Tempo para Leitura: 4 minutos

Com o Whatsapp fora do ar, muita gente ficou sem ter como se comunicar, mesmo existindo outros aplicativos, nenhum deles chega perto da quantidade de pessoas que usam o Aplicativo.

O Viber mesmo com a chance de ter usuários não emplaca, desde que o Whats saiu do ar, pelo menos na minha lista de contatos tive apenas 14 pessoas das 649 do Whatsapp, instalando o aplicativo, então nem perca tempo.

Já o Telegram tive quase 250 contatos migrando, ainda é pouco e verdade, mas é o aplicativo que mais recebe usuários, e acaba valendo a pena o uso.

Mas tem aqueles que não sabem viver sem o Whatsapp e desesperadamente partem para o uso de uma VPN, ou uma Rede Virtual Privada, sem saber dos riscos que estão correndo.

Primeiro que não adianta você instalar uma VPN se o resto dos seus contatos não fizer o mesmo, você irá ter Whatsapp, mas ficará solitário ali dentro, já que o resto dos seus contatos não fez o mesmo. Claro, se você tem muitos contatos no exterior, ao usar uma VPN seus problemas estão resolvidos, mas ainda assim, o risco é muito muito alto se não souber o que está fazendo.

Mas afinal o que é uma VPN e o que tem de tão perigoso assim?

Em uma linguagem bem básica, podemos dizer que VPN é uma forma de enganar onde estamos, foi muito usada com NetFlix por exemplo, quando o serviço não tinha no Brasil, e ao usar uma VPN enganava o servidor do Netflix Fazendo pensar que você estava nos EUA.

Resumindo uma VPN faz com que seus dados passem por um outro servidor, trocando o local de origem, antes de chegar ao servidor de destino.

Mas qual o risco?

Muitos, pense da seguinte forma, quando estamos conectados de forma normal, quando vamos acessar um banco por exemplo, nossos dados são inseridos diretamente no servidor do banco, ao usar uma VPN, seus dados primeiro vão para esse servidor da VPN, que pode ser por exemplo nos EUA, Alemanha, ou qualquer pais do mundo, e de lá é direcionado para o banco. Claro usei o pior exemplo possível pois o Banco pode bloquear seu acesso, pois o sistema pode detectar algo estranho, afinal você está no Brasil e o acesso está vindo de outro país.

Mas uma VPN funciona assim, envia seus dados para um servidor, e depois para o destino, e é ai que entra o risco.

Com o Whatsapp fora do ar, muita gente saiu correndo para instalar VPN´s gratuitas, sem se preocupar com a segurança, como disse acima, TODOS, TODOS os seus dados, assim que você acessa uma VPN, passam por um servidor antes de ir para o destino final, não importa o que você estiver usando, enquanto você estiver conectado, ao baixar e-mails, escutar musicas, navegar na web, e fazer compras, tudo entra nesse servidor.

E você corre um risco dessa VPN que você baixou e achou super legal, que agora você tem Whatsapp, mas não fala com ninguém porque só você fez isso, usa um servidor que não tem um nível de segurança adequado, e você resolveu fazer uma compra e ESQUECEU, que está dentro de uma VPN, colocou seus dados de cartão, fez o pedido do que você queria, e pouco tempo depois leva um susto com uma fatura de valor absurdo, com compras que você não fez.

Ok, até é possível você conseguir provar e não pagar, mas esse é apenas um exemplo, senhas e outros dados, também ficam passando por esse servidor, e o risco é alto.

Então não devo usar uma VPN?

Calma, não disse isso.

Você pode usar uma VPN, apenas precisa tomar cuidados, e não cair em armadilhas, tem muito app VPN que é apenas uma isca para pegar seus dados, e depois não adianta chorar.

Tem VPN Free que é segura?

Bom eu vou dizer o que penso ok ?

Uma VPN para ser segura precisa de investimento certo? Não existe milagre, se o produto precisa de investimento e oferece apenas de graça, sem propaganda ou opção de compra, é algo que deve ter cuidado. ou seja NÃO USE!!!

Existem VPN´s que deixam você usar por X minutos ou lhe dão uma quantidade limitada de uso, antes de decidir comprar, ou seja, podemos testar e se gostar comprar, nesses casos é um pouco mais seguro, pois podemos ver que o negocio é sério, mas antes de instalar procure na internet, veja o que falam do serviço PAGO, veja se o que dizem é confiável. Um serviço quando é bom, é comentado  no mundo todo, não fique procurando apenas respostas de Brasileiros, afinal você provavelmente está comprando um serviço lá de fora.

Preço de uma VPN pode ser bem variado, depende muito de qual escolher, tipo de planos, pode custar de 10 reais a 100 mil reais por mês por exemplo.

Ok, não quero usar VPN no computador, apenas no celular, posso ?

Pode, mas como disse, evite VPN que é 100% gratuita, ilimitada, sem propaganda e etc, VPN é um servidor e precisa de segurança, e VPN de graça você pode estar correndo o risco de entrar em uma roubada.

Procure opções no mercado, que sejam Free por apenas um curto período, e que depois tenha que ser paga, Se precisa MUITO dela apenas por um curto período, pague por 1 mês.

Vale lembrar que ao usar uma VPN, o acesso sempre será mais lento, pois tudo tem que ir para um servidor.

Bom deve ter alguém perguntando, mas Richard, você usa VPN?

Uso, mas curiosamente uso quando estou fora do Brasil hahahahaha.

Uso a SecureLine da AVAST e a Steganos On Line Shield, Ambas são fáceis de usar, mas para coisas básicas, Chromecast por exemplo não funciona, mas o que queremos é usar para o dia a dia certo ?

Porque uso VPN la fora?

Bom as vezes a gente fica nesse pinga pinga de WIFI né? e nunca sabemos onde vamos nos conectar, desta forma, a gente diminui o risco de ter suas coisas invadidas. Aqui no Brasil não uso muito porque normalmente meu sinal de 4G pega no Brasil inteiro, e quando não pega, abro a VPN e conecto no WIFI.

Exagero ?

Não muito, pois proteger meus dados valem 100 reias por ano.

Então meus amigos cuidado ao usar uma VPN, e se for apenas para Whatsapp, e você não tem nenhum amigo lá fora, não perde tempo, use o Telegram, afinal estar no Whatsapp sozinho não é algo muito legal hahahahaha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.