Tempo para Leitura: 2 minutos

Donos que passam boa parte do dia fora de casa agora terão a oportunidade de acompanhar a rotina do animal de estimação mesmo a longa distância. O mercado pet acaba de ganhar o aplicativo Cam2Pet, que está trazendo da Áustria para o Brasil uma tecnologia inovadora capaz de conectar donos e pets 24 horas por dia.

A inovação fica por conta da mobilidade. Desktops, tablets ou smartphones (plataformas Android e iOS) com câmera podem ser usados como transmissores e receptores, sem a necessidade da compra e instalação de uma câmera convencional, permitindo ao usuário a interação em tempo real com o animal de estimação por meio de imagem e som. “O dispositivo traz muitos benefícios para o pet e segurança para o dono, principalmente em casos que o animal fica muito tempo sozinho e começa a apresentar problemas com estresse ou latido excessivo”, comenta o músico clássico e engenheiro mecânico Hannes Vohla, idealizador do aplicativo.

O Cam2Pet transmite ao vivo a movimentação do animal onde quer que ele esteja, sinaliza quando o pet está fazendo barulho e emite no ambiente sons ou mensagens gravadas pelo dono para chamar sua atenção e acalmá-lo. O usuário poderá ver, ser visto e conversar com o animal de estimação a qualquer momento do dia e em tempo real. O dono pode, ainda, calibrar o app para que ele emita notificações quando o pet emitir um ruído alto ou mais baixo.

Com o Cam2Pet também é possível capturar imagens do pet e gravar vídeos a qualquer momento, além de arquivar todo o histórico de atividades do animal. “As fotos também podem ser compartilhadas no Facebook”, comenta Vohla.

Cam2Pet - Telas

O aplicativo está disponível para download em duas versões, Classic e Premium. Para o usuário acessar a versão Premium, é necessário fazer uma assinatura para um, dois, três ou 12 meses.

A ideia

Formado em engenharia mecânica e músico clássico há 27 anos (toca fogote em orquestras na Áustria), Hannes Vohla iniciou o contato mais intenso com cães há dez anos, quando decidiu criar animais da raça Terra Nova. E foi o mais novo deles que despertou em Vohla a necessidade de estar presente na rotina dos pets mesmo de longe. “Meu cãozinho mais novo não gostava de ficar sozinho em casa. Ele latia muito e eu não sabia exatamente o que acontecia quando eu estava fora. Foi então que tive a ideia de desenvolver um sistema simples em meu celular, que captava as imagens transmitidas pelo computador que eu deixava em casa com a webcam ligada”, conta o empresário. O próximo passo foi criar a transmissão de áudio.

Quando percebeu os benefícios que o sistema trouxe para a segurança e o bem-estar de seus cães, teve a ideia de desenvolver o Cam2Pet. “Uni-me a dois parceiros e desenvolvemos a primeira versão, gratuita, mas muito técnica e difícil de usar. Então iniciamos o aperfeiçoamento do app, tornando seu uso mais simples e aumentando a quantidade de funcionalidades. Também mudamos o design”, explica. “Mas estamos desenvolvendo o aplicativo constantemente, de acordo com as dúvidas e sugestões dos usuários. A opinião deles é muito importante para o aprimoramento do Cam2Pet”, conclui.

Lançado primeiramente no mercado austríaco, hoje o Cam2Pet também está presente na Alemanha e Estados Unidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.