Chamamos de “bugs” os comportamentos incorretos que podem ocorrer no sistema do celular. São causados por configurações incorretas, softwares não homologados, falta de memória… qualquer situação inesperada que possa tirar o sistema do celular de seu funcionamento normal.
Existem alguns “bugs” comuns nos aparelhos Nokia Symbian:
As fotos tiradas não vão para a galeria.
Mensagens de cartão de memória removido (sem ser removido de verdade).
Não conseguir acessar àreas do menu.
Mensagens de falha na câmara.
… e outros problemas “estranhos”, praticamente inexplicáveis, e que o manual do aparelho não ajuda.
O que precisamos fazer é simplesmente encerrar o sistema do aparelho.
Nos modelos antigos Nokia Symbian (Nokia 6600, Nokia N-Gage, etc) existia uma bateria interna, do tipo botão, com cerca de 5mm de diâmetro, e, por conta desta bateria, muitos aparelhos foram enviados para assistência técnica, pois o sistema não poderia ser reinicializado: a bateria mantinha o sistema funcionando, com o bug. Desta época era o conhecido “WSOD” (white screeen of death, ou tela branca da morte) que nada mais era do que um bug que demandaria da reinicialização total do sistema, impossível porque a bateria interna mantinha o sistema funcionando.
Mas nos modelos mais novos a Nokia solucionou o problema: a bateria interna foi substituída por um capacitor (um componente eletrônico que armazena energia por um curto período de tempo). Note que é necessário armazenar energia por um tempo mesmo sem a bateria removível, pois sem ele o relógio do celular pararia de funcionar.
Então o que devemos fazer se procede da seguinte maneira: Desligue o aparelho, retire a bateria e deixe desligado por um período de tempo. 10 minutos é suficiente para que o capacitor se descarregue e o sistema seja completamente encerrado.
Após este prazo de tempo, recolocamos a bateria no aparelho e, após reiniciado, provavelmente tudo estará normalizado.
É claro que pode ocorrer de não solucionar o problema, o que indica uma falha do celular (e não um simples bug na execução do sistema). Se infelizmente este for o problema, somente uma assistência técnica para consertar o aparelho.
Não é necessário retirar o cartão de memória e o SIM Card para este procedimento: estes componentes não possuem alimentação própria, e não vão interferir na reinicialização do sistema. Inclusive é recomendável mantê-los: seus componentes eletrônicos auxiliam a descarga mais rápida dos capacitores do celular.