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A Fiat já está operando a primeira concessionária digital da marca e primeiro ponto de venda com estas características no País. Localizada na avenida Pacaembu, nº 1.954, em área nobre da capital paulista, a loja é um ponto de venda da concessionária Amazonas, tradicional distribuidora Fiat de São Paulo.

Achei muito interessante a idéia, e a localização quase em frente ao estádio do Pacaembu, e quem está na rotatória consegue ver bem de frente, é uma ótima propaganda.

A forma como é feito a venda é ótima, sem ter um vendedor colado em você, ou seja temos liberdade para andar pelo espaço para ver com calma sem ninguém pentelhando é ótimo.

Mesmo porque, normalmente quem vai comprar um carro, quando vai até a concessionária, normalmente já vai meio decidido, pois olhou na internet, e é aqui que essa ideia faz uma diferença, se o Cliente começou a montar o carro na internet, ele quando chega na loja pode continuar do ponto que parou.

É uma loja limpa, sem muita coisa para distrair o cliente, apenas com os terminais para montar o carro, e 3 carros para olhar. achei muito interessante a ideia.

A concessionária digital é um espaço de venda e de experiência do consumidor com a marca e seus produtos, sempre operada por um concessionário devidamente estabelecido. Ocupa uma área menor do que um ponto de venda tradicional, porque muitas das operações são digitais. A loja, que já está operando, tem área construída de 300 m².

As inovações começam na fachada. A identidade visual é distinta das demais concessionárias e se baseia na geometria de uma colmeia, formada por hexágonos brancos, cinzas e da cor bordô que caracteriza o logotipo da marca. A marca apresentada na fachada é formada pelas letras que compõem o nome FIAT (script) e não o disco bordô tradicional. À noite, a fachada tem iluminação sutil nos hexágonos e também dois painéis de led de alta definição, que compõem uma vitrine que comunica com agilidade as ações da marca, características dos veículos e ofertas. O resultado visual remete à ideia de modernidade e de uma rede interconectada.

Quando o cliente entra na loja, tem à sua disposição um totem de autoatendimento, no qual se identifica com nome, endereço eletrônico e telefone. Recebe um QR code impresso ou via SMS no seu celular, que utilizará em outras etapas do processo de interação com a marca e os carros. Sempre há a alternativa de solicitar o apoio de um especialista da loja. Mas toda a arquitetura física e de informação permite o autoatendimento completo.

O espaço é aberto e há três carros em exposição – os modelos Fiat Toro, Argo e Cronos. As informações sobre cada modelo podem ser obtidas através de um totem digital ao lado do veículo.

Há duas mesas interativas, que são telas de 43 polegadas sensíveis ao toque. Neste equipamento o cliente pode configurar todos os modelos da marca, escolhendo cores, opcionais, acessórios e serviços extras, sempre tendo acesso ao valor total do modelo configurado. Há uma terceira tela, dedicada à Mopar, divisão da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) encarregada de pós-vendas, serviços, acessórios e customização, na qual o cliente pode personalizar seu veículo e adquirir serviços exclusivos.

A loja conta ainda com um mostruário físico de opções de acabamento – cores, tecidos e outros detalhes. Está disponível também um sistema de realidade virtual, através de óculos VR (Virtual Reality), que permite que o cliente experimente as diferentes alternativas de acabamento e versões de cada modelo, alterando itens opcionais e cores. Configurado e escolhido o modelo, o cliente pode fazer um test drive acompanhado de um especialista.

Na hora de finalizar a compra, o consumidor solicita o apoio do especialista em negociação, que concluirá o processo de vendas. A operação de venda pode incluir o seminovo do cliente como parte do pagamento. A entrega do veículo é feita na própria concessionária digital, mas, em breve, o cliente poderá optar pelo serviço de entrega a domicílio. Os serviços de manutenção e pós-vendas serão prestados pela concessionária nos endereços em que já mantém estrutura de serviços.

O sistema iniciou a operação em 5 de novembro e, desde então, foram vendidos 14 veículos, praticamente um por dia, descontando os feriados do período.

“O brasileiro é um dos povos mais digitalizados do mundo e sente-se à vontade para fazer compras através de canais digitais. Também sabemos que o consumidor de hoje busca cada vez mais independência no processo de compra, por isso implementamos uma Concessionária Digital sem barreiras de entrada físicas ou humanas. A experimentação do consumidor é livre e intuitiva”, explica Herlander Zola, diretor do Brand Fiat para a América Latina e diretor comercial da Fiat para o Brasil.

“Estamos operando desde o dia 5 de novembro e o retorno dos clientes e visitantes é muito positivo. Notamos grande interesse entre os concessionários para aderir a esse modelo”, completa Tai Kawasaki, diretor de Desenvolvimento de Rede da FCA para a América Latina.

Vantagens da concessionária digital

  •  Em lugar do vendedor tradicional, o processo é apoiado por especialistas no produto e em negociação;
  •  Como o processo de compra de um carro envolve cada vez mais a família ou o casal, a concessionária digital conta com espaço kids, lounge café, estacionamento de bicicletas, espaço pet e estande de vendas da Fiat Fashion;
  •  Para o concessionário, o espaço digital permite a ampliação da presença física em áreas urbanas de alto poder aquisitivo, como em um shopping center, por exemplo, com custos de instalação mais competitivos;
  •  Na prática, o sistema pode ampliar a cobertura territorial do mercado, através da instalação de pontos de venda em áreas em que a marca não está presente, melhorando a conveniência para os clientes;
  •  Atualmente a rede de distribuição Fiat é composta por 521 pontos de venda.

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