Tempo para Leitura: 4 minutos

Perdi algumas horas procurando na internet, achei muitos sites falando, mas poucos funcionaram como eu precisava, como consegui resolver, achei interessante, mostrar o passo a passo pois acho que outras pessoas podem ter o mesmo problema.

Vamos lá.

Eu recebi um teclado da HyperX o modelo Alloy FPS, é bonito, ótimo para jogar e para trabalhar, mas eles só tem teclados no padrão US, eu escrevo no teclado BR tem mais de 20 anos, e nem olho para o teclado mais para escrever, os dedos já sabem onde está cada uma das teclas, e isso era algo que estava me incomodando e muito para usar o teclado, pois não queria algo que eu tivesse que reaprender a usar, afinal o teclado para mim não é apenas para jogar.

Aí começou a dor de cabeça, como fazer isso?

2 opções me passaram pela cabeça, comprar aqueles stickers de letras, e colar em cima da tecla que eu queria mudar, ou arrumar teclas que desse para encaixar no teclado e trocar as teclas originais. escolhi, óbvio a opção mais complicada hahahaha.

Mas por sorte é fácil achar as teclas, dá para comprar um teclado baratinho e remover, apenas se atente que o teclado é mecânico então o que você vai comprar também precisa ser, e se quer que as novas teclas também fiquem iluminadas precisa comprar um teclado com leds, mas acha uns bem porcarias por uns 40 reais, como você só quer algumas teclas vale o investimento.

A primeira parte é trocar as teclas, e recomendo fazer isso nos 2 teclados para você não perder as teclas e saber onde elas ficam depois, é algo que demoramos uns 10 minutos apenas para fazer.

A segunda parte, mude no Windows o teclado para ABNT2, pois o Windows sabe que o teclado é US, e você só precisa mudar para o BR ABNT2.

Pronto agora vem a parte mais chata, mas precisa ser feita.

1 MANTENHA os 2 teclados colocados no PC.

baixe e abra o aplicativo PASSMARK KEYBOARD TEST, com ele saberemos o código correto da BIOS KEY CODE, que pode ser diferente no teclado que você quer configurar, no meu caso era hahaha

As teclas que no meu caso eu troquei foram o Ç, ?, = e \, a Ç e a ? foram colocadas no teclado US no mesmo lugar do teclado BR, mas a tecla = saiu e deu entrada para a tecla ? e o Page up eu tirei e coloquei a tecla =, o Page down também tirei e coloquei a \.

 

E é aqui que usamos o app acima, pra mim, não era possível usar o ? = \ na posição que fica no teclado BR, pois o teclado US a config era diferente e ao apertar as teclas para mudar, entrava outra como : no lugar do ?. para resolver é simples.

No teclado BR aperte o ? e anote o Key code, aperte o = e o \ e anote. as demais teclas que são diferentes, podem ser apenas trocadas o botão, não precisa configurar nada.

Para não se perder, aperte a tecla e anote, e depois faça as outras, você vai precisar desses códigos.

Agora no teclado que você quer usar, faça a mesma coisa, aperte a tecla que você quer usar, e anote o código, faça isso em todas que você quer usar.  para não bagunçar, eu anotei do lado esquerdo o teclado BR e no direito o US, na mesma linha a tecla que quero usar na esquerda, e a que vai ser usada na direita.

RETIRE O TECLADO BR

Agora baixe e instale o app SHARPKEYS, e ele é bem simples de usar

Clique em ADD, e ele vai mostrar uma relação gigante de teclas, mas não precisa se preocupar, basta procurar na lista, o código da tecla do teclado BR, a lista é grande, mas ela está lá, e vá pelo final do código, se estiver 073-00×75 procure apenas o 75.  Tem a opção de clicar no Typekey, que ele automaticamente irá reconhecer a tecla, faça e veja se o código que ele está mostrando é o mesmo que você anotou do teclado US, pois as configurações aqui agora são todas para o teclado US ok.

 

Como podem ver na imagem acima, eu troquei 3 teclas, a primeira foi o = pelo ? e o botão ? que o app mostra não era o certo, mas com o app de teste que falei ali em cima eu descobri que no teclado da HyperX o ? era o 00_73 e busquei ele na lista.

A mesma coisa no Page Down, para achar a \ foi preciso ir ao programa saber o código e depois colocar aqui, e o último foi o único que ele achou sem problemas.

Feito isso clique no Write to Register, e ele vai modificar seu registro, mas atenção se você trocar de teclado o registro vai ser o mesmo que você mexeu, então para desfazer o que fez, só apertar o botão delete nos comandos que você criou e dar o Write Register novamente.

Feche os apps, reinicie o computador e seja feliz.

Esse processo todo entre trocar as teclas, baixar os apps, achar qual o code, e modificar não demora mais que 1 hora, fazendo com bastante calma.

O Resultado?

Era assim:

 

Sim eu sei que o tamanho do Ç está menor, mas a tecla encaixa perfeito, e com a iluminação da para ver se precisar, fica  pouca coisa diferente, nada que atrapalhe, e o mais importante, agora você pode usar o teclado que você quer, com as teclas que você precisa hahaha.

Esse texto eu escrevi já com o teclado modificado.

Abraços.

1 COMENTÁRIO

  1. Aqui funcionou perfeitamente. A tecla /?° estava abrindo o Menu de Contexto e a reprogramei para apontando para “unknown 0073” conforme um post de outubro/2013 (https://www.hardware.com.br/comunidade/teclado/1322002/) e reprogramei a tecla R-CTRL para operar como o Menu de Contexto. E isso só foi possível com o uso do PassMark Keyboard Test em conjunto com o SharpKeys mais a orientação do outro colega no post citado acima.

    Enfim, problema resolvido, conhecimento novo absorvido e aproveito a deixa para agradecer à boa vontade em compartilhar: muito obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.