Tempo para Leitura: 3 minutos

Estou tem mais ou menos 3 meses, procurando uma TV 4K, sim eu sei que não tem conteúdo ainda, sim eu sei que não vai ter tão cedo, sim eu sei que provavelmente teremos novos modelos bem melhores que o que eu escolher hoje, quando o 4K finalmente chegar de verdade, mas mesmo assim eu quero, não pelo 4K em si, mas pela qualidade da imagem que melhora e muito.

Como sempre faço começo primeiro vendo os preços, não vou citar marcas pois não vem ao caso aqui, e ok, no Brasil não é barato, mas depois de uns meses buscando informações, percebi algumas coisas que não pareciam se encaixar, entre elas a resolução da TV.

Para entender melhor vamos falar da resolução da TV Full HD, ela é 1920×1080 certo ? Se for 720 ela é HD, 480 ela é SD e abaixo disso vamos deixa pra lá pois não vou entrar nesse mérito.

Então vamos falar do 4K, que é uma resolução 4x maior que o Full HD, que seria a resolução de 3840 × 2160.

Há uma diferença significativa no nível de detalhe e cor da imagem quando se compara com uma televisão UHD com dispositivos que incorporam outras tecnologias que são atribuídas a ser semelhante.

De acordo com os padrões de qualidade de organizações como a Digital Europe (DE) e o CEA (Consumer Electronics Association), para a definição de uma tela ser considerada como UHD é uma condição fundamental que a resolução seja de (3840 × 2160), e isto é equivalente a quatro vezes a quantidade de pixels (mais de 8 milhões de pixels) em uma tela Full HD de 1080p.

Outra diferença muito importante entre a tecnologia UHD e outros disponíveis no mercado é o brilho da tela e a consistência da imagem: A tecnologia UHD pode exibir um padrão de imagem com brilho e cor uniformes ao longo do visor.

Existem alguns produtos afirmando ser UHD quando na verdade não são. Nesta situação, é importante que entendam exatamente o que está envolvido na imagem UHD qualidade para que eles saibam o que eles têm para exigir ao comprar uma TV com essa tecnologia e não se contentar com algo “similar”.

A principal diferença reside na resolução da tela: é uma condição fundamental de 3840 × 2160 (4 vezes Full HD 1080p) para ser considerado UHD.

UHD falsa tem uma resolução de 2880 × 2160, “isso significa que um dos sub-pixels de RGB estão faltando, deixando apenas 75% do total da resolução UHD” Além disso, a diferença é notável em relação à consistência de brilho e imagem: a tecnologia UHD pode mostrar um padrão de brilho da imagem e cor consistente em toda a tela, enquanto em uma qualidade de imagem inferior, a cor é significativamente diferente em diferentes padrões.

Vamos ver uma imagem para ficar mais claro:

3k

Ok Richard, mas ainda não entendemos direito como você percebeu isso.

Bom depois de conversar com algumas pessoas, percebi que a resolução “mudava” em determinados modelos, ao pesquisar, percebi que alguns modelos de TV que são anunciados como 4K, ná verdade são 3K, mas como brasileiro não costuma se apegar muito em normas, se está escrito e é maior que 1080 então é 4K.

Mas não é não!!!!

Quando for ver uma TV 4k veja MUITO bem a resolução dessa TV, é a primeira coisa, depois começa nossa preferência, por coisas como 3d, se ela converte conteúdo HD e Full HD, em UHD para restaurar os detalhes e criar uma maior precisão e detalhe, qual a capacidade do processador desta TV, qual a frequência desta TV, to vendo muita TV ai a 120Hz, e 120Hz eu comprei lá em 2011 uma Samsung 3d, que na época era a TOP, hoje ela ta no meu quarto ainda e funcionando, mas as de hoje temos frequências que passam os 900Hz, e isso acredite, da diferença, principalmente em jogos.

Resumindo meus amigos, fique de olho, 4K é 3840 × 2160, qualquer coisa ABAIXO disso, é 3K ou 2K, e não pode ser considerado UHD (Ultra High Definition)

Como eu disse lá em cima, não vou citar as marcas e Tv´s, mas basta uma rápida pesquisa e você vai encontrar e evite, pois se o fabricante coloca no mercado uma coisa que não é o que ele vai entregar, eu já pulo fora.

Ainda não decidi qual será o modelo apenas a marca, mas assim que eu decidir, eu irei fazer um review, e mostrar porque escolhi esse modelo.

Mesmo sabendo que ainda não temos muita coisa 4K, mas minha tv da sala, está ruim, ela tem hora que apaga, e a imagem fica ruim, tem que ligar e desligar, então já que tenho que trocar, que seja por uma 4K, e ai lá pra frente penso em 8k, 12k haha ou seja lá o que o futuro vai trazer.

Abraços a todos.

 

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Campeão, estou dando uma olhada em alguns modelos de TV de 50′ (para a minha mãe!) e gostaria de ter uma opinião entre esses dois modelos:

    TV 4K Smart TV LED 50″ Ultra HD 4K Samsung UN50HU7000;
    TV Sony LED Full HD 48″, Smart TV, Wi-fi integrado, Motionflow XR 120 – KDL-48R555C

    Sendo que as duas estão situadas na mesma faixa de preço! Mas a SAMSUNG “parece” que tem alguns problemas…

    http://www.hdtvtest.co.uk/news/ue55hu6900-201405233782.htm

    Desde já agradeço a atenção,
    (e os esclarecimentos tão bem elaborados postados no site!)

    • Eu escolhi a Hu7200 de 65. Todas tem seus prós e contras, mas pelo menos pra mim, quando olho as telas, eu vejo a da Samsung ligeiramente na frente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.