que segue diversas regras e aprovações de pauta antes de ter a matéria publicada, pois somos transparentes e claros nas informações, e todo mundo já olha para esse tipo de mídia que tem e muito o poder de formar opiniões e ajudar a decidir escolhas.

Espero de coração que a Nokia não jogue fora tudo o que foi construído, pois se pensar apenas em mídia off line, impressa, e abandonar um projeto que não tem como negar rendeu muitos frutos e dinheiro para a empresa (ou acham que o N97 deu tão certo porque saiu em algumas revistas e TV?) estarão jogando fora parceiros em um nicho enorme.

Bom fica aqui um Forte abraço ao meu amigo Edmar Bulla pelo belíssimo trabalho que desenvolveu durante sua passagem pela Nokia e que graças a ele os laços com a empresa foram construídos, e espero que não se destrua algo desse tipo.

Construir algo e manter é algo muito difícil, destruir e tentar recuperar é algo praticamente impossível

Segue abaixo o texto retirado do Blog do Jaldomir

A nova diretora de marketing, Gabriela Portugal Bendzius, muito conhecida por não acreditar em mídia social, Reformula tudo e Edmar Bulla sai da Nokia.Edmar Bulla, famoso por planejar e implementar uma das maiores campanhas de parcerias com a Mídia Social, criando o Mídia Social Nokia, um programa aclamado e elogiado até na Nokia Finlandesa, foi demitido por Gabriela Portugal Bendzius, que assumiu recentemente o cargo de Diretora de Marketing da Nokia do Brasil.Essa mulher, famosa por ser contra qualquer mídia social, acha que os blogueiros nada valem, e que o Mídia Social Nokia é “uma besteira”. Desde que ela assumiu, em 22 de Dezembro, um dos programas mais conhecidos da Midia Social Nokia, o Nokia Guru, está praticamente parado, com atrazos na entrega dos prêmios, desatualização no site Nokia Guru, e, recentemente, a empresa Riot, contratada de Edmar Bulla para auxiliar nas mídias sociais Nokia, tem passado por extensas reformas, além de férias coletivas no final de Dezembro / 2010. Pouco se sabe oficialmente das reais proporções do estrago causado por Gabriela Portugal, mas certamente não há nenhum contentamento entre os blogueiros e relacionados às comunidades Nokia.

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Edmar Bulla sai da Nokia.

6 Comentários

  1. Podem estar atrasando entrega de prêmios agora, mas já estão fazendo isso há muito mais tempo… A Nokia está cada vez mais picareta!

  2. Blogador disse:

    Isso é triste!
    Espero que a nova pessoa na diretoria reveja isso! Até porque, eu como muitas pessoas recomemos à comunidades do orkut, blogs e afins pra ver se o produto é bom ou não! E o N97 fui e é um sucesso que como foi dito, é devido à grande midia social do NOKIA CAMP09. Muito blogueiros comentando, felizes com seus N97 que ganharam. E claro, eu também, muito felizpor ter ganhado ele também e estar presente no Nokia Camp, que infelizmente, acho que esta ano não irá ter.
    Nokia Guru foi algo inovador, mas que infelizmente, hoje possui grandes falhas, eu mesmo desisti, apesar de já ter ganhado alguns prêmios.

    • Richard Max disse:

      Caro amigo, nao vejo o programa Nokia Guru como um problema. pelo contrario. e todo e qualquer programa possui falhas que ao serem descobertas são sanadas.

      Quanto aos blogueiros que receberam o N97, todos eram e são altamente profissionais, e não ficamos elogiando apenas por ter ganho um aparelho, e se observar,ao mesmo tempo que elogiamos, tambem criticamos, não para prejudicar a empresa, e sim para que o aparelho evolua e atenda da melhor forma possivel a todos.
      Tambem espero que a nova diretora, pense bem no que irá fazer, pois basta fazer uma simples pesquisa e verá que 80% das pessoas que hoje compram produtos praticamente de qualquer natureza, recorrem a blogs, comunidades e foruns de discussão para decidir qual aparelho comprar. sem contar que mais da metade das compras hoje são feitas pela internet, então como desprezar esse mercado?

      Acredito que a Nokia não ira fazer uma “burrice” desta e sair fora de um nicho que cresce cada dia mais.
      E Caso a Nokia Brasil decida por esse caminho, continuaremos falando de Nokia, mas desta vez diretamente com a Matriz, que elogiou e muito o trabalho da Nokia Brasil com as redes sociais, e garanto para você que não irá gostar de ver que seus aparelhos e sua marca, deixem de ser faladas porque alguem não acredita na força deste mercado.

      Repito novamente que não conheço a nova diretora, apenas o que pesquisei e o que se fala na net. então antes que eu critique ou elogie. prefiro aguardar para ver a evolução disto tudo.

      E caso a Nokia realmente caia fora (o que sinceramente não acredito) Ainda temos a HTC a LG, a Sansung, a Motorola que dão muita força para essa midia.

      Abraços

  3. Jaldomir disse:

    Exato Richard, concordo totalmente. A Nokia é uma empresa formada de muitos funcionários, em todo o mundo, e os programas de midia social, apesar de prejudicados, ainda existem e estão funcionando, bem ou mal. Pelo menos no que tange ao sistema da midia social Nokia Guru, há problemas sim com atualizações do site e com a entrega dos prêmios. Mas nunca notei falhas na contabilização dos envios, como o Flávio Comin (o “blogador”) colocou aí em cima, e espalha pela internet. Ele ficou irritado quando perdeu o Nokia N810, em Agosto de 2009, para mim. Como todos os meses, foi um concurso justo, inclusive ele teve totais chances de ganhar, o que não ocorreu, creio eu, por muitas respostas incorretas, tratamento descordial ao usuário, quebra de regras e incitação à pirataria. Como sei? Simples, as respostas de todos os Nokia Gurus podem ser encontradas pela Internet, e a maioria do Comin está no fórum Plus GSM, onde ele é moderador e impede o ingresso de outros Nokia Gurus.

    Não quero tornar isso uma guerra entre gurus, mesmo porque você sabe que reuni os melhores Nokia Gurus no NGA e estamos fazendo um trabalho exemplar de apoio ao usuário, e conseguimos produzir muita mídia digital voltada ao suporte técnico, e para isso não precisamos piratear nenhum aparelho nem ensinar técnicas perigosas e arriscadas a usuários que mal sabem usar a agenda do aparelho.

    Muito cuidado no tratamento, gentileza no contato e a busca da excelência como Nokia Gurus, é isso o que nós, NGA (eu, você, Alessandro, Fernando, Adriano, Cestari e Ricardo) temos como meta. e estamos conseguindo, mesmo com as dificuldades que passamos neste momento.

    Abraço.
    Jaldomir

  4. irineu lopes disse:

    A nokia do brasil não liga para seus clientes pós venda pois se acha lider mundial .
    Atualmente está usando laudo de “oxidação para não honrar a garantia dos seus celulares.
    Se manter lider …

Deixe o seu comentário


+ 6 = doze


 
%d blogueiros gostam disto:
Google+