O Discovery Sport, mais novo veículo apresentado pela Land Rover, chega ao Brasil a partir do próximo dia 16 de abril em três diferentes versões de acabamento, com preços que partem de R$ 179.900, conforme informado na última edição do Salão Internacional de São Paulo. O novo membro da Família Discovery virá importado da fábrica da empresa em Halewood, no Reino Unido, até ser fabricado em Itatiaia (RJ) a partir de 2016, quando a produção local suprirá o mercado brasileiro. O posicionamento de preço do modelo trazido importado no lançamento será o mesmo praticado quando o Discovery Sport começar a ser produzido em terras fluminenses.

Mais versátil SUV compacto premium do mundo, o Discovery Sport traz tração nas quatro rodas e será equipado com motor 2.0 Si4 a gasolina, 240 cv de potência e sistema de transmissão ZF de nove velocidades, com opção para trocas sequenciais no volante. O conjunto proporciona força de 340 Nm de torque entre 1.800 e 4.000 rotações, ideal para a transposição de obstáculos off road, DNA da Land Rover.

As marchas altas trazem relação mais longas, proporcionando economia de combustível e conforto, aliados a índices mínimos de ruído e trepidação dentro da cabine.

De série, além do conjunto motor e câmbio, o veículo é equipado com exclusivo e renomado sistema Terrain Response®, que adapta todas as configurações de tração, aceleração e torque de acordo com o tipo de terreno em que se trafega: normal, grama/neve/cascalho, lama e sulcos, areia, além do modo Eco, que maximiza a economia de combustível.

Retrovisores elétricos, sistema de ignição stop/start, sistema de entretenimento com tela touchscreen de oito polegadas, conexão Bluetooth® com streaming de áudio, entrada USB e sete airbags, incluindo um para proteção dos joelhos do motorista também chegam em todas as versões do modelo.

A versão SE traz rodas de 18 polegadas, faróis de neblina, bancos com revestimento em couro, sensor de estacionamento com câmera de ré e ar condicionado dual zone, com regulagem de temperatura independente.

Já a versão topo de linha HSE Luxury, comercializada por R$ 232.000, traz conjunto de faróis Xenon com assinatura em LED, teto solar panorâmico, ar condicionado dual zone, bancos em couro Windsor climatizados com memória de regulagem para passageiro e motorista, sistema de áudio Meridian com 16 alto-falantes e um subwoofer, com 825W de potência, rodas em liga leve de 19 polegadas, iluminação interna configurável e duas entradas USB na segunda fileira de bancos. A versão também conta com teto panorâmico fixo.

Discovery_Sport_New_07_

Ao todo, a Land Rover irá disponibilizar para o mercado brasileiro 12 opções de cores de carroceria, além de outras 6 opções de cores dos bancos para a linha Discovery Sport, com suas respectivas combinações de cores de acabamento no painel e nas portas, o que faz do veículo altamente configurável.

Para Terry Hill, presidente da Jaguar Land Rover para a América Latina e Caribe, “o Discovery Sport é um dos modelos mais importantes da Land Rover em toda a história da marca em nossa região. Ele chega ao mercado brasileiro para se consolidar como a melhor opção em sua categoria em todos os aspectos. O modelo está pronto para ser produzido no Brasil a partir do ano que vem e irá surpreender até mesmo os mais exigentes dos clientes, incluindo os que não achavam que poderiam ter um carro da marca antes”.

Máxima conveniência para até sete pessoas

O Discovery Sport está disponível com até quatro tomadas de 12V e até seis entradas USB dispostas em cada uma das três fileiras de assentos, de forma a permitir que vários dispositivos eletrônicos sejam recarregados simultaneamente.

O ar condicionado digital com duas zonas têm as saídas de ar para a segunda fileira montadas na metade da coluna B, para uma mais efetiva distribuição de ar. Na configuração de assentos 5+2, um controle independente está disponível para a terceira fileira de ocupantes, para que eles mesmos possam definir a temperatura e a intensidade desejada. As saídas de ar estão posicionadas no meio da coluna C, para também distribuir o ar de forma mais efetiva.

Projetado para a vida

O Discovery Sport é claramente indentificável como um Land Rover, mas apresenta um novo design com abordagem clara para se diferenciar da família Range Rover (Luxo): a família Discovery (Lazer) é versátil e prática.

A construção do monocoque combina uma mistura de aço de alta rigidez, liga de aço de altíssima resistência e painéis extremamente leves de alumínio. Isso garante força e leveza para uma incrível dinâmica e altíssimos níveis de rigidez torcional. O eixo traseiro multi-link aumenta a agilidade, articulação e junto com as suspensões de alumínio cuidadosamente calibradas, entregam um nível de absorção de impactos às imperfeições do solo sem paralelos.

O novo eixo traseiro também diminui os níveis de ruídos e minimiza o uso de carga útil pela suspensão.

Capacidade todo terreno líder da categoria

O desempenho impecável em qualquer tipo de terreno está no DNA da Land Rover. Naturalmente, a geometria da carroceria do Discovery Sport foi otimizada para os mais exigentes terrenos, com excelente vão-livre, ângulos de ataque e saída, além da habilidade de se transpor áreas inundadas com profundidade de até 600mm.

O Discovery Sport é equipado com um conjunto de tecnologias para todo-o-terreno, incluindo:

  • Hill Descent Control® (HDC)
  • Controle de Estabilidade de Rolagem (RSC)
  • Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC)
  • Controle Eletrônico de Tração (ETC)

Muitas das inovações que fazem do Discovery Sport imbatível no off-road são igualmente responsáveis por sua extrema eficiência no on-road.

Os destaques são:

  • Eixo traseiro multi-link
  • Direção Elétrica Assistida (EPAS)
  • Transmissão automática de nove velocidades com relação adaptativa de troca de marcha
  • Discos de freios dianteiros de 325mm

Tecnologias avançadas para extrema conveniência e segurança

O novo Discovery Sport apresenta tecnologias de ponta para maximizar segurança e conveniência. Tudo a partir de novo sistema de entretenimento com tela de oito polegadas touchscreen até os nove airbags que minimizam as consequências em caso de colisão. Outras tecnologias disponíveis para o motorista são:

  • Assistente de Estabilidade de Trailer
  • Assistente de Reboque com capacidade para até 2 toneladas
  • Tela de 8 polegadas sensível ao toque de alta definição
  • Faróis automáticos
  • Limpadores de para-brisa sensíveis à chuva
  • Sensores de estacionamento

Design inteligente para maior versatilidade

O Discovery Sport leva o design da Família Discovery a uma direção mais dinâmica, ao otimizar conceitos de volume, proporções e postura de forma a garantir um visual impactante sem comprometer a funcionalidade e a excelente engenharia já reconhecida mundialmente com o seu “irmão mais velho”, o Discovery.

Com 4,5 metros de comprimento, o Discovery Sport é 2,39 centímetros mais curto que o Discovery, que também conta com sete assentos, enquanto sua distância entre eixos de 2,74 metros cria um espaço interno excepcional.

Tal característica permitiu que os designers da Land Rover puxassem as rodas do Discovery Sport para os cantos do veículo para proporcionar um visual robusto, compacto e com baixo centro de gravidade. É um feito da equipe de Design da Land Rover, liderada por Gerry McGovern.

Alguns detalhes já conhecidos nos demais modelos da Land Rover como o capô concha e as duas barras na grade dianteira com detalhes hexagonais também marcam presença no Discovery Sport.

O design do modelo também foi projetado de forma a proporcionar o máximo em eficiência aerodinâmica, com coeficiente de 0,36Cd.

A equipe de design concebeu o Discovery Sport como um veículo pensado de dentro para fora. Mesmo com dimensões compactas, o Discovery Sport traz um interior extremamente espaçoso e configurável, com disposição de assentos 5+2 de série, única na categoria. A cabine recebeu acabamento impecável, com ampla utilização do couro nos revestimentos. O teto solar panorâmico ajuda na iluminação da cabine e dá uma sensação de amplitude aos passageiros.

O Discovery Sport já foi confirmado pela Jaguar Land Rover para ser produzido na unidade industrial que a empresa está construindo em Itatiaia, sul do estado do Rio de Janeiro, a partir de 2016. A fábrica terá capacidade total para produzir 24 mil veículos por ano e irá gerar cerca de 400 empregos diretos, com investimentos de R$ 750 milhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.