Tempo para Leitura: 2 minutos

No dia 8 de setembro, a Ford vai realizar a primeira conferência sobre desenvolvimento de aplicativos voltados à indústria automotiva. O evento faz parte da programação da “Connected Car Expo”, do fórum de inovação em mobilidade “Super Mobility Week”, que acontece em Las Vegas. Após as discussões, a Ford ainda preparou um hackathon (maratona de programação), o “Connected Car – Connected City App Pursuit”, estimulando a criação de aplicativos inovadores e que vai virar a noite. Os resultados desse desafio serão conhecidos durante o Salão do Automóvel de Los Angeles, que acontece de 18 a 20 de novembro.

“Um dos objetivos da Ford é estimular e encontrar desenvolvedores interessados em criar aplicativos inovadores e redefinir o papel dos carros num mundo conectado”, said John Ellis, Líder Global de Tecnologia e do Programa de Desenvolvedores Ford. “Apesar de ser uma prática comum no mundo da tecnologia, esta é a primeira vez que uma montadora realiza um evento do tipo”, completa o executivo.

Sobre o hackathon “Connected Car – Connected City App Pursuit”

Com 12 horas de duração, o hackathon proposto pela Ford vai eleger 15 times de desenvolvedores que serão convidados a participar do desafio “Connected Car – Connected City App Pursuit”. Além dos dados acerca dos veículos Ford, os participantes terão acesso a mais de 200 conjuntos de dados sobre a cidade de Los Angeles (data.lacity.org) para desenvolverem suas ideias, como informações sobre trânsito, crimes, acidentes, tráfego aéreo e métricas de mobilidade.

Os times contarão ainda com suporte da equipe de desenvolvedores da Ford e apresentarão seus trabalhos para juízes especialistas, no dia 11 de setembro. Dez finalistas serão convidados a apresentar seus aplicativos durante o Salão do Automóvel de Los Angeles. Os vencedores ganharão uma série de prêmios, incluindo o anúncio do aplicativo no palco da “2015 International Consumer Electronics Show”, a maior feira de inovação do mundo.

Programa Desenvolvedores Ford no Brasil

Desenvolvedores brasileiros também já produziram aplicativos com a plataforma aberta da Ford. Aplicativos como 89FM e Alpha FM, streamings de rádio via internet. Além desses, quando o Novo Ka chegar ao mercado com o SYNC AppLink, os usuários também já terão possibilidade de baixar o Glympse, que permite o compartilhamento de localização com outros dispositivos móveis traçando rotas em um mapa dinâmico. Contudo, milhares de desenvolvedores já estão cadastrados e uma grande variedade de novos aplicativos já estão em desenvolvimento.

Sobre o SYNC AppLink disponível no Novo Ka

Desenvolvido pela Ford em parceria com a Microsoft, o sistema SYNC já equipa mais de 10 milhões de veículos em todo o mundo e está disponível no Brasil no New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport e Edge. Dependendo da versão, ele permite desde fazer e receber chamadas do celular, selecionar músicas e estações de rádio até controlar o ar-condicionado e navegação, sem precisar tirar as mãos do volante ou a atenção da pista, por comando de voz.

O Novo Ka será o primeiro carro no País equipado com o SYNC AppLink, que permite o acesso a aplicativos pelo celular e agrega várias funcionalidades de conexão a bordo do veículo por meio de comandos de voz. A Ford criou um site especial de lançamento do veículo, o www.ford.com.br/novoka, onde é possível se cadastrar para ser informado das novidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.