Tempo para Leitura: 2 minutos

A Ford participou da “Virada da Mobilidade de São Paulo”, entre os dias 17 e 23 de setembro, com o objetivo de contribuir com o debate sobre soluções para os desafios contemporâneos de mobilidade. A iniciativa da empresa no evento da capital paulista é única no setor automotivo.

A marca esteve presente em diversos momentos ao longo da semana, entre eles o Desafio Multimodal e fóruns de discussão. “Sabemos que o uso do automóvel é um dos principais desafios da mobilidade e queremos participar ativamente da proposta de soluções. Acreditamos que essa solução não está pronta nem é única mas, com certeza, a Ford fará parte dela”, afirma Luciano Driemeier, gerente de Estratégia do Produto da Ford América do Sul.

Para levar o tema para o público geral, a empresa montou um miniplanetário, na zona sul de São Paulo. O filme com projeção de cinema 360 graus abordou os desafios de deslocamento das grandes cidades e as iniciativas mundiais da Ford na área da mobilidade urbana.

Também foi exposto no local o modelo Ford Fusion Hybrid 2017, primeiro carro híbrido de volume do Brasil. Essa tecnologia combina um motor elétrico a bateria e um motor a gasolina, um novo recurso voltado à sustentabilidade.

A participação da Ford na Virada da Mobilidade é parte do plano Ford Smart Mobility, que visa a transformar o modelo de negócios da empresa em atuar como fabricante de veículos e empresa de mobilidade.

Desafio Multimodal

A Ford participou também com quatro New Fiesta 1.0 EcoBoost – o motor turbo mais potente e avançado da categoria – do Desafio Multimodal. O objetivo desta parte do evento foi avaliar as opções de transporte disponíveis nas diferentes regiões da cidade.

Além desse experimento prático, executivos da Ford estiveram presentes com palestras e debates no programa.

 Estratégia global

Oferecer formas inteligentes de locomoção, com ações e experimentos de mobilidade ao redor do mundo, faz parte da meta da Ford de participar do crescente negócio de serviços de mobilidade e transporte, um mercado que já movimenta US$5,4 trilhões anualmente.

Entre essas iniciativas estão:

  • O FordPass, uma plataforma inovadora de serviços que já foi lançada nos EUA e será expandida globalmente.
  • Na área de compartilhamento de carros, além do Ford Carsharing, com 176 estações na Alemanha, há o GoDrive, em Londres, e o CarAmigo, primeiro serviço de aluguel de automóveis entre particulares da Bélgica.
  • A Ford inaugurou recentemente um novo laboratório de inovação em Palo Alto, no Vale do Silício, nos EUA.
  • A Ford anunciou investimentos em empresas de tecnologia e start-ups, como a Pivotal (software baseado na nuvem), Velodyne (sensores LiDAR), SAIPS (aprendizado de máquina) e Civil Maps (mapeamento 3D de alta resolução).
  • Lançou também um programa de parceria com grandes cidades do mundo, chamado City Solutions, para desenvolver novas soluções de mobilidade. Ele foi iniciado em San Francisco, nos EUA, com investimentos em duas empresas: a Chariot, de vans sob demanda, e a Motivate, de compartilhamento de bicicletas.

Ações no Brasil

O plano global de inovação da Ford inclui várias ações no Brasil. Desde 2013, é a única empresa automotiva a participar da Campus Party e este ano apoiou também a sua edição no Nordeste, em Recife.

O Desafio São Paulo de Mobilidade, realizado em 2015, foi outra iniciativa inovadora da empresa, convidando desenvolvedores a criar aplicativos para melhorar o trânsito na cidade com a integração de diferentes meios de transporte.

A Ford iniciou também uma experiência de compartilhamento de frota na sua fábrica em São Bernardo do Campo, SP. Esse projeto-piloto permite aos empregados alugar carros da empresa durante os fins de semana e feriados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.