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Com aproximadamente 18 mil usuários no Brasil, o Refriplay, aplicativo voltado a profissionais de refrigeração e climatização, já é sucesso entre os refrigeristas e pretende profissionalizar o trabalho através de ferramentas de inteligência. O aplicativo conecta mecânicos, técnicos, marcas e, em breve, o consumidor final. Atualmente, o Brasil possui cerca de 500 mil profissionais envolvidos direta ou indiretamente com a área de refrigeração e climatização.

O aplicativo Refriplay possibilita o usuário a administrar de forma gratuita e com apenas um clique questões burocráticas do dia a dia, como controle de orçamentos, verificação de erros e histórico do cliente.

“O objetivo do Refriplay é ser o único aplicativo gratuito com ferramentas para profissionalização segmentado 100% voltado a profissionais de refrigeração. O aplicativo foi criado para reunir todos os profissionais refrigeristas em uma única plataforma, levando informações e ferramentas para a profissionalização do técnico, gerando credibilidade e um padrão a todos os trabalhos através de ferramentas de inteligência”, comentou o diretor de marketing da Refriplay, Danilo Delipe. “Nosso objetivo é fazer com que os profissionais de refrigeração tenham um padrão de trabalho e que consigamos chamar a atenção para a regulamentação da profissão”, completa.

Delipe ainda explica as facilidades que o aplicativo traz para a vida do profissional através dessas ferramentas de inteligência. “A Refriplay facilita o trabalho do técnico em campo simplificando sua vida ao fazer um orçamento, consultar um erro, fazer um plano de manutenção e controle do ar do aparelho, achar profissionais próximos e caso tenha alguma dúvida, solicitar ajuda na plataforma e ainda ter a consultoria de especialistas da área a disposição para ajudar quando necessário”.

O aplicativo surgiu na tentativa de entender o mercado de refrigeração no período de crise em que o Brasil passou nos últimos anos. “A ideia de ter um app para profissionais de refrigeração foi no auge da crise no Brasil, tenho indústria e fabrico peças para montadoras e lojistas neste segmento. No auge da crise minhas vendas caíram muito e eu queria entender o motivo pelos quais os técnicos optavam em comprar produtos mais barato e sem qualidade por diferenças mínimas de preço. E como meu network sempre foi b2b, resolvi criar uma plataforma para me comunicar com o técnico b2c e entender o seu comportamento e os motivos que tinham para comprar produtos de baixa qualidade”, explica Rafael Macari, idealista e CEO da Refriplay.

PMOC

O Refriplay ainda ajuda os técnicos a seguir o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), procedimento obrigatório desde 4 de janeiro de 2018. De acordo com a Lei 13.589/2018, todos os edifícios de uso público e coletivo serão obrigados a fazer a manutenção periódica de seus sistemas de ar condicionado. Para sistemas já instalados, o prazo para cumprimento dos requisitos é de 180 dias depois da regulamentação da lei. Assim, os edifícios terão que implantar o PMOC, com o objetivo de prevenir ou minimizar riscos à saúde dos ocupantes e garantir a boa qualidade do ar interior, considerando padrões de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza.

“Percebemos que apenas engenheiros faziam o PMOC e podiam assinar o serviço, então criamos uma planilha de auxílio que o próprio técnico preencha no local e envie apenas para análise de um engenheiro, além de ter o controle de todas as atividades feitas, todos clientes atendidos e todos os planejamentos de manutenções preventivas”, afirma Macari.

Além de toda a utilização técnica que facilita a vida do profissional de refrigeração, o Refriplay ainda traz um serviço de seguro para afastamento voltado aos profissionais, visto que, em sua maioria, são profissionais liberais “desprotegidos” em suas atividade diárias.

“O seguro Ap Refrigerista foi desenvolvido depois que alguns colegas começaram a sofrer acidentes de trabalho e estavam totalmente desprotegidos com relação a planos de saúde. Então resolvemos criar um seguro. A partir disso convidamos seguradoras para oferecer um seguro que desse o mínimo de segurança ao técnico em caso de acidente grave ou em caso de morte ou o validez”, conta Macari.

“Hoje 95% dos técnicos não tem planos de saúde e estão em áreas de insalubridade, seja em uma escada ou em um teto, sendo o risco sempre grande, por isso seguradora quis criar esse plano. Levamos quase 5 meses e após muitas negociações conseguimos fechar com uma das maiores seguradoras do Brasil um seguro 100% segmentado ao técnico de refrigeração. Um seguro que o proteja com diárias caso o mesmo tenha que ficar internado, ou seja, qualquer acidente pessoal o técnico está minimamente protegido”, finaliza o CEO da Refriplay.

Rafael Macari ainda enfatiza que a intenção do Refriplay é lançar novas ferramentas constantemente visando atender todas as demandas necessárias para facilitar a vida do profissional.

A plataforma também abrirá espaço para que patrocinadores divulguem produtos, serviços e conteúdos ligados ao segmento. Uma vez dentro do aplicativo, a divisão é por estados, segmentando os usuários de acordo com a região de atuação dos profissionais cadastrados. O Refriplay pode ser baixado para os sistemas Android e iOS.

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