Tempo para Leitura: 6 minutos

Nos anos 90 eu usava os AMD k5, k6, depois fui para o Semprom e Atlhon, depois de quase 20 anos acabei encerrando meu casamento com a AMD no Phenon 4x e comecei um namoro com a Intel e seus processadores i7. que me atendiam perfeitamente. Mas sempre pensei em voltar para a AMD, mas não encontrava um processador que fosse mais rápido que meu i7.

Como já disse em outros posts (Memorias e SSD) marca nessa hora é muito importante, não adianta querer gastar pouco nas peças, pois o resultado vai ser abaixo do que você esperava, e como um nerd de carteirinha, sempre fui fiel a algumas marcas.

Durante toda a minha vida (até hoje) Placa mãe SEMPRE foi ASUS, pela qualidade do produto

Placa de Vídeo, eu ou usava NVidia ou ATI (hoje AMD) mas de marcas extremamente conhecidas, e nunca mais comprei placa de vídeo da ASUS, por duas placas deram problema, e percebi que cada macaco tem seu galho.

Memórias nem tem o que falar, são Kingston e acabou, uso desde quando comecei a ter computador, e nunca nenhuma delas morreram.

HD, era é SEAGATE para o normal, e Kingston ou Samsung no SSD, a marca de SSD da Corsair não presta, pelo menos comigo, foram 3, e em menos de 6 meses eles vão ficando lentos e morrem, então não recomendo pela experiencia que eu tive com eles. são caros e pifam rápido. e eram todos da serie GT.

Mas enquanto o SSD deles é horrível, o Watercooler é sensacional, eu uso já tem uns 3 anos, são extremamente silenciosos e mantem o processador na temperatura certa, mais do que recomendado e vale cada centavo.

Fonte é algo muito importante e eu também fico com as da Corsair, que duram muito, são silenciosas e energeticamente confiáveis.

O restante do seu computador você pode procurar marcas diversas, mas os itens essenciais precisam ser de qualidade.

Bom voltando ao texto, eu resolvi que iria voltar para a AMD, depois de ir ao Texas e conhecer melhor a linha deles, percebi que já estava na hora de retornar aos processadores que tinham bom desempenho e custo. pois os da Intel hoje são absurdamente caros e o desempenho não está mais como era antes.

Resolvi então apostar no AMD A10 6700 3.7Mhz e agora tinha que escolher a placa mãe, claro pensei na Asus, mas um colega me falou já pensou na Gigabyte? os produtos melhoraram muito e pode valer a pena.

Bom resolvi dar uma pesquisada, não encontrei gente falando mal do produto e duas coisas me chamaram atenção, o modelo similar da Asus era mais antigo, e mais caro.

Então resolvi arriscar e parti para o modelo GA-F2A88XM-D3H que tinha recursos interessantes era bonita e com um custo dentro do padrão, não é uma placa top de linha, mas parecia me atender para o que eu pretendia, tinha porta USB 3.0, e dava pra fazer o cross com a minha nova placa de vídeo.

Bom para entender melhor eu montei:

AMD A10 6700 3.7Mhz

1 HD SSD Kingston de 120gb SSD Now 300 sata 3

3 HD´s Seagate de 2Tb Sata 3

16 Gb ram Kingston Hyper Blast + 16 Gb Kingston comum.

Corsair WaterCooler Hydro Series H100

Placa de Video ATI AMD R9 Serie 200X

Gabinete Cougar

DVD Asus com Lightscribe

Placa mãe Gigabyte GA-f2a88XM-D3H

Teclado e mouse Microsoft.

Bom nesse post vamos ficar mais restritos no processador e board, já que a placa de vídeo é uma R9, dispensa comentários e vou escrever sobre ela depois.

Claro que o conjunto da obra ajuda, o micro é extremamente rápido, mas foi tudo cuidadosamente escolhido para isso.

O processador AMD é extremamente rápido e acho que acertei na escolha, não é o modelo mais rápido, mas é mais rápido que o i7 que eu tinha e já valeu a pena.

Nos testes de boot, (o i7 já estava com todos os itens que falei para testar o desempenho antes de fazer a mudança) o AMD foi 8 segundos mais rápido, na renderização de vídeo o AMD foi mais rápido quase 12 minutos.

Indo pra board, apanhei um pouco na configuração, a tela de config da Gigabyte é linda, e tem muitos recursos, e fiquei umas horas mexendo para tentar o máximo de desempenho.

8811_bigGosto de placas bem acabadas e com esse tipo de capacitor, que não pifa. como minha maquina fica ligada muito tempo caçando Bitcoins, renderizando vídeos não posso arriscar um produto que me largue na mão. possui 8 portas sata 3, 8 portas usb 2.0 e 4 portas 3.0 e procurei uma placa que tivesse porta 3.o para que pudesse usar as coisas mais rápido. tem saída ótica que pude ligar meu HT e suporta até 64gb de memoria ram.

Eu particularmente não gosto de placas que tenham saídas de vídeo, sempre procuro modelos que sejam Off Board, mas em todas as minhas pesquisas não achei modelos recentes sem, então tive que engolir o vídeo e desativar na Bios.

Uma coisa que gostei bastante é que a Bios normalmente é abandonada pelo fabricante depois de pouco tempo, talvez seja uma forma de obrigar você a comprar outra placa mãe, mas nesse caso achei bem legal, pois já tinha pelo menos 4 revisões, e não de correções de erros, mas sim de implementação de melhorias, coisas que durante o tempo todo que tive ASUS foi raro eu ter mais do que uma ou 2 atualizações na board, e normalmente era de correção. ponto para a Gigabyte.

A board já é pronta para o Windows 8.1, com direito a o boot ultra rápido, que achei muito legal, mas desativei porque o boot na maquina hoje não leva mais do que 7 segundos entre apertar o botão e por a senha. Então acho que consigo sobreviver sem o boot de 3 segundos hahaha.

O Desempenho da placa é bom, não é o melhor, mesmo porque essa placa é intermediaria, mas com ajustes finos ela ficou redondinha, mas infelizmente nem tudo saiu como eu queria.

Eu tenho o habito de criar 2 raids, o Raid zero e o Raid um. Ou seja, costumo fazer o espelhamento dos dados em dois Hds ao mesmo tempo, e um HD montado em cima de 2 discos para deixar mais rápido o acesso, alem de usar um SSD como disco de boot, para que fique bem rápido.

infelizmente até agora não acredito que a placa não faça é os raids com o SSD na maquina. tentei de tudo, mas a placa só aceita fazer 1 raid, e se eu coloco o SSD como boot, ela não boota, não aceita a opção.

A Gigabyte me informou que esse modelo não aceita esse tipo de raid, e confesso que fiquei bem chateado, minha placa de 4 anos atras faz, a placa que comprei para o sogro que nem é top de linha faz, e ambas são modelos inferiores a essa.

Pra mim o Raid é uma das coisas mais importantes que existe, pois é ali que aposto as fichas no caso de um HD dar problemas, sei que tenho um dos discos com os dados.

Fiz o raid virtual baseado no Windows, mas se o Windows der pau, esse raid não me serve pra nada.

Esse foi o único ponto negativo desta placa, mas pra mim um ponto que pesa muito na compra, não encontrei no site nada que fale que ela não faz Raid, pelo contrario, no site mostra, mas o que acontece é que esse modelo faz ou o Raid ou fica no normal, não aceita o Hibrido de 2 tipos de raid e um disco normal.

De qualquer forma eu gostei da placa, se você não pretende usar Raid, e não quer gastar muito, recomendo fortemente esse modelo, tem ótimos recursos, é bem acabada e o desempenho está muito favorável.

Mas se você pretende fazer Raid e usar um SSD como boot, esqueça esse modelo e pegue um mais high end, para não ter problemas.

Eu ?

Bom eu detesto montar algo e depois desmontar, mas irei fazer isso, vou pegar outro modelo, provavelmente da Gigabyte por ter gostado do produto, mas um modelo que eu possa fazer o que preciso, Raid é algo comum hoje em dia, e não posso aceitar uma placa desse porte ser incompatível com ele.

Vamos aos pontos positivos e negativos da placa e processador:

ProcessadorVelocidade: 10

Desempenho: 10

Eficiência energética: 8

Consumo de energia: 9

Aquecimento: 7

Custo beneficio: 10

Placa mãe Gygabyte GA-f2a88XM-D3HAcabamento: 10

Desempenho 6

Eficiência energética: 9

Consumo de energia: 9

Aquecimento: 10

Recursos 5 (perdeu 4 pontos por não aceitar o raid)

Resumindo eu voltei para o AMD pelo custo beneficio, e encontrei na Gigabyte uma placa bem acabada com boa estrutura e preço extremamente competitivo, a marca tem diversos modelos e vale apena você dar uma olhada antes de decidir por qual marca vai apostar seu desempenho e dinheiro.

Mas nunca esqueça a regra básica!!! Sempre compre de marcas conhecidas, e que tenham suporte no Brasil. ou o barato vai sair caro!!!

E faltou dizer, vale a pena ? Vale amigos, cada centavo. tanto o processador como a board casaram direitinho, e tirando o fato do Raid, não tenho o que reclamar. o Processador é extremamente rápido, como era de se esperar da AMD. e a board bem feita e com ótimos recursos.

Abraços a todos.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.