A Samsung reina absoluta no Brasil com a linha S faz muito, muito tempo, ninguém conseguia colocar um aparelho no mercado, capaz de fazer frente aos seus top de linha. Até no Mundo a linha S reinava praticamente sozinha.

Com o passar dos anos seria natural em um algum momento, alguém conseguir incomodar, e a Huawei nos últimos anos tem conseguido isso, principalmente no mercado asiático, com bons aparelhos.

Aqui no Brasil o reinado da Linha S, finalmente está sendo colocado a prova.

Como todo mundo já sabe e já está esperando, a Huawei finalmente voltou para o Brasil, e não veio com aparelhos de entrada, está trazendo seu top de linha.

Dia 30 teremos o evento oficial de chegada da empresa no Brasil, com nada menos que o P30 Pro. O top de linha da marca.

Mas afinal porque tanto barulho em cima de uma marca que já esteve aqui, foi embora, e volta com um aparelho que apesar de conhecido por muitos na geração anterior de ser um belo aparelho, e de uma marca que entra no mercado direto com um produto caro.

Simples porque ele é um Huawei P30 Pro, o aparelho que no lançamento na França, mostrou que não veio para o mercado para ser apenas mais um.

Bom amigos esse texto não é um review do P30 Pro, e sim um comparativo entre os dois melhores aparelhos do mercado, para te ajudar, caso tenha condições de comprar, em escolher entre o S10 e ele.

Não é segredo para ninguém, nunca escondi, uso a linha S desde o primeiro modelo. Do S1 até o S10, gosto da marca, gosto do produto, e nunca senti vontade de trocar. Bom até agora, e vou falar nesse texto o que é bom e ruim  de cada um dos aparelhos.

Menos de 40 jornalistas no Brasil, tiveram a oportunidade de testar o Huawei P30 Pro antes do seu lançamento, e fico muito feliz em estar nessa lista.

Bom chega de enrolar e vamos começar que vocês devem estar curiosos.

Mas a parte de fotografia irei falar em outro post, vou passar por ela aqui, mas sem entrar nas fotos ok? Pois o post de fotos merece ser dedicado, ainda mais que hoje cedo dia 22/04 a Samsung soltou o modo noturno no S10, o que vai deixar o post de fotos muito mais interessante.

1 – HARDWARE

Bom Hardware os dois são muito parecidos, ambos tem o processador mais rápido do mercado, S10+ Brasileiro com o processador da própria Samsung, e o P30 Pro com o da Huawei, nos testes ambos são parecidos, abrem tudo rapidamente, não engasga, não esquentam demais, em jogos que exige muito do aparelho, ambos se mostraram iguais, sem novidades por aqui, é de se esperar que os dois modelos fossem muito próximos.

No nosso uso a gente não sente nenhuma diferença entre os dois.

Mas no APP Antutu que mede uma seria de coisas, o S10 bateu 332118 contra 298572 do P30 Pro.

Para mim considero um empate, se a gente for olhar que o P30 usa o processador TOP da Huawei, mas que ainda é o modelo 2018, pois o novo processador deles, só deve chegar lá para outubro desse ano.

Mas se for se basear pelo APP, ponto para o S10+.

Eu pessoalmente não gosto muito de me basear nos números, pois as vezes o app está mais otimizado para um determinado hardware, e isso pode pesar na pontuação, mas para quem gosta de números…….

2 – BATERIA

Aqui novamente ambos estão muito próximos, o P30 Pro tem uma bateria de 4200mAh e o S10+ tem uma de 4100mAh.

Ambos têm carregamento por indução e carregamento reverso, ou seja, da para carregar um outro aparelho que tenha indução, pelas costas dos dois aparelhos.

Ambos têm carregamento rápido, mas agora a coisa muda, deixam de ser parecidos e o P30 Pro simplesmente toma o posto de carga rápida.

O S10 BR tem um carregador de 15W o que em um aparelho com 5% de carga leva mais ou menos 1 hora e meia para estar com 75% de carga. É rápido? Sem dúvida que é e já estaria muito bom.

Estaria porque o P30 Pro leva menos de 20 minutos para chegar a 60% estando com os mesmos 5%. Milagre? Não, tecnologia, ele usa um carregador de 40W.

Faz diferença? Muita, eu deixei os dois sem carga para testar, e coloquei ambos ao mesmo tempo, em 20 minutos eu poderia sair com o P30 Pro com mais da metade da carga, e carregar o resto no carro. Enquanto no mesmo tempo o S10+ estava com 39% de bateria.

O que significa que no carro, eu provavelmente estaria com o P30 Pro com 100% se eu fosse pegar a avenida dos bandeirantes as 9 da manhã até a Marginal, e o S10+ estaria perto dos 70% a 80% de carga. pode parecer pouca coisa, mas 20% menos de bateria se seu uso for um pouco intenso, vai fazer falta.

No quesito gasto de bateria o P30 Pro também é muito superior ao S10+, consigo chegar ao final do dia com apenas 1 carga no uso normal, já com o S10+ tenho que recarregar lá pelas 18 horas, ou seja, o sistema da Huawei está mais otimizado, claro que temos outros fatores que ajudam, mas aqui estamos apenas falando do tempo para ter que recarregar.

Ponto para o P30 Pro.

3 – TAMANHO

Não vou entrar nos milímetros certo? O P30 Pro, é pouca, mas pouca coisa maior na altura que o S10+, que é um pouco maior na largura.

Mas tecnicamente não faz muita diferença no uso, ambos têm ótima pegada, são leves mesmo com capa, que alias os 2 acompanham uma capa. A do S10+ é uma capa rígida, e a do P30 é uma de silicone, eu particularmente prefiro as mais moles, acho que protege mais na hora da queda, mas ambos estão bem servidos.

Aqui poderia ser Empate, mas pela capa de Silicone, que eu acho melhor para proteção, Ponto para o P30 Pro.

4 – NOTCH

É aqui não teve jeito, não tinha como não falar dessa coisa medonha.

Eu odeio, não tem jeito qualquer tipo de recorte, acho feio, e esse papo que você ganha tela, é tipo papo de vendedor, não importa onde ele esteja na tela, esse espaço atrapalha sim e muito a tela. É um espaço preto, que fica no meio do caminho, não gosto, e ponto final.

Mas se temos que comparar vamos lá, no P30 Pro ele fica exatamente no meio do aparelho, como uma gota e a câmera fica bem no meio da tela.

Mesmo não gostando é uma posição que não atrapalha nem os ícones, nem menus de apps não otimizados para esses Notchs novos.

No S10+ ela fica na direita, um recorte na tela, mas não fica em cima, fica dentro da tela, ou seja, em volta do entalhe tem imagem. Logo quando vai usar determinados aplicativos, como o Android Auto no celular, e ele não sabe se ajustar ao entalhe, você não consegue mexer nas configurações, pois a engrenagem está onde? Bem em cima da câmera hahahaha. Péssimo isso. É não tem jeito não gosto de recortes, prefiro que se tenha uma barra.

No S10+ é ainda maior por conta das 2 câmeras, até dá para esconder usando wallpaper que deixa engraçado.

Já o P30 Pro optou por deixar você escolher esconder nas configurações, onde ele coloca uma barra, você perde tela (que ficam entre o Notch) mas pelo menos não fica com o recorte aparecendo.

Não gosto, mas se tenho que escolher, vou optar pelo da Huawei, simplesmente porque ele não atrapalhou aplicativos que não foram ainda otimizados para essas telas. Já que o S10+ não me deixa acessar as configurações do Android auto pela engrenagem estar em cima da lente da câmera.

Ponto para o  P30 Pro.

5 – CONEXÕES

O S10+ usa porta USB TYPE C e ainda tem o conector P2 para fones de ouvido.

O P30 Pro também usa TYPE C, mas não tem mais conector P2, fone de ouvido apenas sem fio ou que seja com Type C, se quiser usar.

Como ainda acho que o P2 é útil, principalmente quando se voa e esses fones novos de qualquer marca, do tipo de colocar dentro do ouvido a bateria dura em média 5 a 6 horas, você irá ficar sem bateria antes de pousar se for para qualquer lugar que o voo tenha mais de 3 horas, se a gente contar que você vai estar usando o fone no caminho, no aeroporto e no avião.

Ambos tem WIFI com todas as versões ( A/B/G/N/AC) Mas o S10 tem AX alem das outras.

Nesse caso, ponto para o S10+.

6 – SOM

Ambos têm tecnologia Dolby Atmos, o som é bom nos falantes internos e nos fones ambos se saíram muito parecidos, o P30 nas caixas internas é ligeiramente mais potente que o S10+, mas pouca coisa.

Ponto para o P30 PRO

7 – TELA

O P30 Pro tem uma tela FULL HD Oled, sim ele não tem uma tela 4k ou 2k, mas isso pode ser em partes para ajudar na economia de bateria.

O S10+ tem uma tela Amoled com resolução 4k e a resolução acabam sendo melhor, mas por conta disso, sua bateria também acaba sendo impactada.

Nem temos o que discutir aqui.

Ponto para o S10+.

8 – DESBLOQUEIOS        

Já faz tempo que quem tem Samsung implorava para o leitor de impressão digital voltasse para a frente, a péssima ideia de ter o leitor perto da câmera, onde ela vivia suja e com marcas de dedo, e tendo que ser limpa toda vez que era usada, durou 2 gerações, e graças a deus acabou.

Mas tivemos que esperar a Samsung conseguir acertar na tecnologia de impressão digital na tela, e isso chegou no S10 e S10+.

Bom não é como gostaríamos, mas é melhor que nada certo? Então vamos comparar.

No S10+ temos o Desbloqueio por Face, o De digital, senha, Pin ou desenho, temos as mesmas coisas no P30 Pro

Desbloqueio por Face. O S10 eu tenho que pegar ele, apertar o botão para ele ligar a tela e desbloquear.

O P30 Pro basta eu pegar e olhar e ele desbloqueia.

Não consegui essa função no S10+ e perdi meio dia tentando fazer a mesma coisa.

Biometria, ambos possuem biometria pela tela, ou seja, temos que tocar em um local específico para que ela seja reconhecida, no começo é complicado, mas depois seu dedo se acostuma com a posição. Ambos cumprem bem a função, mas o P30 Pro é mais rápido para o desbloqueio.

As demais funções eu não uso nem no meu aparelho, e por isso não testei senhas, pin e desenho de tela.

Bom por conta do P30 Pro desbloquear ao pegar nele, e a digital ser pouca coisa mais rápida que o S10.

Ponto para o P30 Pro.

9 – Memória

Aqui ambos tem 8gb de ram, estão bem otimizados, e não vi diferença entre os aparelhos.

Empate.

10 – Armazenamento

Os dois modelos tem opções diferentes, dependendo do valor que você paga, mas por enquanto não sabemos ainda quais versões vem para o Brasil. A Versão de teste do P30 que recebi é de 256gb, ótimo espaço.

O S10+ tem 128gb, não irei considerar esse tamanho para votar, pois o S10 tem opção maior também e não seria justo.

O ponto Crucial que faz o S10+ vencedor nesse quesito é o fato dele aceitar cartão de memória, o P30 aceita, mas apenas o cartão proprietário da Huawei.

entendo que provavelmente esse cartão seja mais rápido que um cartão SD,mas por outro lado se você trocar de celular perde o cartão, nao da para usar em outros dispositivos, e nem sabemos quando e se terá esse cartão no Brasil.

Então, ponto para o S10+.

11 – Chips

Ambos são dual Sim Nano

Empate.

12 – CÂMERA

É hehe, acho que é aqui que todo mundo estava esperando né?

Bom vamos lá, antes de começar a comparar, vou explicar por que a parte de fotos não está junto, hoje cedo a Samsung atualizou seus aparelhos, e agora existe o modo noturno, como o P30 Pro, então nada mais justo que refazer esses testes, agora com o modo noturno concordam?

Mesmo assim vou deixar as comparações, sem citar as fotos.

Bom o S10+ tem 5 câmeras, 3 na traseira, sendo 12 Mp + 12 Mp + 16 Mp, basicamente se usa esses MP desde o S8, mas não se assuste, não precisamos mais que isso em celular para o que fazemos normalmente. Na frontal temos 2 câmeras, sendo 10 Mp e 8Mp

Para resumir as câmeras traseiras são para fotos grande angular com um ótimo 120 graus, que é o quanto o olho humano consegue ver, uma tele objetiva de 2x de zoom real e uma para fazer os desfoques, na Frontal, uma Grande angular para Selfies e uma para ajudar com o desfoque.

Gosto da ideia de ter uma câmera adicional para o desfoque, sem ter que usar software para fazer todo o trabalho, fica mais bonito. Mesmo que isso inclua ter o NOTCH feio.

Já o P30 Pro vem com 5 câmeras, 4 na traseira e uma na frente, sendo na traseira 40 Mp + 20 Mp + 8 Mp e uma Câmera HUAWEI Time-of-Flight (TOF) e na frente uma de 32 MP. Ok o comparativo de tamanho de lentes já faria o P30 vencedor, mas não é apenas isso. As lentes traseiras do P30 são uma grande angular, uma Ultra grande angular e uma tele objetiva, sendo que ele tem 5x de zoom real. E ainda são da LEICA, sem comentários sobre a marca, ela não precisa.

Ambos fazem fotos no escuro, mas com a atualização do S10 hoje para o modo noturno, não irei comentar aqui e vou refazer os testes dele, mas posso falar da Huawei.

Sim ele realmente faz fotos no zero luz. Claro as fotos não são todas perfeitas, afinal tirar algo de uma escuridão não é fácil, mas são boas o suficientes para serem vistas e publicadas na maioria das vezes.

Eu ainda estou pasmo com isso, tentei de todas as formas “sacanear” o aparelho, para ele não tirar uma foto, mas em todos os casos ele conseguiu.

Ambos os aparelhos tiram fotos maravilhosas, aqui fica um pouco de gosto pessoal, as fotos tem calibração diferente, o que deixa o S10 com cores mais quentes e o P30 com cores mais frias, e isso vai depender de cada um, não posso dizer quem é melhor nesse ponto.

O P30 se destaca por ter um zoom de 5x contra 2x do S10 graças a sua tecnologia periscópio, que consegue fazer o Zoom real sem ter que deixar o celular maior. Afinal Lente é algo Físico, se quer Zoom, precisa dar espaço para a lente, e a Huawei arrumou uma forma de fazer isso, sem “engordar” o P30.

Isso faz diferença na foto, quando você quer “trazer” algo mais para perto, sem precisar do zoom digital que querendo ou não estraga a foto. (Sim eu sei, sou chato com isso, mas não tem jeito, eu gosto de foto e pego no pé mesmo)

Na parte da Grande angular o S10+ se sobressai, tem um campo maior de visão, mas ao mesmo tempo ele “arredonda” as laterais da foto, que pode ser resolvido, optando por deixar o sistema “cortar” essas partes, ao fazer isso temos praticamente o mesmo ângulo do P30, ou seja, o P30 não corta as bordas simplesmente porque ele faz isso antes de você ver, enquanto o S10+ te da a opção de usar o extremo, as vezes da para usar sem o recorte, mas na maioria das vezes a gente acaba optando pelo corte para a foto ficar mais bonita. Essa lente podemos chamar de a Famosa Olho de Peixe, você tem um grande angulo, mas nas extremidades acaba arredondando, não é um defeito, e sim um tipo de lente.

Não vou entrar nos detalhes do modo noturno, vou refazer os testes.

Gosto muito do modo desfoque do S10+, principalmente quando podemos deixar o fundo preto e o destaque colorido, e achei o modo desfoque do S10+ melhor que o do P30, com a frontal, mas nesse caso temos que entender que o S10+ tem 2 câmeras, enquanto o P30 faz em cima de software.

A velocidade de bater as fotos nos 2 aparelhos é impressionante, mas o P30 consegue na opção ultrarrápida, ser mais rápido que o S10+, mas nesse modo, você precisa já estar preparado com a câmera, pois ele é tão rápido que pode sair sem foco.

Bom o post de fotos sai em breve.

Mas tenho que ser justo, apesar de sempre ter usado Samsung, defender que essas câmeras sempre foram as melhores do mercado, e ainda são maravilhosas, tenho que admitir que as lentes LEICA do P30, as traseiras,, sim são superiores, são realmente melhores que as do S10+, só o Zoom de 5x já faria ele sair vencedor aqui, mas ainda temos o zoom digital de 50x, ok a foto pode não ficar uma maravilha, mas temos 40x mais zoom que o S10+

Mesmo sem votar o modo noturno que falaremos no outro post,

O Voto é para o P30 Pro sem dúvida.

13 – Proteção.

Estamos chegando ao fim do comparativo, e espero que tenham gostado, tentei ser bem superficial sem dados técnicos, porque no final o que queremos saber é o que funciona melhor ou não nos aparelhos, e o que importa mesmo é o que você quer nos aparelhos, qual seu bolso deixa você comprar e com qual você irá ser mais feliz.

E nas proteções, no S10+ temos Gorilla Glass 6 além de uma película de fábrica na tela, e proteção IP 68.

Já o P30 Pro também possui IP 68, mas não tem película e possui proteção de tela similar, mas não é a Gorilla Glass 6.

O que significa que são protegidos contra poeira e água, e pode ficar dentro da água por até 30 minutos, e não pode ser mais que 1,5 metros.

Bom por ter a película na tela, o ponto vai para o S10+,

 

E afinal quem levou a melhor?

Empates – 2 pontos

Samsung Galaxy S10+ – 5 Pontos

Huawei P30 Pro – 6 Pontos

Como podemos ver a Disputa ficou muito equilibrada em pontos, mas se a gente olhar os pontos de cada um, eu diria que a vantagem hoje é maior para o P30 Pro.

hoje se eu fosse comprar um aparelho top de linha, apesar de nos últimos 10 anos eu ter usado Samsung, pela bateria, e pela câmera, eu trocaria pelo Huawei, mesmo pesando o fato dele não ter uma saída P2. A tela ser apenas Full HD não faz diferença para mim.

O ponto que pesa é estar acostumado com o sistema da Samsung, saber onde está cada coisa, mas mudar faz bem, descobrir novas coisas também.

Acho o S10+ um celular espetacular, suas fotos são simplesmente fantásticas, mas de noite, sem luz, o P30 Huawei mostrou sua força, seu modo Super Low Ligth faz diferença, principalmente para quem gosta de fotos. E as fotos de dia do P30 Pro são perfeitas, vocês irão ver no post de fotos que sai esta semana.

Resta saber quanto vai custar esse brinquedo, A Samsung não é lider de mercado a toa, tem nome e marca já feita no Brasil.

A Huawei volta, e volta com o que tem de melhor para brigar, e vai ter que fazer o consumidor brasileiro acreditar que seu produto é melhor, que seu produto é bom, e que veio para ficar.

Eu gostei do que estou mexendo, Qualidade sabemos que tem, e se tiver preço meus amigos, a Samsung finalmente encontrou um concorrente de peso no Brasil, o que pode ser bom para nós, afinal, sem concorrentes, o preço é o que eu escolho, com concorrentes, o preço e promoções de AMBOS os fabricantes, precisam ser interessantes, para que eu vá para a nova marca, ou continue no que estou.

Bom espero que tenham gostado.

Abraços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.