Tempo para Leitura: 2 minutos

O Natal chegou, e muita gente vai optar pelas compras on-line na hora de presentear amigos e familiares- é conveniente, evita as filas e multidões dos shoppings e as opções de preços e produtos são enormes. O problema é que nessa época do ano os cibercriminosos não estão de férias, e estão sempre esperando por compradores desavisados que possam cair em seus golpes disfarçados de “barganhas”. Por conta disso, a AVG Technologies, empresa de segurança on-line de 202 milhões de usuários ativos, apresenta algumas atitudes que podem garantir compras tranquilas neste Natal.

1. Compre apenas em lojas confiáveis

Ao fazer suas compras on-line você deve tentar sempre optar por lojas e sites de e-commerce já conhecidos e com boa reputação e histórico de vendas. Alguns golpistas aproveitam essa época do ano para criar sites altamente elaborados e bonitos, não se deixe enganar! Em caso de dúvida, pesquise: procure opiniões on-line, pergunte nos fóruns do site e consulte o Reclame Aqui e o site do PROCON.

2. Evite promoções ‘boas demais para ser verdade’

Se você se deparar com uma promoção boa demais para ser verdade, provavelmente não é mesmo! Muitas pessoas ficam tentadas com ofertas muito vantajosas, o que os leva a comprar produtos que nunca irão chegar ou a disponibilizar dados financeiros e pessoais para criminosos.

3. Pague com segurança

Ao comprar on-line sempre use um método de pagamento seguro. Isto irá assegurar que as informações enviadas na transação sejam criptografadas e não possam ser interceptadas. Você pode confirmar se o pagamento de uma loja é seguro verificando se há um pequeno ícone de cadeado na barra de endereço, seguido por ‘https’ no lugar ‘http’.
Além disso, alguns sites dão a opção de pagar usando métodos como o Paypal, que oferece seguro, o que pode ser uma boa opção, pois caso algo dê errado, você pode reaver sue dinheiro. Outra ideia é dispor de um cartão de crédito apenas para compras online, o que facilita o rastreio e cancelamento em caso de fraudes.

4. Cuidado com taxas ou pagamentos prévios

Muitos criminosos agem enviando um e-mail dizendo que você recebeu um prêmio ou bonificação, mas que para recebê-lo, primeiro você precisa pagar uma taxa administrativa ou postagem extra. Cuidado! Não dê qualquer detalhe bancário ou pague qualquer valor ou taxa para receber algo que deveria ser ‘gratuito’, seja por e-mail, mensagem ou telefonema. Certamente é golpe!

5. Fique atento aos e-mails de phishing

E-mails de phishing sempre parecem legítimos e enviados por empresas que você normalmente usa – como um banco, uma loja online ou mesmo um órgão do governo. O e-mail falso pode oferecer razões plausíveis para você clicar no link e visitar o website para obter mais detalhes, como, por exemplo, um problema com sua conta que precisa de uma atualização.
Não responda o e-mail nem clique em nenhum link! Em vez disso, vá diretamente ao site da organização via navegador e faça login na sua conta para verificar se há algum pedido e se tudo está em ordem. E lembre-se de evitar abrir qualquer anexo vindo de e-mails desconhecidos, pois você pode acidentalmente instalar malware ou cavalos e Tróia.

6. Instale uma solução antivírus confiável e a mantenha atualizada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.