Tempo para Leitura: 3 minutos

A Ford vai equipar o futuro Focus com tecnologias avançadas para a segurança veicular e conectividade. A empresa fez uma apresentação prévia do modelo, que deve chegar ao mercado no segundo semestre na América do Sul, durante seminário da empresa em São Paulo que reuniu especialistas para debater as novas tendências tecnológicas para a mobilidade e o futuro dos carros autônomos.

Entre as novas tecnologias do Focus foram destacadas: o sistema de conectividade SYNC com AppLink, que permite o acesso a aplicativos de smartphones por comandos de voz; a Assistência de Emergência, que faz uma ligação automática ao SAMU em caso de acidente; o estacionamento automático para vagas paralelas e perpendiculares; e a assistência de frenagem de emergência (Active City Stop), que para o carro ao detectar a possibilidade de colisão a até 50 km/h.

Estas duas últimas tecnologias – estacionamento automático e assistente de frenagem de emergência – contribuíram para dar ao Novo Focus o título de carro médio mais inovador no prêmio AutomotiveINNOVATIONS, realizado este mês na Alemanha. Na mesma premiação, que avaliou mais de 1.200 inovações técnicas de 18 grupos globais de automóveis, a Ford também foi eleita a Marca de Volume Mais Inovadora.

Além de ser um dos carros mais vendidos do mundo, com mais de 13 milhões de unidades, o Ford Focus é referência global em dirigibilidade e segurança no segmento de veículos médios. Entre outros reconhecimentos, foi o primeiro carro produzido na América do Sul a receber a classificação máxima de cinco estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP.

“Os novos sistemas de assistência ao motorista do Focus contribuem para uma viagem mais segura, eficiente, econômica e conectada, dentro da proposta de democratização do acesso à tecnologia. Eles representam um grande avanço, especialmente considerando que vai oferecer essas inovações num segmento de volume do mercado sul-americano”, disse Marcio Alfonso, diretor de Engenharia da Ford.

SYNC AppLink

O sistema de conectividade SYNC com comando de voz para celular, rádio e climatização do veículo, conforme a versão, foi um desenvolvimento pioneiro da Ford em parceria com a Microsoft. Com a introdução do AppLink, interface para acesso a aplicativos de smartphones por comando de voz, ele leva as possibilidades da conectividade embarcada a um novo patamar.

Os aplicativos já disponíveis para o AppLink incluem o acesso a programação de cinema, guia de restaurantes, localização de estacionamento, postos de combustível e agências bancárias, além de busca de músicas e rádios digitais. Uma das principais vantagens do AppLink é a flexibilidade para acompanhar o lançamento de novos aplicativos. A Ford incentiva essa evolução oferecendo uma plataforma aberta, que contém todos os códigos para os desenvolvedores criarem novos apps compatíveis.

Assistência de Emergência

A Assistência de Emergência é outro recurso inovador que funciona com a plataforma do SYNC e estará disponível no Novo Focus para o mercado brasileiro.

O sistema utiliza o smartphone conectado ao SYNC para agir em caso de acidente, quando habilitado, fazendo uma ligação automática ao serviço público de emergência, o SAMU.

Em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível, o equipamento opera de forma autônoma e inteligente, fornecendo a localização do veículo por GPS e conectando os passageiros ao serviço de assistência.

Estacionamento automático

O estacionamento automático do Novo Focus é uma tecnologia de grande utilidade nos centros urbanos, voltada para o conforto e comodidade. Ele permite a manobra tanto em vagas paralelas como em vagas perpendiculares e também ajuda nas saídas de baliza. Por um botão no painel, o motorista seleciona o tipo de manobra desejada e a direção é controlada automaticamente, precisando apenas comandar o acelerador e o freio.

O sistema funciona com sensores ultrassônicos instalados na frente, nas laterais e na traseira do veículo para calcular o espaço e o ângulo de manobra. Ele é capaz de estacionar em espaços apenas 20% maiores que o comprimento do carro, monitorando a proximidade de outros veículos, pessoas e objetos.

Assistente de frenagem de emergência

O assistente de frenagem de emergência, também conhecido como Active City Stop, é outra tecnologia inédita do Novo Focus no segmento de carros médios de volume. Ele funciona com sensores instalados no para-brisa que monitoram a movimentação do tráfego na frente do veículo durante todo o tempo. Ao detectar a possibilidade de uma colisão, reduz automaticamente a velocidade e aciona os freios.

O sistema pode ser habilitado ou não pelo motorista e funciona com o carro a até 50 quilômetros por hora. “É mais um recurso útil e inteligente do veículo a serviço do usuário, voltado para a segurança”, completou Marcio Alfonso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.