Todo mundo tem falado da briga entre as duas maiores fabricantes do planeta, mas afinal porque brigam tanto? e que diabos é uma patente?

Bom para entender um pouco primeiro temos que entender o que é uma patente, para depois tentar (ou não) entender essa briga.

Uma patente, na sua formulação clássica, é uma concessão pública, conferida pelo Estado, que garante ao seu titular a exclusividade ao explorar comercialmente a sua criação. Em contrapartida, é disponibilizado acesso ao público sobre o conhecimento dos pontos essenciais e as reivindicações que caracterizam a novidade no invento.

Os direitos exclusivos garantidos pela patente referem-se ao direito de prevenção de outros de fabricarem, usarem, venderem, oferecerem vender ou importar a dita invenção.

Diz-se também patente (mas, no Brasil, com maior precisão, carta-patente) o documento legal que representa o conjunto de direitos exclusivos concedidos pelo Estado a um inventor.

A patente insere-se nos denominados direitos de Propriedade Industrial cujos normativos legais são em Portugal o Código da Propriedade Industrial e no Brasil a Lei da Propriedade Industrial

Outras modalidades de direito referentes à Propriedade Industrial, são a título de exemplo:

  • Modelo de utilidade
  • Desenho industrial (Brasil) / Desenho ou Modelo (Portugal)
  • Topografia de Produtos Semicondutores (Portugal)
  • Marcas (sendo estas divididas em marcas comerciais ou marcas comerciais não-registadas e em marcas registradas ou marcas comerciais registradas)
  • Logótipo

Segundo os estudos clássicos sobre o sistema de patentes, foram quatro as teses que justificaram a criação do privilégio, sendo a mais antiga a do direito natural; mas a concepção dominante sempre foi a de que monopólio legal, com a obrigação de publicar o objeto protegido, induz simultaneamente ao investimento criativo e à divulgação do conhecimento. Vide Fritz Machlup, An Economic Review of the Patent System, Government Printing Office, 1958.

  • a idéia de que “se fui eu a inventar, aquilo é meu”.
  • não existindo uma proteção legal, os inventores tenderão a manter a invenção secreta.
  • ao divulgar a patente, haverá a partilha do conhecimento usado na criação da patente. ou seja “já sabemos como é que ele fez aquilo”
  • muitas patentes surgem na base de outras patentes; “usei o conhecimento daquela patente e melhorei-a”
  • quando acabar o termo do contrato, qualquer pessoa pode usar aquele conhecimento.
  • as patentes incentivam a busca pelo conhecimento, a eficiência econômica e a Investigação e Desenvolvimento (I&D).

Mas isto tem também um outro lado:

  • há quem ache que dar este incentivo não seria necessário, pois acham que os incentivos de mercado são mais que suficientes.
  • há também os elevados custos de transação da negociação com patentes anteriores. Uma vez que grande parte das patentes são geradas via outras patentes, uma patente que é baseada numa outra terá de pagar pelos direitos de propriedade.
  • a exploração comercial exacerbada, por parte de detentores de direitos, cria entraves ao livre fluxo de tecnologias e conhecimentos, colocando interesses comerciais acima dos interesses sociais e públicos.
  • a natureza da criatividade utiliza o legado ancestral da ciência e da cultura, além da interação colaborativa em grupos criativos, conduzindo à necessidade de modelos de registros mais abertos, coletivos e cooperados.
  • alguns contratos impostos são abusivos aos inventores, favorecendo grandes corporações de pesquisa, desenvolvimento e produção.
  • No Brasil, as taxas para pedido de concessão e de manutenção burocrática anual são caras, impedindo o inventor independente de usufruir do registro.

Existem também outros tipos de patentes, nos quais não são necessário para ter um bom aproveitamento deste.

Resumindo, Patente é mais ou menos uma forma de garantia (pelo menos no papel) de que quem inventou X coisa tenha o direito de usar, e receber $$$ pelo uso do produto.

Um exemplo disso é o Bina, ou identificador de chamadas que tanto usamos, ele foi inventado por um Brasileiro, devidamente patenteada no INPI, mas que nunca recebeu um centavo pelo uso da tecnologia. ele estaria bilionário hoje.

Mas então se uma patente protege seu criador, porque Apple e Samsung estão se pegando?

Bom aqui vai o que eu penso, na verdade essa guerra de patentes sempre existiu, e entre milhares de fabricantes, sempre um acusa o outro de usar sua tecnologia em seus produtos.

Mas se a gente for pensar:

WI-FI, 3G, Tela de toque, Baterias, e tudo mais, são patentes, e todo mundo usa pois não tem sentido um produto desse existir e não poder ser usado, mas nesse caso, acho que se paga x% pelo uso.

O que Apple e Samsung brigam é porque uma alega que a outra copiou o outro. Verdade?

Bom eu acho que em partes sim, vejam o iPhone 2g, 3g, 3gs, e vejam o Galaxy S1, e outros da linha, parecidos ? bastante né?

Pelo menos na carcaça. mas eu pelo menos não vejo isso como copia, são parecidos, mas não são idênticos, mas para a Apple isso é uma forma de ter copiado suas ideias, tablets também foram acusados e muitas outras coisas.

Mas para mim, na dura verdade dos fatos, essa briga da Apple, tem mais com uma dor de cotovelo, uma inveja, do que do uso de patentes, que segundo a justiça americana a Samsung realmente copiou e por causa disso deve pagar mais de 1 bi de dólares para a Apple.

Por que dor de cotovelo e inveja?

Bom vamos la, a Samsung literalmente hoje manda no planeta, se for falar de smartphones então é desumano até falar de números, é a empresa que mais vende, é a empresa que mais tem inovado, é a empresa que focou em fazer coisas que os outros querem, inovando em cada lançamento, mesmo que as inovações sejam apenas para falar olha eu tenho isso no celular, e que na prática a gente quase nunca usa.

Enquanto a Apple, literalmente parou no tempo, pois todas as versões de iPhone que existem, praticamente são iguais, com melhorias apenas em processador, memoria e câmera, e no 4 e 4s, que deram uma mudada na carcaça, mas de resto é praticamente a mesma coisa desde a primeira geração, poucas novidades, pouca coisa diferente que a gente possa falar nossa o iPhone é demais.

Sim ele foi por muito tempo um aparelho sonho de consumo, mas todos sabiam que era questão de tempo até que alguém conseguisse fazer algo melhor, e a Samsung aproveitou que o iPhone 4s, não foi um verdadeiro sucessor do iPhone 4,(até quem gosta de iPhone concorda que nada de brilhante veio nessa geração) e com o Galaxy S 2 e agora com o S3, passou por cima do iPhone como um rolo compressor, e isto fez com que a Apple ficasse doidinha, pois não tem (e não sei se tera esse ano) um aparelho para brigar com o SIII.

A Apple perdeu o que era na verdade seu carro chefe de vendas, o Jobs, e com sua morte, aos poucos a Apple tem mostrado estar meio perdida na guerra, pois sabem que precisam fazer, mas não fazem, seja por medo, seja por querer manter sua linha intocável de fazer algo simples e funcional, desde a primeira geração.

Mas o fato é que o iPhone matou mesmo foi só a Nokia, com o seu sistema tão velho quanto a empresa, e a Apple hoje sofre do mesmo mau, um sistema velho e obsoleto, com modificações pontuais, mas já sem graça, para muitos.

Desde a chegada do iPhone, muita coisa mudou, o Symbian perdeu seu mercado, os celulares com sistema proprietário morreram, o Android, o Bada, o Windows Phone chegaram, o Bada morreu, mas o Android não, ele vem mudando a cada nova geração, muda cara, muda coisas, vem com novidades, vem com melhorias sensíveis, o Windows Phone chegou, diferente, bonito, e aos poucos vem pegando seu espaço. e o IOS? bom ele ta parado no tempo, mesma cara, mesma forma de usar, mesma coisa de sempre desde o lançamento, e isso fez com que muita gente que tinha iPhone, mudasse de lado, para experimentar algo diferente.

Vejam, eu não sou fanboy de marcas, ou sistemas, tenho todos, tenho IOS, Windows Phone, Android e Symbian, mas não da para negar que o Android está uns 10 passos na frente dos outros.

E Samsung acertou tanto no sistema quanto no hardware de seus aparelhos, fazendo com que as pessoas passassem a desejar o produto.

Claro que não só a Samsung viu ai uma mina de ouro, Motorola, LG, HTC e outros tambem viram no Android a chance de voltar por cima, de tentar bater de frente com a Apple, todos acertaram, mas a Samsung achou uma brecha, e caminhou por ali, se deu bem e está na frente dos outros. por quanto tempo? bom isso ninguém sabe, mas quem ganha é a gente pois todos querem fazer um aparelho melhor que o S III, e isso faz com que tenhamos aparelhos cada vez melhores, com cada vez mais coisas que a gente quase nunca vai usar, pelo menos no inicio hehehe.

Voltando ao assunto, a forma com que a Apple eu acho, encontrou para tentar desmoralizar, e tambem dar uma paulada na Samsung foi essa, entrar na justiça mostrar que eles copiaram as coisas, e receber por isso.

Bom ela pode não está errada, segundo a justiça americana, e vai receber uma bolada por isso. mas ai eu pergunto: E???????

Os aparelhos não foram proibidos de serem vendidos, a Samsung não terá que parar suas vendas, não terá que retirar do mercado os produtos, tomou uma paulada bilionária, é verdade, mas por outro lado, vai pagar e pronto.

Ganhou uma propaganda direta e gratuita no mundo todo, mesmo perdendo, isso vai apenas tirar um pouco do bolo que já recebeu, e pode colocar isso como investimento de propaganda, ou custo ou o que for, vai recuperar, e continuar vendendo mais do que antes. ou seja, a gente desce um degrau agora para subir 3 depois, uma velha estratégia, que pode dar certo.

E quanto a Apple? vai embolsar 1 bilhao e pouco de dólares, que para nós é muito, mas para eles, se for ver bem no fundo, é uma migalha, pois mesmo tendo mostrado tudo o que achava, ganhou mas perdeu ao mesmo tempo.

Ganhou porque vai receber um $$$, mas perdeu porque a Samsung vai continuar vendendo, vai recuperar o $$$ e ainda teve que mostrar diversas patentes que acredito que não gostaria que todo mundo pudesse ver.

Essa batalha ta longe de acabar, mas por enquanto a Apple ganhou o $$$, mas por outro lado a Samsung ganhou uma baita propaganda, e ainda vai poder continuar vendendo suas coisas. então quem se deu melhor na verdade??

E mais uma vez eu digo, não sou fanboy de nenhuma marca, e o que escrevi aqui foi a minha visão de ver os fatos, posso estar certo, posso estar errado, mas é como eu vejo as coisas que estão acontecendo.

Sabemos que em poucos dias o iPhone 5 chega, e este deve vir com novidades, se serão novidades que vão tirar o S III do topo, vamos saber em breve, mas se a Apple, não mudar um pouco o visual, não mudar o iOS para um novo formato, com uma cara mais moderna, e se o aparelho não tiver alguma coisa que seja pelo menos igual ao do SIII, o iPhone 5 pode ser o maior fiasco da Apple. Eu acho que vem coisa boa, para brigar de frente com o S III, mas só saberemos se o iPhone 5 e todas as suas inovações, vão ser páreo para o S III, não no dia do lançamento, e sim depois que ele chegar ao mercado e as pessoas comprarem e mostrarem seu uso no dia a dia.

Ate lá, a Samsung, mesmo com esse processo de patentes perdido, está sentada em uma cadeira de frente para o mar, colhendo o que plantou e esperando alguém chegar e sentar do lado, para em seguida preparar o próximo Galaxy, e tentar sentar lá na frente, sozinha de novo, para desespero da Apple e de todos os outros fabricantes.

E antes que eu esqueça, mesmo que a Apple, consiga evitar as vendas dos produtos da Samsung nos EUA, no resto do planeta só poderá acontecer isso depois de novas batalhas, o que pode levar um longo tempo.

E por ultimo não podemos esquecer que mesmo com toda essa batalha, a Apple compra diversas peças para seus iPhones, iPads, Apples TV, de quem ? da Samsung, ou seja o $$$ que a Samsung vai pagar para a Apple, ela vai ter de volta de uma forma ou de outra. e Se a Samsung parar de fornecer as peças para a Apple? ai meus amigos a maça ganha mais um problema, pois terá que procurar uma outra empresa, que possa oferecer com a mesma qualidade, velocidade e quantidade, o que convenhamos é algo não muito fácil de se conseguir nos dias de hoje.

E o que muda na nossa vida essa briga?

Hummmmm pra mim nadinha, e para vocês???

Abraços a todos de novo.

5 COMENTÁRIOS

  1. É Richard concordo contigo.

    Tio Jobs deve estar se revirando em morte mais vezes que se revirou em vida!

    Sabe que isso é um tiro no pé para a Apple, pois se a Samsung foi minimamente inteligente ela deve ter patenteado algumas coisas que a Apple para inovar terá que usar. Sim, sim…

    Entenda como inovação melhorias no design, tamanho de tela, retirada de botão físico e outras coisas mais…. então quando a Apple fizer isso, das duas uma… a Samsung vai para os tribunais reclamar com a mesma propriedade que a Apple fez, ou o que seria maravilhoso, ela colocar o uso em forma de publicidade dizendo… “ai Apple finalmente inovou, copiou a Samsung!” hahaha. Seria ótimo não?

    Eu nunca gostei da Apple pois tenho uma postura anti-elitista. Antes de me tornar consultor e desenvolvedor WEB trabalhei muito anos com montagem e manutenção então nunca vi com bons olhos os preços que a Apple cobrava e ainda cobram por seus computadores e dispositivos em geral, mas tudo bem, eles cobram o que querem e, desculpe o termo, idiotas compram também porque querem… fazer o que?

    Olha eu tenho um iphone 4, eu tenho um 4S… bacana… eu tenho um Galaxy S2 que faz muito mais coisas e de centenas de formas diferentes do que o seu 4 ou 4S… heheheh

    Uso um exemplo interessante que vale citar… pessoas compram em lojas de marca pela etiqueta… eu fui criado e educado sem ver etiqueta alguma. Então vesti e ficou confortável e é barato ótimo… então eu compra na Renner, C&A e Leader enquanto outros vão lá na Daslu comprar.

    Isso é muito engraçado… sabe vejo aquelas filas que dobram quarteirão de pessoas querendo ser as primeiras a comprar os produtos da apple, isso é quase uma religião, só que religião gera fanatismo e fanatismo nunca foi bom nem nunca será.

    Sobre filas… quando sai para jantar ou almoçar nos fins de semana com minha esposa ou com a família toda, quando passo pelo local e tem fila, vou pro próximo lugar! hehehe

    Sou a favor da popularização das coisas em geral… dos produtos e também dos serviços. Penso que se um produto é caro, poucas pessoas podem ter, então se for barato muitas pessoas podem ter! a conta é simples, obviamente não estou dizendo que o produto deve ser de graça.

    Mas ver a Google trazer o Nexus 7 pelo preço de 199 dólares, foi um tapa na cara de todos os fabricantes, falaram que eles não vão lucrar quase nada, DUVIDO, mas mesmo que o lucro seja pequeno ganharão com o conteúdo, CERTO, mas a apple cobra caro e ainda cobra o conteúdo, então apple maníaco… é verdade sim… você não vem sendo roubado, você vive deixando que te roubem.

    Queridos colegas da Apple. Não me levem a mal, está é apenas a minha opinião…cada um tem a sua própria, certo? A propósito, nunca usei um iPhone 4 ou 4S, gostaria muito de comparar com meu Galaxy S2. Caso queiram me enviar ficarei contente em fazer review e conhecer melhor o produto de elite de vocês.

  2. Excelente! Realmente a Apple vem há muito tempo sem novidades. Quanto ao novo iPhone, pelo que falam por aí, terá apenas uma tela maior como principal novidade. A Apple vem há muito tempo lançando apenas o que “todos sentiram falta” no último lançamento. O iPhonão e o iPadinho parece que serão as grandes novidades, mas o que há de realmente novo nisto? São apenas pequenas mudanças incrementais que a Apple vem lançando há bastante tempo. Parece que perderam o ritmo, o que é uma pena. A Samsung com a série galaxy, tem uma galáxia inteira de aparelhos, cada um com um foco e um objetivo diferentes, capaz de atender a necessidades variadas.
    Com relação à propaganda gratuita que a Samsung teve, parece que é verdade. Li vários comentários no exterior de pessoas que podem ser resumidos da seguinte forma: “Se o Samsung é igual à Apple, então paguei mais caro pela mesma coisa?”
    Quem afirma isto, no mínimo ficou sabendo que existe um produto igual e mais barato. Se não trocar de marca, pelo menos já sabe que existe outra. Ser conhecida pelo público é um avanço muito grande para quem quer emplacar em vendas, principalmente no mercado dos EUA, onde a Apple é lider.

  3. Richard vc foi perfeito no seu texto. De todos os blogs e sites de tecnologia vc foi o único que teve a real noção do que esta acontecendo. Fiquei muito feliz de ler seu texto. Seu ponto de vista e sem dúvida o mais sensato.

  4. Parabéns pelo texto Richard! Eu fico me perguntando: será que alguém já fez alguma pesquisa para saber o quanto a Apple tem capitalizado em antipatia mundo a fora com essa sua estratégia? Eu mesmo era um cliente frequente dos produtos da Apple, comprei alguns ipods, um Iphone, um Ipad, um macbook … mas hoje não quero produtos da Apple nem de graça, peguei raiva, peguei nojo!

  5. Não é que eu quero defender a Apple, mas a Samsung está aproveitando que o Jobs morreu para mostrar suas garras, a Samsung ganha por que um iphone original custa R$2600,00 e um galaxy não passa de R$600,00
    Apple, tenta fazer produtos mais baratos como caixinha de som, fones personalizáveis pois nenhum louco paga R$2600,00 num celular sem pesquisar direito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.