Muito é falado a respeito do domínio e o quanto eles são importantes para conferir mais profissionalismo para um projeto na internet, assim como auxiliam nas técnicas de otimização de busca.

Outro tema importante em relação ao domínio é o tipo de extensão a ser utilizada. Muita gente que inicia um empreendimento online fica em dúvida a respeito de qual é a mais adequada.

Outra dúvida em relação às extensões diz respeito aos significados delas e para qual finalidade cada uma serve. Atualmente é possível contar com muitas delas.

Muitas pessoas na internet ficam em dúvida na hora de registrar o seu domínio, existem diversas empresas que fazem isso, tanto no brasil como no exterior, e nem sempre é fácil ou você consegue fazer rapidamente, uam empresa que faz isso é  é a hostinger.com.br/registro-de-dominio de forma facil e descomplicada.

Os diferentes tipos de extensão

Os domínios “.com”, “.com.br” e “.org” são as extensões mais conhecidas e vistas hoje em dia em se tratando de sites na internet. Eles são conhecidos pela sigla TLD.

O termo TLD designa a expressão Top Level Domain, que literalmente significa Domínio de Primeira Linha. Além desse tipo de extensão, há o termo ccTLD, que designa o termo Country Code Top Level Domain, estando relacionadas com o país ao qual o site pertence.

Em relação a essa extensão de domínios, alguns exemplos que podem ser citados são o “.com.br” (para sites brasileiros), o “.com.pt” (para Portugal) e o “.uk” (para a Inglaterra).

Vale salientar que existem outros tipos de extensão bem conhecidos na web, entre elas é conveniente citar o “.xyz”, o “.info”, o “.biz” e o “.edu”.

O significado de algumas extensões

Quem procura registrar um domínio tem à disposição uma ampla variedade de extensões. Porém, na hora de escolher a melhor, é fundamental que ela tenha relação com as características do seu site.

Nesse aspecto, alguns exemplos de extensões e os seus significados são:

– .biz

É uma extensão recomendada para sites que possuem um perfil mais comercial, sendo uma alternativa interessante para quem não quer utilizar o tradicional “.com”.

– “.org”

Quem já acessou sites relacionados a entidades de organizações sem fins lucrativos com certeza já se deparou com esse domínio. Ele é bastante comum.

– “.edu”

Essa é uma extensão relacionada a sites de universidades, escolas e demais entidades de ensino.

– “.net”

Essa é a extensão mais adequada para designar profissionais e sites de empresas que atuam no segmento de informática, especialmente com internet e programação.

– “.money”

De acordo com o próprio em inglês já indica, essa é a extensão utilizada para apontar empresas que atuam no segmento financeiro, tais como casas de câmbio e empresas voltadas para empréstimo.

– “.moda”

Conforme o nome indica, essa é uma terminação mais indicada para aqueles sites voltados para o segmento de moda e vestuário.

– “.click”

É uma extensão que pode ser vista sendo utilizada por sites de empresas relacionadas com a área de comunicação, como, por exemplo, agências de publicidade e escritórios de design.

– “.live”

No atual contexto da comunicação por streaming, essa é uma terminação adequada para sites que trabalham nessa área, tais como produtoras e empresas de comunicação.

– “.info”

Essa extensão é bastante vista em sites que possuem conteúdo informativo e enciclopédico.

– “.store”

Além de ser uma extensão que pode ser utilizada por lojas físicas, ela também é indicada para lojas online.

– “.tech”

É uma extensão de domínio conveniente para os empreendimentos relacionados à tecnologia, como empresas de programação ou venda de hardwares.

Enfim, esses são alguns exemplos de extensão de domínios, cada um deles se adapta para diferentes tipos de empreendimentos voltados para a web.

A importância de uma extensão para o seu domínio

Para os seus clientes a extensão do domínio utilizado é muito importante para entrar em contato com o seu site. Algumas terminações, tais como o “.com” e o “.com.br” são as mais fáceis de memorizar.

Extensões pouco conhecidas nem sempre passam a credibilidade necessária, mas isso não significa que elas não podem ser usadas. Pelo contrário, em determinados casos elas são importantes para uma maior diferenciação do seu site.

Sendo assim, dependendo do seu tipo de projeto, um domínio “.pizza” pode ser mais relevante que um “.com”. Enfim, esse é um detalhe que deve ser bem analisado na hora de efetuar o registro.

Outro detalhe a ser salientado é que domínios muito baratos e com extensões pouco conhecidas são identificadas como spam, prejudicando o seu projeto na web.

Vale mencionar que nem todas ccTLDs podem ser registradas. Um exemplo disso é o domínio “.eu”, que deve ser utilizado por empreendedores que estão na Europa.

Conclusão

Escolher a extensão certa para o seu projeto na internet já denota a sua preocupação com o profissionalismo do seu site. Seja ele “.com”, “.com.br”, “.biz” ou “.info”,  o importante é impactar o público certo.

Por fim, diante das opções citadas nesse artigo, você já sabe qual é a mais adequada para o seu site. Faça uma consulta no site da Hostinger e registre o domínio para o seu novo projeto de sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.