Impossível viajar para o interior e não ver um Fusca, estradas ao redor do mundo ainda irão ver o fusca seja ele antigo ou novo (como chamamos, mas hoje ele se chama Beetle) (na verdade, só aqui o Beetle mudou de nome para fusca hahaha)) com os vários exemplos do Fusca-Beetle por muitas décadas, mas a produção do carro alemão finalmente termina nesta semana.

A VW produzirá o último modelo de Beetle esta semana em sua fábrica em Puebla, no México, marcando o fim da vida de um veículo que está em produção desde 1938, ou seja, 81 anos.

Acredito que todos que tenham nascido antes de 1990 haha, tenham andado de fusca uma vez na vida, meu pai teve um fusca vermelho, andei muito de fusca.

Quando era criança, gostava de ficar na janela contado os carros que passavam e as cores, e praticamente só via fusca, gol e Brasília.

O VW Beetle é, sem dúvida, um carro histórico e icônico, tendo sido parte de um projeto de prestígio nazista nunca realizado.

O carro também foi visto como um símbolo da recuperação da Alemanha após a Segunda Guerra Mundial e como um símbolo de sucesso da globalização depois que o carro icônico foi enviado para todo o mundo.

O Fusca tem um design icônico que está entre os produtos mais reconhecidos de todo o mundo. O engenheiro austríaco Ferdinand Porsche foi contratado para o projeto “People’s Car” nos primeiros dias do Fusca, sob um projeto de Hitler que visava disseminar a propriedade de automóveis em toda a Alemanha da mesma forma que o Ford Modelo T tinha na América.

Os EUA eram o mercado mais importante da VW fora da Europa, com um pico de vendas de 563.522 carros em 1968, cerca de 40% da produção da montadora. A VW terminou a produção do Fusca na Alemanha em 1978. No entanto, a produção continuou no México de 1967 a 2003. O novo Fusca iniciou a produção em 1998, e o design foi ajustado em 2012.

No Brasil o fusca chegou em 1950, chegava desmontado da Alemanha e era montado pela Brasmotor, nessa época a VW ainda não estava no Brasil, ela chegou em 1953, e até 1959 montava os modelos que vinham da Alemanha. Em 3 de Janeiro de 1959 começou a produção local,  e foi produzido até 1986 quando teve sua produção encerrada, voltando em 1993 quando o presidente Itamar Franco pediu (até hoje não sei para que de verdade) Voltou no mesmo formato da última geração (1986), com poucas ou quase nenhuma melhoria, e encerrou de novo em 1996. Mas em 2012 o fusca volta de novo ao Brasil, importado, chamado de Beetle lá fora e sua vida finalmente (será?) termina essa semana.

O Fênix da VW finalmente irá descansar após 81 anos, ou será que vai apenas tirar umas férias e volta de novo, jamais saberemos.

Mas um dos carros mais simpáticos da História do automóvel, dificilmente será esquecido.

Valeu Fusca!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.