Pois é meus amigos, pelo visto é inevitável, nosso amado conector P2 está com os dias contados.

Vários aparelhos já estão vindo sem ele, para ficarem cada vez mais fino. Mas será que isso é ruim ?

Veja, os fones como conhecemos hoje, existem desde 1930, claro eles evoluiram muito e não é isso que estamos discutindo, mas vejam, desde 1930 usamos basicamente a mesma tecnologia para conectar os fones em alguma coisa.

Claro que tivemos melhorias, mais qualidade, tamanhos menores e etc, mas basicamente sempre foi pegar o fone e conectar ao aparelho.

Eu não vejo problemas com isso, mas em um mundo onde cada vez estamos mais móveis, os fones sem fio acabam sendo o grande atrativo. Tem o lado contra, que é ter que carregar o produto, não pode esquecer de dar carga pra sair, mas você não ter o fio atrapalhando ajuda muito para algumas pessoas.

E com a chegada da USB tipo C, praticamente decretou a morte dos fones como conhecemos hoje, de qualquer forma podemos usar um adaptador para não ter que abrir mão daquele fone mega caro que você comprou e adora.

Eu confesso que não sou muito fã de fone sem fio. Principalmente para viajar em avião, prefiro ter o fio, pois sei que se a bateria acabar ficarei sem poder escutar. E gosto de fones Noise Cancel, que já usam uma bateria para poder fazer o cancelamento de ruído, e já testei fones sem fio com esse recurso e não curti.

Resta agora esperar novos fones com porta USB tipo C, de qualidade e de preço justo.

Mas Motorola com o Moto Z, Apple com seu iPhone e Samsung que acredito que vá colocar o USB C e matar o P2, são apenas os primeiros entre os grandes que estão apostando no fim do conector padrão, para o aparelho ou ser mais fino, ou poder ter mais recursos ocupando o espaço que antes era reservado para a entrada do fone de ouvido.

Tal como a porta USB tipo C, que faz a gente pensar, o que vamos fazer com nossos milhões de cabos Micro USB, faremos a mesma pergunta com os Fones.

Faz parte, é a evolução chegando e teremos que nos adaptar.

E não pense que será apenas nos celulares, com o USB tipo C, computadores e outros produtos provavelmente devem migrar para o novo formato em alguns anos.

Abraços a todos.

 

1 COMENTÁRIO

  1. É o famoso “preço da evolução”… algo tem que sair para que outra coisa nova entre… sempre foi assim, sempre será… o que fizemos com nossos milhares de carregadores Nokia de “bico fino”??? Foram reciclados, descartados, etc…. nem os adaptadores que apareceram sobreviveram, e vai ser assim com os fones com conector P2… vai virar produto de nicho, na melhor das hipóteses….

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.