Tempo para Leitura: 2 minutos

Backup, afinal o que é isso que todo mundo fala que precisa fazer, que vai fazer, mas só lembra de fazer quando é tarde demais ?

Como uma palavrinha pode dar tanta dor de cabeça ? e as vezes um alivio sem igual ?

Pois é amigos, no mundo de hoje onde quase tudo é digital, uma coisa que todo mundo faz quando é no papel, esquece de fazer quando é digital.

No papel Richard??

Sim, no papel, e em muitas outras coisas exemplo?

Quando pagamos a conta pela internet e guardamos o comprovante impresso, é um tipo de Backup.

Quando levamos duas canetas no bolso ? É um Backup

Estepe do carro ?  Backup!!!

Ou seja muita coisa que usamos fazemos ou temos um Backup de forma automatica.

Mas a coisa muda quando falamos de documentos, fotos, musicas, filmes, ou qualquer outra coisa digital.

Quase ninguem faz Backup de seus dados, confiando cegamente em seu HD, e ai quando o HD falha ??

Não existe $$ no mundo que possa dar valor as nossas coisas, pois são momentos, são lembranças, que aos poucos nossa mente apaga, mas os arquivos estão ali para que possamos rever esses momentos sempre.

Mas criar o habito de fazer backup alem de dificil é chato, afinal ninguem quer passar horas fazendo isso.

Infelizmente essa parte não tem como ser evitada, mas podemos fazer nossos Backups de diversas formas.

Eu vou colocar como faço aqui de fotos, musicas, documentos e filmes.

Primeiro eu uso a conta do Norton 360 que me da 8gb de backup nas nuvens para deixar ali DOCUMENTOS. ou seja nessa conta tenho apenas meus documentos, arquivos de qualquer coisa que não seja Fotos e filmes.

Segundo uso 3 HD´S apenas para Backup e copia dele, e copia da copia dele, com FOTOS, MUSICAS, DOCUMENTOS, garantindo desta forma que se tudo der errado uma das copias vai estar em funcionamento.

Terceiro, mesmo usando tudo acima ainda tenho 2 hd´s externos com as copias, e no caso de fotos uma conta do Google com grande espaço para deixar ali como Backup.

Então, se for assaltado, se pegar fogo nas coisas e se tudo mais que eu tenha FISICO for perdido, ainda tenho backup nas nuvens das coisas mais importantes, pois filmes e musicas se perder eu convivo com isso, mas documentos e fotos…..

Ok, muita gente deve ta falando, nossa isso é neura huahuahua, ok, concordo com exagero um pouco, mas ja passei por situação onde o HD morreu, e fui buscar os dados em um HD externo e ele tambem morreu e perdi tudo.

Recuperar os dados de um HD, custa exatamente o quanto sua cara mostra desespero, pois quanto maior o desespero para ter as coisas, mais enfiam a faca na gente.

Esqueci de falar, faço Backup toda semana nos hd´s externos, e nos outros 3 hd´s, a copia é diaria, de forma automatica, assim como o norton que esta configurado para fazer de forma automatica.

Desta forma posso dormir tranquilo, pois sei que se algo acontecer, tenho tudo copiado, e na pior das situações terei um backup de no máximo 5 dias passados, o que é muito pouco de prejuizo.

E vocês fazem Backup ?

E como fazem ?

Abraços

6 COMENTÁRIOS

  1. Ricardo, as dicas realmente são muito boas e da maneira que você faz fica tudo bem organizado.
    Mas acho que mais importante que o backup é testar e verificar o restore, pois não adianta nada ter o melhor sistema de backup em diversos locais se depois não consegue fazer o restore.
    Como eu disse, da maneira que vc faz, a chance disso acontecer são pequenas pois os arquivos estão ali disponíveis separadamente.
    Expandindo um pouco mais a questão e indo para o mundo mobile, tem gente que se assusta um pouco quando falo que vou dar wipe do celular pra testar o restore e eu sempre respondo, se vc não pode confiar no backup que você tem, nem faça.
    Abs!

  2. Neste ano que comecei a usar backups na nuvem, grande parte por conselhos vindos de você Richard e também do Rodrigo Toledo.

    Dropbox para o smartphone,skydrive para o notebook e uma cópia de tudo no GoogleDrive. E tudo com sincronização automática.

    E um HD externo também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.