Tempo para Leitura: 3 minutos

Olá pessoal, bom estive como convidado da Toyota, na fabrica em Sorocaba para conhecer e andar com o novo carro da marca, o Etios.

A primeira coisa que pensamos é puxa um TOYOTA popular, que legal!!!

Bom infelizmente não é tão legal assim, a Toyota claramente deu prioridade ao custo do carro, para que pudesse chegar ao mercado com um preço bem agressivo, mas para que isso pudesse ser feito, algo tinha que pagar o preço, e quem pagou foi o acabamento e detalhes do Etios.

Nem de longe o interior desse carro parece um Toyota, todos os acabamentos de plástico, com cara de produto popular mesmo, sem os devidos cuidados com diversas coisas, o carro por dentro pelo menos pra mim, conseguiu ficar pior que o UNO, e olha que pra bater o UNO realmente precisa de muito esforço.

Sempre fui transparente com tudo o que falo e hoje não seria diferente, todas as grandes marcas la de fora praticamente já colocaram seu carro mais barato aqui no Brasil, a Nissan com o MARCH, a Hyundai com o HB 20 e a Toyota agora com o ETIOS, mas de todas a Toyota foi a que mais me decepcionou com o carro, na parte de acabamento e detalhes básicos, afinal de que adianta colocar um carro no mercado se para ter o melhor preço teve que simplificar ao máximo?

Ok, é um Toyota é verdade, e não temos apenas as partes ruins, tirando o acabamento do carro, temos um motor muito esperto 1.3 e 1.5, com boa relação de marcha, o carro é confortável, mas os bancos são bem básicos e não do tipo concha, que já estamos acostumados.

O Test Drive foi na Bandeirantes, e o carro não fez feio, com boa retomada e aceleração o carro mostra fôlego para nossas estradas, extremamente confortável, e ainda estava silencioso, pois os plasticos ainda estavam firmes no lugar.

Rádio com MP3 e entrada USB, bom novamente aqui eu não compraria com rádio, pois ainda está para nascer um carro que tenha um som bom de fábrica, mas o rádio tem cara de rádio antigo da Toyota. (ok eu to pegando no pé, mas me desculpem pois fiquei decepcionado com o carro quando vi, e ainda não acredito que a Toyota praticou a conduta de coloca o que for de mais em conta (em acabamento) para ter o melhor preço, mas ao entrar no carro o que você pensa é isso.)

Outra coisa que estranhei e me incomodou, é o AR condicionado não ser de série, e entra como opcional (novamente para ter o melhor preço….)

Na  versão de entrada do Etios o ar-condicionado é opcional. tem motor 1.3 16V com airbags frontais, para-choque na cor do veículo, porta-luvas ventilado, alertas visuais e sonoros.

O Etios X possui coluna de direção com regulagem de altura, direção elétrica, ABS com EBD, desembaçador traseiro, opcional o ar-condicionado.

A versão XS  conta com os itens acima, ar-condicionado, maçanetas na cor do carro, sistema de áudio com  entrada USB, conta giros, vidros e travas elétricas nas quatro portas.

A versão XLS com motor 1.5,  os itens da versão XS , faról de neblina, grade frontal cromada, rodas de liga leve de 15 polegadas. abertura do porta-malas com acionamento interno e alarme.

O modelo sedan segue a mesma linha acima.

Hatch
1.3 – R$ 29.990
1.3 X – R$ 33.490
1.3 X com ar-condicionado – R$ 36.190
1.3 XS – R$ 38.790
1.5 XLS – R$ 42.790

Sedan
1.5 X R$ 36.190
1.5 X com ar-condicionado – R$ R$ 38.890
1.5 XS – R$ 41.490
1.5 XLS – R$ 44.690

Apesar dos pontos e criticas negativas de quase todos os presentes no evento, tambem temos que falar dos pontos positivos, que o carro em si oferece, afinal mesmo com o péssimo acabamento, o Toyota Etios é um carro que para quem não liga para “detalhes” pode ser uma boa compra, pois manutenção normalmente é apenas as de rotina pois os carros não costumam deixar na mão.

Mas eu realmente gostaria de entender porque a Toyota pecou tanto no Etios. tudo bem que ter um preço agressivo pode ser importante para entrar nesse espaço do mercado, mas o consumidor brasileiro, o que vai comprar os carros nessa faixa de preço, tambem procura qualidade no interior do carro. Posso estar sendo muito duro com o Etios, mas se eu comparar o carro com GOL, HB 20 Palio, March, e quase todos os outros do mesmo patamar, ele fica em ultimo na tabela.

de qualquer forma é um carro que acredito que veremos muitos nas ruas em breve, pois com o preço praticado é um convite para troca de carro.

Abraços a todos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.