Tempo para Leitura: 2 minutos

A Loteria é um dos mais eficientes sistemas de custeamento social para o Estado – e, ao mesmo tempo contenção de exploração do jogo por meio de particulares. Nos Estados Unidos, por exemplo, há apenas dois Estados nos quais o jogo é legalizado completamente para particulares: Nevada e New Jersey. Nos demais, a única possibilidade de jogo é controlada e monopolizada pelo Estado através de loterias – nas quais parte da arrecadação é destinada para atividades sociais como educação, saúde e conexos.

As principais loterias da Europa funcionam de maneira diferente. Lá o sistema é em congruência com a forma de integração dos países europeus (ou seja, a União Europeia).

Nove países participam do sistema, que foi inaugurado em 2004: Espanha, França, Reino Unido, Luxemburgo, Bélgica, Suíça, Portugal, Irlanda e Áustria e dez loterias, já que a Suíça inclui dois sorteios. O país com maior população absoluta dentre os participantes (a França), por óbvio é a que tem mais ganhadores – são 83 desde 13 de fevereiro de 2004 (seguido por Espanha e Reino Unido, ambas também sendo países mais populosos em comparação aos demais, como Luxemburgo, por exemplo).

 02

Ao contrário das outras loterias, a Euromilhões funciona de modo diferente. São 7 números – ao invés dos costumeiros 6. Isso ocorre devido ao número de apostas feitas – haja vista que a população agregada dos países supera a de muitos outros no mundo, Com efeito, é necessário mais um número para que haja menos empates (dado que somente vence o prêmio integral aquele que acertar sozinho os 7 números). A probabilidade matemática, portanto, é de 116.531.800 em uma – mais de cem milhões!

Essa dificuldade fez com que no início deste ano o prêmio acumulasse diversas vezes. E então um dos maiores prêmios foi sorteados: 130 milhões de euros, em janeiro de 2014. Essa quantia, acredite, não foi a maior já sorteada. Em 202012 um apostador do Reino Unido lucrou 190 milhões de euros sozinho!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.