Brincar para despertar e fortalecer valores humanos é o convite do Museu dos Brinquedos no Mês das Crianças (BH)

No mês de outubro, o Museu dos Brinquedos (na Avenida Afonso Pena, 2564 – Funcionários, Belo Horizonte) vai proporcionar tanto às crianças quanto aos adultos experimentações corporais e sensitivas que serão convites para se vivenciar emoções, sentimentos e valores.

Espaço estruturado para o desenvolvimento humano, social, emocional e cognitivo da criança e da família, o Museu dos Brinquedos acredita no potencial da cultura da infância como revolucionária por natureza e de como, por meio dela, é possível contribuir com mudanças essenciais no mundo: mais proximidade com o genuíno, com a natureza e com valores humanos, como a paz e a afetividade entre as pessoas.

“O Ato de Brincar, além de prazeroso e saudável em si mesmo, configura-se como uma atitude individual e coletiva que desperta, desenvolve e consolida valores humanos importantes em qualquer pessoa independentemente da idade, como empatia, afeto, coragem, união, cooperação, paz, solidariedade, cuidado e respeito ao próximo e ao meio ambiente”, explica Tatiana de Azevedo Camargo, diretora executiva do Museu dos Brinquedos e neta de dona Luiza, idealizadora deste lugar mágico.

Mês das Crianças no Museu dos Brinquedos

Durante todo o mês de outubro, o Museu dos Brinquedos irá promover, por meio de atividades diversificadas especialmente elaboradas pela equipe de educadores, experiências capazes de despertar nos visitantes a força do brincar.

Que tal fazer uma verdadeira viagem sensorial ao mundo do brincar? Papais, mamães, filhos e filhas vão partilhar memórias da infância por meio da exposição “Tempo será – Histórias e memórias do brincar”. A mostra tem como inspiração o tradicional brinquedo O Pequeno Construtor e leva o público a conhecer a história dos brinquedos e sua relação com a história da sociedade a partir de uma experiência lúdica, interativa e cheia de conhecimento.

Você sabia que o Museu dos Brinquedos foi criado a partir do sonho e da imaginação da Vovó Luiza? Os visitantes poderão descobrir a incrível história do Museu dos Brinquedos, por meio da divertida montagem do mini-teatrinho de marionetes.

O brincar é uma característica humana, natural e universal. Especialmente para a criança, é a linguagem com a qual ela se expressa e demonstra como vê, interpreta e constrói o mundo. E para estimular a expressão, a criatividade e a integração das crianças com seus familiares, o Museu dos Brinquedos criou o Laboratório Mirabolante de Engenhocas Fazedoras de Valores. Um momento de reflexão coletiva sobre valores humanos e invenção de “máquinas” que poderão nos ajudar a “povoar” o mundo com todo este “tesouro de virtudes”.

Para o Museu dos Brinquedos, as crianças são sujeitos sociais que aprendem brincando e que são capazes de agir ativamente na construção de sua identidade e da sociedade. Para descobrir divertidas brincadeiras que despertam o bem, os visitantes poderão curtir o Pátio de Experimentações.

Durante o mês de outubro, toda a família está convidada para criar seu próprio Herói Valor, um verdadeiro super-herói com os melhores super poderes – Paz, Amor, União, Solidariedade, entre outros – capazes de servir de inspiração para as crianças e para toda a sociedade. E para despertar o ser brincante em todos os visitantes, por meio da descoberta de cantinho cheio de sensações e surpresas, o Museu dos Brinquedos criou a Cápsula da Paz.

Mês das Crianças no Museu dos Brinquedos – Programação de Outubro – Sábados e Feriados – Dias 05, 12, 14, 15, 19 e 26 de outubro

10 às 17 horas:

  • Viagem Sensorial ao Mundo do Brincar: Exposição Tempo Será – histórias e memórias do brincar.
  • Conversa com Vovó Luiza: teatrinho de marionete da idealizadora do Museu.
  • Laboratório Mirabolante de Engenhocas Fazedoras de Valores: com trecos, badulaque, muita imaginação e sentimentos despertos, vamos fazer aquilo que o coração mandar!
  • Pátio de Experimentações: brincadeiras que despertam o bem – Vamos nos conhecer, conviver, partilhar e despertar juntos muitas emoções e energias através de jogos colaborativos, divertidos e emocionantes.
  • Herói Valor: O convite é sonhar e construir um Super-Herói da Paz, do Amor, da União, da Solidariedade! Você vai escolher um VALOR e viajar: quem ele é? Como ele aparece? Do que se alimenta? E seus poderes? E as fraquezas? O que ele transforma? Quando está presente? Tem como derrotá-lo? E se quisermos virar um, como fazer?
  • Cápsula da Paz: um cantinho cheio de sensações e surpresas que só quem estiver no museu poderá saber… Ou melhor: sentir!

Sobre Museu dos Brinquedos – Um lugar para brincar

O Museu dos Brinquedos foi aberto em 2006, com a missão de preservar e difundir o patrimônio cultural lúdico da infância no Brasil. De uma coleção particular de brinquedos da querida Vovó Luiza, surgiu a valorização do ato de brincar. De lá pra cá ele vem se transformando e transformando pessoas. Já recebeu cerca de 95 mil visitantes espontâneos, 170 mil visitantes de escolas, universidades e grupos de terceira idade e promoveu mais de 300 apresentações culturais e mais de 60 ações e projetos itinerantes e de formação. O Museu conta com patrocínio da Gasmig e do Instituto Unimed-BH como mantenedor, por meio do incentivo de mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores, e apoio das empresas Marcelo Guimarães Advogados e Associados e Decta Contabilidade.

Acompanhe nossas redes sociais no facebook e instagram: @museudosbrinquedos

Veja nosso vídeo institucional: https://youtu.be/j7RJ0eLIQtI

Museu dos Brinquedos

Localização: Avenida Afonso Pena, 2564, Funcionários – Belo Horizonte/MG

Horário de funcionamento: das 9 às 16 horas (seg. a sex.); das 10 às 17 horas (sábados e feriados)

Entrada: R$ 12,00 (meia) R$ 24,00 (inteira)* para permanência no local (toda a programação do Museu inclusa)

☎(31) 3261-3992 / wpp:  99953-6020
✉Afonso Pena, 2564 Funcionários, BH/MG

www.museudosbrinquedos.org.br

Talvez você se interesse

TeamViewer expande recursos a todos dispositivos Android

A TeamViewer, acaba de anunciar a disponibilização do software de acesso e controle remoto TeamViewer a todos os dispositivos Android. Com a atualização de escopo, tanto clientes corporativos como usuários finais poderão usufruir de...

5 anos depois a Logitech anuncia seu novo volante G923 TRUEFORCE para PC, Xbox, PS4 e PS5

O volante e os pedais de corrida do novo Logitech G923 trazem o novo sistema de resposta baseado na força do usuário, garantindo realismo e performance para pilotos de simuladores, dignos da nova geração. Ela...

Galaxy Z Fold2 e Watch3 são interessantes

A Samsung fez hoje seu tradicional evento de lançamentos do segundo semestre, de forma on line apresentou seus novos produtos. De tudo que foi apresentado, cinco no total, acho que vale destacar 2. O Novo dobrável...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here