Recentemente tivemos uma matéria na Folha  onde se fala que um blogueiro ganha até R$ 80 mil por um elogio de produtos.

Isso gerou um belo bate papo entre blogueiros e todos concordamos que a pessoa que fez a matéria foi um pouco infeliz.

Em primeiro lugar em um levantamento, normalmente se pega a média, e não o mínimo e máximo de algo, existe sim blogs que conseguem um bom retorno financeiro é verdade, mas não é verdade que se ganha 80 mil por mês SEMPRE. pois se fosse assim os demais blogs estariam ganhando um bom dinheiro, mesmo que fosse abaixo dessa média, pois os valores de pagamento seriam muito maior que os de hoje.

Falando em pagamento, é algo que no Brasil não existe de fato. Temos sim matérias pagas para ser colocadas nos blogs, mas a grande maioria das agencias acham que enviar o release e esperar o blog publicar é suficiente.

Não pensem que todos os dias chegam coisas de presente, que todos os dias entram rios de $$$ na conta de blogueiro, isso não existe, não desta forma.

Falando em visitação do blog, o tal texto fala que sites que tenham a partir de 40 mil visitas por dia podem ganhar entre 15 a 80 mil por mês. Como se todos os textos fossem pagos para ser feitos.

Acho que deviam ter feito um estudo melhor antes de sair publicando qualquer coisa.

Mas tirando os exageros da matéria que existem coisas que são verdade sim.

Alguns blogs, recebem sim produtos, convite para eventos, viagens para ir ao lançamento de produtos ( que não é passeio, tem hora para tudo, tudo mesmo, não pensem que quando viajamos estamos passeando, tudo tem horário, hora para comer, coletivas, apresentação dormir, acordar as vezes as 4 da manha, ou as vezes chegar as 2 da manha no lugar e as 7 ter que já estar pronto para sair. ou seja não é festa como algumas pessoas pensam),que ao contrario da matéria que fala que são regalias, são fruto de TRABALHO e dedicação, nada mais justo que ser lembrado por isso.

Criar e fazer um blog crescer não é fácil, manter então nem se fala, pois um blog gera custos, e as vezes altos, pois nem sempre recebemos os produtos para testes, as vezes recebemos com um prazo tão curto que mal da pra ver se o produto é legal, e quando não recebemos mas precisamos falar do produto temos que comprar para poder publicar algo, e acreditem isso é o normal de um blog.

A mesma matéria mostra uma certa indignação com o post pago, ou publieditorial. Vem cá, se o blog for a forma de trabalho da pessoa, porque não pode cobrar?

No Brasil se tem a ideia de que blogueiro tem que fazer tudo de graça, que tem que receber as coisas e ser obrigado a publicar, desculpem mas não é bem assim.

A maioria das empresas e agencias não sabe, e não está preparada para lidar com blogs, com o perfil de quem escreve, muito menos da valor a essas pessoas, apenas interage porque acha que tem que falar “olha a gente faz ação com blogs”. Outras empresas fazem uma ação somem do mapa para nunca mais sequer responder a e-mails.

Sim, essa é a realidade que a matéria citada não fala, fala apenas de valores absurdos, que não são a realidade, afinal qual a graça de falar das dificuldades, mais fácil colocar uma chamada dessas que todo mundo vai la ler.

Na mesma matéria cita alguns blogs, que parece que segundo ela, são os que ganham isso, na boa? até esses blogs já penaram para chegar onde chegaram, e se ganham isso ou não, é mérito e fruto de trabalho.

Voltando as poucas coisas que a matéria fala que vale a pena mencionar, e uma delas é o fato de ser avisado que é uma matéria paga.

Eu discordo do meu amigo Inagaki, que seja colocado no Titulo, pois deixa feio a chamada, mas que tem que ser colocado algo, sim, e algo que fique claro. Aqui no blog vocês já sabem como faço quando é algo pago, coloco uma imagem deixando bem claro que é matéria paga que é esta logo abaixo.

E acho que todos deveriam fazer o mesmo, não tem porque esconder que a matéria é paga, não tem porque fingir que a matéria é sua, você não aceitou receber por isso ? então deixe claro para quem lê.

Quando eu faço o Post Pago, faço de várias formas, troca por Produtos, Dinheiro, Banner, mas em todos os casos se for algo que eu vejo que vai prejudicar o leitor, que vai enganar quem está lendo, ou se o produto é ruim, ou eu coloco a minha opinião, junto com a matéria que a gente recebe, ou não aceito.

Já recebi proposta de site de namoro, de time de futebol, de celular xing ling, de poker, todos recusados, pois acho que não são o perfil do blog. E vários outros foram feitos, e todos colocados claramente se é pago.

Podemos dizer que 70% dos blogs que existem hoje, fazem as coisas de graça, sonhando com a hora que seu blog passe a ser um blog que as pessoas queiram colocar sua marca, ou que você escreva para eles, vá aos eventos e etc, temos uns 10% que infelizmente acham que falar de pirataria de produtos, ficar colocando programas para pc e celulares no ar, fazem ele um blog grande, o que é um engano, pois ele até pode ter uma grande visitação, os amigos falarem que a pessoa é “o cara” mas nunca tem uma empresa querendo falar com ele, nunca recebe produtos para testes, jamais será chamado para conhecer o produto em um lançamento, então não vejo nesses blogs alguma coisa que vale a pena. e temos uns 20% que hoje ganham dinheiro e produtos de forma continua, trabalhando para cada vez mais conseguir se manter, pois todos os dias a gente vê blogs que eram pequenos, crescendo e se tornando forte, o que é muito legal.

Eu mesmo sou padrinho de alguns, sim é verdade que alguns desistem logo no primeiro ano, mas outros estão ai firmes e fortes, e já passo a encontrar nos eventos, o que apenas mostra que acreditar em pessoas e essa pessoa acreditar que consegue, da certo, e quem ganha com isso ? você leitor que passa a ter blogs com melhores conteúdos, para poder ler.

O que temos de mais importante é o que pensam de nós, o quanto o que você fala tem um peso para a pessoa, e isso só se conquista com o tempo e muito, muito trabalho.

Falta regulamentação para os blogs? Acho que não. Me desculpem todos os jornalistas que odeiam blogueiros (ixi conheço vaaaaaaaaaaaarios assim, que até viram a cara quando a gente chega) mas sabem porque odeiam a gente? ou seria inveja?)

Simples, pois a gente não está preso a uma empresa, não temos que falar bonitinho porque o cliente quer, não precisamos seguir normas de ABNT, ou disso ou daquilo, a gente só precisa escrever, da forma que a gente achar melhor, e isso o leitor adora, seja falando bem ou falando mal, pois o que vale é o que achamos das coisas, e não quanto elas pagam para falar bem.

Já cansei de ver em jornal e revistas, e até em sites, um love total em um produto ou marca, mesmo que não seja assim, desculpem amigos, mas graças a deus blog não é assim, pelo menos a maioria deles.

Não temos duas caras, não fingimos ou enganamos por $$$, somos transparentes, claros e diretos, e é assim que deve ser.

O Brasil ainda está longe de ser um lugar rentável para blogs, mas isso tem mudado, devagar mas tem mudado, as empresas estão vendo que blog pode muitas vezes dar mais retorno do que um jornal ou revista, e já começam a pagar por isso.

E os Blogueiros também passaram a não aceitar qualquer coisa, sabem o seu valor, sabem o quanto ele pode ser util e isso tem um preço.

E quando esses valores chegarem a um denominador comum, ai sim poderemos falar que blog no Brasil é algo que vale a pena, espero que quando isso acontecer eu ainda esteja escrevendo, afinal são quase 6 anos já que vocês me aturam hahahaha.

Enfim resolvi escrever só pra mostrar o outro lado, o lado VERDADEIRO do dia a dia de um blog, e não um lado irreal, que se existe é para poucos, muito poucos, e não para a realidade da grande maioria.

Mas matéria é matéria né? como eu disse acima, pelo menos nós, blogueiros podemos escrever da forma que a gente achar melhor, pois não somos contratados, muitas vezes para escrever matérias como a que citei acima.

Sei que vai ter algumas pessoas que vão me criticar, ou reclamar por e-mail como algumas pessoas costumam fazer, pra vocês só posso dizer sinto muito, mas tenho orgulho de ser blogueiro, e mais ainda tenho coragem de escrever o que as vezes muita gente pensa, mas tem medo de fazer!!!!

 

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Concordo contigo, o Android Place possui 9 meses de vida e na maioria das vezes tenho que tirar do bolso para fazer um unbox/análise.

    E como me propus a fazer o blog voltado para parte de vídeos as vezes fica muito complicado. Não é do interesse do blog ficar replicando notícias de outros blogs e isso ainda piora um pouco as coisas por não ter tanta visibilidade.

    Temos nossas marcas preferidas sim mas procuramos ser imparciais e manter o compromisso com a verdade. Se analiso um produto e o mesmo é ruim, não existe a possibilidade de falar que o mesmo é bom. Obviamente que fazemos isso de maneira, digamos que, diplomática as vezes.

    Eu, agradeço aqui publicamente, ao Richard, você pode se perguntar porque. E eu respondo, ele não é meu padrinho, mas foi depois de conhecer o blog dele que eu decidi fazer o meu e nos moldes que citei acima.

    Agradeço também as assessorias de imprensa da Motorola, Sony e LG que estão colaborando com o Android Place e cedendo seus dispositivos com Android para os vídeos e análises. Infelizmente ainda não consegui, apesar de inúmeras tentativas, dispositivos da Samsung e pasmem, é minha fabricante preferida. Mas não é por esse motivo que vou falar bem ou mal de das demais.

    Escrevo sobre o tempo que fiquei com os dispositivos e o que achei deles, não procuro nem comparar os mesmos pois são tantas as variáveis que em alguns momentos isso é impossível.

    Mas sempre respondo os leitores principalmente por e-mail e facebook sobre dúvidas e ajudo nas tomadas de decisão de alguns.

    Estou feliz hoje podendo falar para muitos o que sempre fiz para os amigos e familiares, conhecer o produto e poder expor minhas opiniões. Mais feliz ainda fico de saber que tais opiniões já estão recebendo elogios de leitores e também de outros blogs.

    Grande abraço a todos.
    Obs.: Ainda não recebi um centavo para fazer o que estou fazendo (risos!!!).
    Espero que não demore. R$80mil! Minha motivação acabou de aumentar!

  2. Tenho a honra e o orgulho de falar Richard Max é meu padrinho de blog, é um excelente profissional naquilo que faz e muito importante não é mesquinho com conhecimentos, sempre ajudando e dando dicas de como posso melhorar o blog para meus leitores.
    Quanto a ganhar 80 mil por mês? quem me dera, está faltando 79.800,00 que não sei onde estão por que a diferença ae é o custo do meu servidor, então não sei de onde ela tirou isso, alguns blogueiros podem sim ganhar um valor mensal em seu blog por conta de matérias pagas, não pensem que são fortunas por matéria, tem propostas de 100 reais por exemplo por uma matéria publicada, imaginem para chegar a 80 mil por mês recebendo esse valor o quanto de matéria o blogueiro teria que fazer.
    Como foi dito no texto muitas vezes a gente paga para poder fazer uma matéria, sim pagamos, ônibus, metrô, em alguns casos a gente paga até estacionamento, eu mesmo em um evento este ano paguei 39 reais de estacionamento, então manter um blog não é tão simples, não é apenas ficar sentado digitando matéria, você tem que pesquisar, tem que se informar com amigos, tem que se deslocar para longe.
    Quanto as assessorias tenho que agradecer muito aquelas que acreditam no meu trabalho como a SONY e a LG, graças a elas eu posso ter acesso a dispositivos que muitas vezes o publico terá acesso a semanas ou meses depois.
    Então vida de blogueiro é isso esforço, dedicação, transparência em informar o que o dispositivos tem de ponto forte e fraco para oferecer aos consumidores.
    Realmente concordo que faltou pesquisa por parte da jornalista ou ela encontrou algum blogueiro que ganha isso por mês e generalizou a situação.
    Abraços : o )

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.