Tempo para Leitura: 3 minutos

A Fórmula 1 (F1) é um esporte global que envolve vários bilhões de dólares. Os carros voam na pista a velocidades superiores a 300 km/h e as corridas geralmente são decididas por meros milésimos de segundo. Assim, o menor ajuste na eficiência aerodinâmica de um carro pode significar a diferença entre ganhar ou terminar em décimo lugar. A Equipe Sauber de F1 compreende a importância da Tecnologia da Informação não só para competir, mas também para vencer na ultracompetitiva F1. É por isso que a Equipe Sauber de F1 escolheu a NetApp (NASDAQ: NTAP) para a sua base de storage.

A F1 é um esporte orientado por dados, já que as equipes dependem de informações em tempo real para fazer aprimoramentos nos carros e nas estratégias de corrida. Os dados formam uma das maiores vantagens competitivas da Equipe Sauber de F1. A equipe coleta e analisa dados praticamente o tempo todo, seja dos carros, enquanto correm pelas pistas, ou dos testes de túnel de vento e das simulações de cálculo de fluidodinâmica computacional (CFD), na sede da equipe em Hinwil, Suíça. A Equipe Sauber de F1 usa uma solução de data center FlexPod®, desenvolvida em conjunto pela Cisco e pela NetApp, e uma solução NetApp® MetroCluster, para ter a confiabilidade, simplicidade, eficiência e alta disponibilidade necessárias para ajudar a promover o seu sucesso.

Assista como a Equipe Sauber de F1 inova a 300 km/h com a NetApp.

“Toda equipe da F1 leva seus carros até o limite absoluto, o que significa que a margem para o sucesso é fina como uma navalha”, disse Monisha Kaltenborn, CEO e chefe de equipe da Sauber Motorsport AG. “Considerando o nível dos recursos disponíveis para as outras equipes, sabemos que é preciso pensar e agir de forma diferente se quisermos nos destacar no campeonato mundial de F1. Muitas pessoas pensam que velocidade e agilidade só se aplicam aos carros na pista, mas, em nosso caso, elas são essenciais também para nossa infraestrutura de TI. A NetApp nos dá uma base de TI capaz de acompanhar a natureza intensa de nosso esporte e nos ajudar a acelerar a inovação no interior de nossos carros para fazer da Equipe Sauber de F1 a melhor possível.

A Equipe Sauber de F1 promove a inovação com a NetApp

A importância da NetApp para a Equipe Sauber de F1 pode ser medida em números:

  • Para cada volta que o carro dá,      100 sensores individuais no carro produzem de 20 a 30 MB de      dados, dos quais 3 a 4 MB são enviados em tempo real para a plataforma      FlexPod, incluindo informações sobre pneus, motor, temperatura      e consumo de combustível, que são, então, usadas pela equipe do box      para tomar decisões imediatas sobre estratégias de corrida.
  • O pequeno fator forma da      plataforma FlexPod permite que ela viaje ao redor do mundo para cada      competição de F1, dando à Equipe Sauber de F1 um data center móvel capaz      de operar de forma confiável em condições climáticas extremas. Veja as imagens da plataforma FlexPod em ação na pista.
  • Os testes de túnel de vento      produzem 5.200 MB de dados todos os dias, enquanto as simulações de CFD      rendem mais de 10 TB de dados por ano. O MetroCluster permite que os      engenheiros acessem esses dados rapidamente para tomar decisões sobre o      carro que tiram décimos de segundos para a próxima corrida.
  • A solução FlexPod permitiu que      a Equipe Sauber de F1 reduzisse o espaço físico ocupado e o consumo de      energia na pista em 50%.
  • A alta disponibilidade do      MetroCluster, superior a 99%, fornece à Equipe Sauber de F1 acesso      contínuo aos dados a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo, o que      é essencial para os processos de design, teste e produção.
  • Os sistemas corporativos da      Equipe Sauber de F1 são executados em uma solução MetroCluster que dá      suporte aos 40 principais aplicativos técnicos e de negócios que geram,      anualmente, 20 TB de novos dados, um volume que só cresce.

Tenha uma visão aprofundada de como a Equipe Sauber de F1 está revolucionando a F1 com a TI e uma base de storage desenvolvida com a NetApp.

Depoimentos de apoio

  • Magnus Frey, líder de TI da Sauber Motorsport AG

“A NetApp fornece um nível de confiabilidade geral para a Equipe Sauber de F1 que é essencial para o sucesso de nossa equipe. Nunca tivemos uma falha com nossa solução FlexPod, nem uma interrupção com nossa solução MetroCluster. Se alguma dessas soluções ficasse inativa por qualquer período, isso seria uma catástrofe para nós e limitaria gravemente nossa capacidade de operar o carro com segurança e ainda mais de otimizar sua velocidade. A NetApp fornece um componente tão primordial para o sucesso de nossa equipe que nós a vemos não só como uma parceira de tecnologia, mas também como um membro essencial de nossa equipe.”

  • Jay Kidd, CTO da NetApp

“A capacidade da Equipe Sauber de F1 de coletar e analisar quantidades incríveis de dados e rapidamente transformá-los em vantagem competitiva demonstra com perfeição o impacto que a base de storage certa pode ter. O desenvolvimento com a NetApp ajudou a Equipe Sauber de F1 a atingir o sucesso nas pistas e continuará permitindo um nível de inovação no design dos carros que a tornará uma forte concorrente a mais posições no pódio no futuro.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.