Tempo para Leitura: 6 minutos

Sim, amigos, adeus Campus Party, mas antes do adeus, vamos falar um pouco desta feira que já foi uma das mais legais que esse país já teve, e hoje male male se sustenta com coisas que nada mais lembra as feiras anteriores.

A Campus Party completa 7 anos no evento que está sendo feito essa semana no Anhembi.

Me lembro como se fosse ontem, a primeira feira, na Bienal, eu ainda estava com o blog no inicio de tudo, e a feira trouxe para muitos uma experiencia diferente, juntar “nerds” em um mega evento, verdade seja dita tinha muito mais gente normal que nerds hahahaha.

A Feira foi um sucesso, e com isso veio a necessidade de lugares maiores, para atender um publico diferente, e a Feira vai para o Pavilhão imigrantes, onde sofreu seus primeiros problemas sérios, falta de luz, sistemas inoperantes, chuva dentro do pavilhão, lotação, falta de água, roubos, mas também veio o aporte de grandes patrocinadores, como Telefônica, Samsung, Ford, entre outras que apostaram no evento, que parecia ser uma febre.

Claro que ao longo destes anos teve muita coisa legal que aconteceu no evento, e mais uma vez a Campus Party se muda, agora para o Anhembi, maior, mais conforto, mais qualidade, mas infelizmente não. O Calor que São Paulo tem durante o mês de janeiro faz deste evento um forno Ambulante, junte isso a milhares de pessoas, milhares de equipamentos ligados, e imagine o calor, pois neste evento amigos, Ar Condicionado não existe, no máximo ventiladores, que não suportam e não dão contam do calor que fica dentro do Anhembi.

Sim Esse ano eu dou Adeus depois de 7 anos cobrindo está feira, que já foi uma das mais legais, e hoje para muitos é apenas mais uma do calendário de feiras de SP.

Este ano a organização cortou credencial de muita gente, muita gente que ajudou a CP ser o que é, muita gente que ia para o local do evento, passar calor, sede, fome, transito e outras coisas, pelo prazer de poder escrever e falar do evento.

Sim eu também não tive a sorte, e fui cortado, mas graças a parceiros, pude cobrir a feira, até com direito a barraca, que nem pude usar, pois “tomaram” a minha barraca, e foi neste momento que decidi dar Adeus a feira.

Hoje a Campus Party nada lembra a feira que veio para o Brasil para fazer as pessoas ficarem mais próximas, uma feira que tinha como objetivo interagir com as pessoas que vinham de todas as partes, apenas pelo prazer de conhecer novas pessoas, e claro usar a internet, que muitas vezes na região onde mora não era 1% do que a feira oferece.

A Campus hoje é administrada de forma própria, não tem uma empresa que cuide disso, eles tiraram a empresa que sempre ajudou, mesmo com todos os problemas.

Este ano está muito pior, banheiros imundos, falta água, falta credenciamento, você chega ao local de credenciamento e ele já está fechado, quando finalmente consegue descobrir onde foi parar, não se acha sua credencial. 20 minutos depois quando acham, você segue para sua barraca, para pelo menos esticar as pernas, e ao chegar la, sua credencial não funciona, está sem barraca, você volta descobre sua barraca e volta para lá para finalmente descansar (esse intervalo todo deu mais de 1 hora de vai e vem) quando finalmente acha sua barraca A133, ela está ocupada, alguém resolveu que ali seria sua barraca, volta para reclamar com a organização do evento e escuta, tem que esperar ele voltar e ai você conversa com a pessoa para ver se ela te devolve a barraca. HEIM ??? como assim ? as barracas tem dono!!! Mas não no evento, lá é a lei do que se dane.

Grandes marcas estão na CP este ano como LG, Ford, Submarino, Cooler Master, Intel, Telefônica e outros parceiros, mas este ano a CP sofreu a primeira derrota grande, culpa total da falta de organização e do rei na barriga de alguns que acham que sabem como montar um evento desta forma, um grande patrocinador, desistiu da feira poucos dias antes do evento, um dos motivos é o mais ridículo, e que muitos tiveram, credenciamento negado. pera, como se nega o credenciamento para o patrocinador ? Não sei, mas sei que a empresa caiu fora.

Tentei falar com o Paco, que um dia foi o cara que manda e desmanda, pois ele que trouxe a feira, mas hoje ele não apita nada. ele vem fala com você e depois desaparece, afinal é mais fácil mesmo se esconder.

A CP hoje nada mais é do que um evento financeiro, se preocupa em ganhar dinheiro de quem vai para dormir, sem dar uma qualidade de vida durante a semana, e falo sério, pois passa calor, não ter água à vontade, ter depois de sete anos ainda ter que esperar muito tempo para entrar e sair pois se usa exatamente a mesma estrutura de detectores de metal, e claro se preocupar com os roubos, eu mesmo fiz o teste, com um laptop de 3 colegas diferentes, sendo 1x sem credencial e outras 2x com credencial para acampar, eu sai pela lateral do parque para “fumar” com os equipamentos, claro que meus colegas sabiam, foi previamente combinado, mas claramente mostra a falta de segurança.

A Campus Party foi um dia uma das feiras mais legais que SP recebia em janeiro, atualmente é apenas mais uma feira, e como a “Fenasoft” está fadada ao esquecimento em pouco tempo.

Talvez por isso estejam fazendo a feira em outro lugar no Brasil, por terem percebido que em SP já está esgotado a feira, que ela nos últimos 7 anos não mudou nada, só de endereço, sempre as mesmas coisas, sempre os mesmos problemas, tem painel que tinha menos de 6 pessoas vendo, e nas que estavam cheias, o mesmo problema de sempre, a total falta de estrutura da feira, onde os painéis que ficam lado a lado, tem que disputar o volume dos auto falantes, e ai meus amigos, ninguém escuta nem uma nem outra, pois fica tudo embaralhado.

Ainda temos figurinhas carimbadas na feira, mas mesmo eles, conversando ontem com alguns, já se mostram cansados de todo ano ser a mesma coisa, pode trazer gente famosa, como o astronauta e o Bruce, mas fora isso, o resto é a mesma coisa de sempre. Claro que ainda temos algumas pessoas que defendem com a vida a Campus, mas hoje são bem poucas.

Até o famoso OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO que virou marca das outras CP, esse ano é feito por um microfone, para tentar fazer o povo participar, e o que antes ecoava por todo o evento, hoje não chega nem na metade e já morre, o que mostra a falta de criatividade dos organizadores, e que as pessoas já não te mais “saco”

A CP cometeu um erro, esqueceu que as pessoas crescem, todos, afinal são 7 anos de eventos, e quem tinha por exemplo 18 anos na primeira hoje tem 25 anos, muda o que se gosta, muda o pique, muda o que se espera do evento, mas ao contrario dos participantes que não tem jeito, envelheceram, a CP manteve a mesma forma e a mesma coisa nos últimos 7 anos, e a nova geração, não os que sempre estiveram nas feiras, tem muito mais acesso a tecnologia que a nossa, tem muito mais recurso do que a gente tinha, e isso a feira não percebeu, não adianta usar um molde de 7 anos, ainda mais em uma feira vamos dizer assim, HighTech, o que sobra é um vazio no lugar, este é o terceiro ano que claramente a CP não enche, não como nos anos anteriores.

Mas Faz parte, fica aqui meu Adeus a um ritual de 7 anos cobrindo a feira, durante os 5 primeiros cobri todos os dias, tudo que acontecia, em 2012 fui apenas durante a semana, 2013 apenas 4 dias, e esse ano, apenas 2 dias, e foi suficiente para nunca mais ir a uma CP. pois descaso e a quantidade de problemas, sem contar o preço da comida, hoje me faz ver a feira apenas como um evento que tenta desesperadamente se manter as custas dos patrocinadores, mas acho, friamente falando que esses patrocinadores podiam se juntar, conversar e criar um evento novo, outro formato, e dar para os participantes, algo que faça valer a pena, e não o que temos hoje. Vale lembrar que muita gente desistiu de ter stand na feira por causa dos valores absurdos. não posso citar os nomes, mas conversei com vários, inclusive alguns que estão na feira. e onde antes tínhamos uma grande quantidade de empresas mostrando produtos, hoje temos apenas stands de startups, que estão vazios.

Essa é a Campus Party 2014, um misto de vazio e bagunça, sem o brilho que outrora teve. uma pena, mas é a vida, se paga o preço quando não se aprende com os erros.

Quando eu disse anos atras, que a Nokia iria cair se não mudasse para Android, muita gente me criticou, Quando eu disse que a Nokia ia ser comprada, fui chamado de louco haha. e o que aconteceu ? bom isso todos já sabem.

Se a Nokia Lançar um Android, como está forte o rumor disso, teremos a gigante acordando novamente.

Eita Richard que isso tem a ver com esse texto?

Nada!!, apenas mais uma das minhas “malucas” previsões, onde acho que a Campus Party, pelo menos em São Paulo, morreu este ano, para muitos.

Exemplo disso, é em varios blogs, que resolveram falar e sortear ingressos, a resposta foi totalmente negativa, poucas pessoas se interessaram.

Bom foi bom em quanto durou, pra mim acabou, do alto dos meus quase 38 anos, não vejo mais sentido nesta feira. espero que outras venham para que possamos encontrar amigos, leitores, e rir e se divertir.

Antes de fechar, quero agradecer a Ford pelo convite de terça feira, e a Telefônica, que indignada com a recusa da credencial para muita gente, gentilmente arrumou credencial com barraca para todos, os patrocinadores  tiveram que ajudar em algo que se não fosse eles, muita gente não teria ido pelo menos tentar cobrir o evento.

Enfim Adeus Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.