Demorou uma eternidade, mas finalmente o Android Auto sem fio está funcionando no Brasil. E para qualquer Smartphone que tenha o Android AUTO e suporte o Espelhamento sem fio, praticamente todos os modelos intermediários e tops  dos últimos 4 anos fazem isso,

Depois da Ultima atualização, que também liberou o novo design do Android Auto, a comunicação sem fio foi ativada.

O Novo formato ainda não apareceu pelas terras tupiniquins, Eu tentei fazer os procedimentos de Limpar o cache, forçar o fechamento do aplicativo, até apagar e instalar de novo, mas infelizmente ainda não temos.

Como não depende do rádio do carro, a atualização vem do servidor do Google para o Celular, parece que eles só liberaram ainda nos EUA.

Felizmente a parte sem fio já está ativa.

Se você tem uma central multimídia que possui WI-FI (não que seja uma central que tem 4G para usar o WI-FI, e sim uma central que tenha sinal de WI-FI ok?) já é possível usar.

Aqui no Brasil, temos 2 modelos da Pioneer que tem essa função o RECEIVER AVH-Z9180TV e o RECEIVER AVH-Z9280TV, já possuem a opção de usar o Android Auto Sem fio.

O uso é simples e fácil, para ativar, abra o modo de desenvolvimento do Android Auto.

Basta abrir o AA no celular, ir em  CONFIGURAÇÕES;

Desça até INFORMAÇÕES E PERMISSÕES e toque 10x ali, vai abrir o modo.

para entrar nele, na mesma tela de configurações, toque nos 3 pontos na parte superior DIREITA, e entre no modo de desenvolvedor.

Nas opções escolha, MOSTRAR OPÇÃO DE PROJEÇÃO WIRELESS, deixe ela ticada.

Após isso, feche o aplicativo, conecte o celular no carro pela USB. espere ele entrar.

Tire o cabo USB, desligue o carro por uns 30 segundos, para que o radio desligue, se seu carro não apagar a central, tire a chave e abra a porta, isso corta a conexão.

Ligue o carro, e espere uns 10 segundos, que o Android Auto irá aparecer nele sem precisar de fio.

E ai é só desfrutar da facilidade de usar os aplicativos sem precisar conectar o cabo.

Se seu celular aceita carregamento sem fio, compre um suporte sem fio, e ai meus amigos é só alegria, pois basta entrar no carro, colocar no suporte e ter seu AA rodando sem fio, e ainda carregando o celular, sem precisar de nenhum fio conectado ao aparelho.

Mas fica a dica, tal como o uso com Fio, se você usar o Android AUTO, a tela traseira não irá reproduzir nada, apenas TV, se precisa usar algo na tela traseira, apenas abra o celular, e desligue o WIFI, ainda não achei outro modo para que o Android Auto não seja ativado.

Abraços a todos

4 COMENTÁRIOS

    • Afonso, a liberação do Android Auto sem Fio pelo Google, faz com que ele funcione em central que tenha o recurso.
      Infelizmente nenhuma central de nenhum fabricante brasileiro, tem a opção de poder usar sem fio o Android Auto.

      No Brasil, apenas a Pioneer no Brasil possui 2 modelos com Android Auto sem Fio, para ser instalado separadamente. Eu tenho, alem de ser muito melhor que uma central original, posso usar o AA sem fio.

  1. Fala Richard! Primeiro, obrigado pelo conteúdo. Mas, segue dúvida: se a central multimídia tem condições de parear com o aparelho via Bluetooth ou simulando uma WLAN (roteando), qual a limitação de hardware para que elas espelhassem o Android Auto (eliminando a exigência do cabo USB)?
    Estou maluco atrás dessa informação, porque o USB pendurado da central é um estorvo. Não entendi porque as centrais não optaram por uma conexão usb no console, escondida, onde se costuma colocar o celular – já resolvia metade do problema.
    Enfim, tenho um Virtus Comfortline 2019 que é dirigido por motoristas com iPhone 11 e Motorola MotoOne. No Motorola, eu já habilitei o espelhamento wifi no modo desenvolvedor. Mas ainda não descobri se minha mídia tem o recurso.
    Seria uma limitação de hardware (adaptador wifi? Daria para plugar um adaptador wifi no usb para cumprir a tarefa (optando pela velha gambiarra)?) Ou é só uma limitação de software/firmware e que poderia ser habilitado com uma atualização (usando o OBDEleven, por exemplo)?
    Na concessionária, claro, não sabem ou se fazem de desentendidos.

    • Tudo bem?
      Vamos lá.
      É uma limitação de hardware e dos dois lados.
      A central precisa ter um wi-fi. E o celular precisa ser compatível. Motorola por exemplo, não funciona.

      Só por bluetooth a velocidade ficaria muito lenta, por isso ele espelha por wi-fi, mas a parte de voz, quando fazemos ligação, é por bt.

      Solução que eu usava, mas nesse caso não dá para tocar na tela tá?

      Usar um gongle wi-fi, espetado na saída HDMI da central, e espelhar a tela nela. Mas não funciona o toque. Não usaria o Android Auto, mas o maps ou Waze.

      Parte ruim, aparelhos Motorola também não funcionam nessa solução.

      Esperar um dongle wi-fi na porta USB, acho que não funciona, teria que tentar, mas como as centrais normalmente usam um sistema proprietário, não vai ter os drivers.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui