Tempo para Leitura: 5 minutos

2 coisas que normalmente não damos valor, um bom cartão de memória, e nos dias de hoje um flash drive, um tipo de Pen Drive que podemos usar no celular.

Quando se compra o smartphone, normalmente estamos vendo marca e preço, e quanto ele tem de espaço acaba não sendo um dos motivos de compra, e nos dias de hoje, não é apenas as nossas fotos que ocupam espaço no celular, os apps já sabemos, e eles estão cada vez maiores, mas fora isso, temos fotos do WhatsApp, fotos do Instagram, que além da original fica a que ele sobe, fotos de Facebook e Messenger, vídeos, e outras coisas que acabam indo para a memória, e ai o celular fica lento, trava, e leva a culpa haha.

Verdade, existe cartão de memória de diversos preços, tamanhos e qualidade, fora os falsificados né?

Gastar em um cartão pode parecer loucura, já que temos cartões que podem chegar a mais de 400 reais, e dependendo do celular, pode se 50% do valor.

No nosso caso, iremos nos basear em um aparelho top, que custe acima de R$ 2500,00, para justificar o investimento em um cartão mais caro certo?

O modelo escolhido foi o Kingston 64gb class 10 U1, preço médio de R$ 350,00, é caro, mas é um cartão com ótima leitura e gravação, preparado para gravar em 4k, mesmo que você não grave, ele tem uma qualidade melhor para suportar gravação, o que faz ele ser mais durável.

64gb eu acho que é um tamanho bom, dá para salvar bastante coisa, sem exagerar, e de marca conhecida.

É caro? sim sem dúvida, mas quanto vale suas fotos? enquanto você não perde, elas não têm valor, afinal, elas estão ali, no seu celular, mas se o seu der algum problema? Temos a opção de salvar no google fotos, mas normalmente deixamos selecionado para fazer o backup somente quando tiver em um wifi, para não acabar com nossa internet, então se der algum problema antes disso, perderemos todas as fotos, e nessa hora eu lhe pergunto, quanto vale suas fotos e vídeos?

Não tem preço né?

Exatamente, e por isso falo, invista em um cartão de memória de marca, que seja um cartão rápido para fazer a cópia, mas porque tem que ser um rápido?

Vou usar 2 exemplos.

A primeira opção você está salvando tudo no celular, e depois vai copiar para o cartão de memória, e comprou um cartão desses bem baratinhos, classe 1 por exemplo, e tirou umas 300 fotos que tem uns 2 gigas, e vai mandar copiar no cartão e percebe que essa cópia vai demorar uma eternidade, seu celular além de ficar lento, vai gastar bem mais bateria, pois a taxa de transferência do cartão que você comprou é lenta, então vai ter que esperar ele conseguir fazer a cópia, fora que o celular vai ficar muito mais tempo bem mais quente.

A Opção 2, você está salvando direto no cartão, e quando resolveu fazer aqueles disparos de dezenas de fotos rápidas para pegar aquele momento especial, percebe que depois de umas 20 fotos, o celular começa a bater mais devagar e você vai perder a foto que queria, e posso afirmar isso, porque já aconteceu comigo.

Agora quando você compra um cartão rápido, de qualidade, mesmo ele sendo mais caro, tudo muda, a cópia é bem mais rápida, e vai gastar menos bateria, e os disparos rápidos vão acontecer sem travamentos.

Fim um teste rápido aqui, usando 2 cartões da Kingston mesmo.

Um bem antigo que já tenho faz uns 4 anos, e esse novo.

A diferença na hora de copiar foi assustadora, copiei 1000 fotos.

No cartão antigo, classe 1, demorou quase 50 minutos no S8, com o cartão rápido gastei 7 minutos, gastei 34% da bateria fazendo a primeira cópia, e 8% fazendo a segunda cópia.

Ou seja, é caro? É, mas compensa, sem falar que se o cartão der defeito e não for algo que você causou, como derrubar na agua, pisar ou algo do tipo a Kingston troca o cartão, desde que você tenha comprado ele com nota, não vale cartão xingling certo?

E você deve estar me perguntando nesse momento o que o flash drive tem de tão importante junto com o cartão?

Bom o Flash não é um lançamento, a Kingston já tinha outros modelos, mas para quem não sabe para que serve vou explicar rapidinho.

Ele tem duas conexões, uma porta usb 3.0 de um lado e do outro uma porta TYPE C, para os aparelhos que tem essa entrada, ou seja, esse modelo que estou escrevendo é para ser usado em celulares e outros dispositivos que tem a porta Type C, e as vantagens são muitas.

Você precisa de uma foto que está no seu celular e está sem sinal de 3g e a internet onde você está só funciona por cabo, ou você precisa de uma foto ou documento ou mesmo um arquivo para enviar, e onde você está não tem internet para o computador.

Você pluga o Flash no seu celular, copia a foto, e depois pluga ele no pc e usa como um Pen Drive.

Ou você pluga ele no computador, copia o documento que precisa e pluga no celular e copia para ele.

E dá para usar também como espaço adicional, mas não é prático para usar no dia a dia, pois ele vai ficar conectado na porta, mesmo sendo pequeno.

Dá até para fazer de celular para celular, ou seja, é um dispositivo que facilita nossa vida.

Eu uso muito quando estou em eventos fora do Brasil, muitas vezes não tenho sinal nem internet no celular, mas tenho no note para postar, eu pego as fotos, copio no flash e depois abro no note para poder escrever.

E costumo copiar as fotos do cartão para ele, e ter um backup enquanto não consigo salvar no google fotos.

Essa versão que a Kingston enviou é extremamente rápida nas duas pontas, o que ajuda muito, pois por ser rápido me consome menos tempo e bateria.

Se você for como eu que gosta de tirar fotos, pense com carinho quando for comprar um novo cartão de memória, invista nele, e se tiver uma grana sobrando, compre um flash drive, pode parecer besteira, mas vai perceber que ele é muito mais útil do que você pensava.

Abraços a todos e até 2018

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.