Tempo para Leitura: 2 minutos
  • A Intel apresentou o próximo passo da tecnologia Thunderbolt, o Thunderbolt 3, com conector USB-C totalmente reversível e baseado na especificação USB 3.1.
  • Esta nova versão oferece a maior largura de banda até hoje criada para um cabo convencional, com 40 Gbps, o dobro da sua antecessora.
  • O Thunderbolt™ 3 permite a conexão de até dois monitores 4K a 60Hz, ao mesmo tempo em que oferece carregamento ultrarrápido de até 100W para dispositivos periféricos.
  • Os primeiros produtos com a tecnologia Thunderbolt™ 3 estarão disponíveis até o final deste ano e a comercialização continuará durante todo o ano de 2016.

A Intel Corporation aproveitou a última edição da Computex, em Taipei, para fazer um dos anúncios mais esperados do evento: do Thunderbolt™ 3. Se você é um profissional de negócios, criador de conteúdos, jogador ou simplesmente deseja simplificar o espaço 4K, seu mundo está prestes a converter-se em algo muito mais simples e rápido.

A tecnologia atinge seu maior avanço desde que foi criada, devido à implantação do conector USB-C, totalmente reversível e baseado na especificação USB 3.1. Com isso, o Thunderbolt™ 3 fornece a maior largura de banda criada para cabo convencional até hoje, com 40 Gbps. Isto significa que a nova versão dobra o desempenho da sua antecessora, e é quatro vezes mais rápida que a USB 3.1 (10 Gbps), permitindo a conexão mais versátil e rápida com qualquer outra porta, monitor ou periférico – incluindo bilhões de dispositivos USB.

Este novo conector reúne em um único cabo as funções de um computador, smartphone, tablet e notebook. A tecnologia Thunderbolt™ 3 consegue conectar até dois monitores 4K a 60Hz ao mesmo tempo (ou um monit=or 5K, também a 60Hz). Também oferece carregamento ultrarrápido de até 100 W para smartphones, tablets ou notebooks.

É possível conectar um único cabo Thunderbolt™ 3 em um dispositivo móvel e, por meio de uma doca, acessar conexão de rede, áudio, vários monitores de alta resolução, discos rígidos externos e outros acessórios, enquanto a bateria é carregada.

“O Thunderbolt™ 3 é o paraíso das portas de computador, fornecendo largura de banda para conectar dois monitores 4K, processamento e carregamento rápido e eficiente para portáteis”, disse Alan Markham, Gerente de Marketing de Produto da Intel. “Cumpre a promessa da USB-C reversível para acoplamento de um único conector e muito mais. Ela também é mais confortável, menor e suporta até bilhões de diferentes portas USB. Os fabricantes de equipamentos originais e desenvolvedores de dispositivos adorarão o Thunderbolt™ 3”, acrescentou o executivo.

Maior velocidade, maior definição e mais possibilidades

Para os usuários finais, o Thunderbolt™ 3 significa uma conexão mais rápida ao seu computador, sendo possível transferir um filme 4K em menos de 30 segundos e conectar monitores 4K com aproximadamente 16 milhões de pixels a mais que uma tela HDTV. A velocidade de processamento e a sua capacidade de alimentar qualquer tipo de periférico permitem um carregamento adicional de até 100 W.

Lançamento no mercado

“Esperamos que os primeiros produtos com o Thunderbolt™ 3 estejam disponíveis antes do final deste ano e comecem a chegar em grande escala aos consumidores até o final de 2016”,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.