Tempo para Leitura: 3 minutos

A Ford iniciou o lançamento de um aplicativo que pode ser acessado pela central multimídia SYNC 3 de seus veículos para localizar farmácias e comparar preços de medicamentos, o Qual Farmácia. Desenvolvido pela startup de Brasília com o mesmo nome, o app está disponível inicialmente apenas no Distrito Federal, devendo depois ser oferecido também em outras regiões do país.

Considerado um dos mais avançados da indústria, o sistema SYNC 3 da Ford conta com tela capacitiva, um sistema aprimorado de reconhecimento de voz e sistema AppLink para acesso a aplicativos de smartphones. Além de equipar toda a linha EcoSport e Fusion, é oferecido em versões do New Fiesta, Focus e Ranger.

A ideia de criar o app Qual Farmácia surgiu quando um dos três sócios da startup, Lucas Silva, saiu de um atendimento médico com muita dor, sem ter ideia de onde comprar o remédio que precisava. “Naquele momento, pensei que alguém poderia facilitar a minha vida”, conta.

Além de medicamentos, o aplicativo serve para a busca de itens de higiene pessoal. Quando um pedido é feito, o produto fica reservado para o cliente retirar na loja ou solicitar a sua entrega. Se ele preferir ir à farmácia, o sistema indica automaticamente no navegador a rota até o local.

A plataforma também permite oferecer descontos ao consumidor. “As drogarias travam uma grande disputa de preço, com diferenças que chegam a 500%. Queremos melhorar a experiência do usuário no momento em que ele mais precisa desses produtos”, diz Silva.

Parceria na Campus Party

A parceria entre a Ford e o Qual Farmácia surgiu na Campus Party Brasília, realizada em junho deste ano. Durante três dias, desenvolvedores dos dois times trabalharam juntos para que o aplicativo pudesse ficar pronto e rodar no SYNC 3 antes do final do evento.

A versão do Qual Farmácia compatível com a central multimídia da Ford está disponível para download nas lojas Apple App Store e Google Play. O aplicativo já conta com 30 mil usuários e 160 estabelecimentos cadastrados na região do Distrito Federal e o próximo passo da sua expansão será o lançamento em São Paulo.

“Há cinco anos participamos da Campus Party para identificar possíveis parceiros e soluções que tragam mais conveniência aos usuários dos nossos veículos”, explica Bruna Guarda, supervisora de carros e serviços conectados da Ford América do Sul. “Queremos estimular o empreendedorismo e a inovação e o resultado dessa estratégia tem sido sempre muito positivo dentro do maior evento de tecnologia do País.”

Aplicativos

A central multimídia SYNC 3 conta hoje com 19 aplicativos compatíveis, que podem ser acessados no carro por meio da interface AppLink com smartphones. A principal vantagem do sistema é a segurança, evitando que o motorista precise tirar a atenção da pista e as mãos do volante para se manter conectado. Os apps disponíveis são:

  • Glympse, de compartilhamento de localização;
  • Aupeo!, de rádios on-line de todo o mundo;
  • Spotify, de busca de músicas, playlists e discografias;
  • Let´s Park e Onde Parar, de localização de estacionamento;
  • Filho Sem Fila, que facilita a busca de filhos na saída das escolas informando quando os pais estão próximos;
  • Sem Parar, para busca de estacionamentos credenciados, lojas próximas para aquisição do TAG e postos de combustível que permitem pagamento com o TAG;
  • UOL Notícias e Guia UOL para encontrar as melhores opções de bares, restaurantes e cinemas;
  • Bradesco Checkin, com promoções para compras feitas no cartão de crédito;
  • Banco24Horas, mostra os caixas eletrônicos mais próximos e traça uma rota até o local;
  • Rádios 89 FM, Alpha FM e Transamérica Light FM;
  • Rádio Mix, aplicativo de streaming de áudio para o sistema iOS;
  • Touch Pizza, para pedido de pizzas on-line;
  • Gear Auto Link, para interação com relógios inteligentes Samsung; e
  • Palco MP3, com mais de 1 milhão de músicas de bandas e artistas independentes do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.