Tempo para Leitura: 3 minutos

Formula-e-China-beijing

Já faz algum tempo que se fala da FIA Formula-e, do desenvolvimento do carro e da categoria, mas no próximo final de semana teremos o início da primeira temporada da categoria e poderemos ter uma ideia melhor de como será o futuro dela. A categoria conta com a participação de 3 brasileiros: Lucas di Grassi, Bruno Senna e Nelson Piquet. E diversos outros nomes conhecidos da F1 como Jarno Trulli, Nick Heidfeld, Sébastien Buemi, Jaime Alguersuari, Karun Chandhok e Jerome d’Ambrosio. Aos interessados, ainda existe uma vaga em aberto na categoria. Segue as divisões dos times:

Formula-e-Equipes-e-Pilotos-2014

Até o momento, serão 10 equipes com 2 carros por equipe com todos os motores e carros fornecidos pela Renault. A ideia é que o primeiro ano da categoria seja equalizado e que na segunda temporada seja um campeonato aberto tanto para motores, quanto chassis.

A Fox Sports confirmou que irá transmitir ao vivo as corridas, ainda não consegui informação se o Brasil está na lista de países que irá transmitir o evento. Diferente da F1, a Formula-e tem apenas 1 dia de evento, tudo no sábado (no horário local), na nossa madrugada de sexta para sábado, alguém ai pretende acordar?

Seguem os horário de brasília para a corrida:

Sábado – 12/09
21:15 ~ 22:00 – Treino livre 1
23:30 ~ 00:00 – Treino livre 2

Domingo – 14/09
01:00 ~ 02:00 – Classificação
05:00 ~ 06:00 – Corrida

Vou passar rapidamente aqui pelo regulamento pois tem alguns pontos bem diferentes do que estamos acostumados. O campeonato 2014/2014 da FIA Formula-e terá 10 corridas de rua com eventos de 1 dia com (treinos, qualificação e corrida).

Treino
2 sessões de treino, a primeira com 45 minutos e a segunda com 30 minutos. Capa piloto com até 2 carros disponíveis e toda potência disponível (200kw / 270bhp).

Classificação
Sessão de 55 minutos (40 de pista) com pilotos divididos em 4 grupos de 5 pilotos com 10 minutos para buscar o melhor tempo. Capa piloto com apenas 1 carro disponível e toda potência disponível (200kw / 270bhp). O piloto com o melhor tempo marca 3 pontos no campeonato.

Corrida (ou ePrix)
Corridas de aproximadamente 1 hora com uma parada obrigatória nos pits, e aqui vem a parte mais estranha, como não tem reabastecimento ou carga rápida, os pilotos terão que trocar de carro, no dia do evento será decidido um tempo mínimo para a troca e um fiscal vai acompanhar os itens de segurança. Troca de pneu só está permitida em caso de furos. Espero que os carros e baterias evoluam para que isso deixe de existir e as corridas tenham duração ainda maior.

Potência em modo corrida restrita à 150kw / 202.5bhp, porém, 3 pilotos terão o FanBoost com 180kw / 243bhp por 5 segundos por carro. Pontuação segue o padrão da FIA (mesmo usado na F1) e o piloto com a volta mais rápida ganha 2 pontos extras.

FanBoost
Fans podem ajudar os pilotos dando 5 segundos potência extra por carro na corrida na corrida, subindo de 150kw para 180kw. Para isso, basta votar no seu piloto preferido antes do início da corrida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.