Ao longo dos anos a gente acumula grande quantidade de documentos, fotos, musicas, e muito mais.

Hojo nossos PC´S ou Notebooks, até tem uma grande quantidade de armazenamento, mas não acha arriscado deixar tudo dentro de apenas um local ?

Por mais que o HD seja de qualidade ele está sujeito a problemas, como queda de energia, um chute sem querer no desk, uma queda do note, e ai ?

Em uma situação inesperada seu HD pode ir pro espaço e tudo que você tem estava justamente dentro dele, afinal a Lei de Murphy não falha nunca.

Eu mesmo ja passei por esse problema e nessa hora você entra em total loucura, pois tudo está ali dentro.

Apesar de ter como tentar resgatar os dados, acabamos caindo muitas vezes na mão de pessoas que aproveitam esse momento complicado para explorar a pessoa e cobrar verdadeiras fortunas para recuperar seus dados.

O Problema é que as vezes o que tem dentro desse disco não tem valor. pois quando são fotos, não tem como dar um valor para isso, pois normalmente são fotos unicas.

Para resolver isso a melhor solução são HD´S externos que você efetua o Backup pelo menos uma vez por semana, e guarda em local seguro.

Ai temos um problema, QUAL HD comprar, qual tamanho, modelo, marca?

Modelo e tamanho vai de cada um, pois é diretamente ligado a quantidade que você precisa.

Eu recomendaria o dobro do tamanho que você tem de dados para guardar, ou seja, se você tem 500 gb de dados compre de 1 tera ou maior, assim seu HD serve para muito tempo.

E Marca? Bom marca as vezes é gosto pessoal, mas vou falar por mim mesmo.

Trabalho com informatica a quase 20 anos e posso afirmar sem pensar duas vezes que HD só tem uma marca. SEAGATE.

Ja testei muitas outras marcas, até de um fabricante que vende HD “nacional” que infelizmente sempre tive dor de cabeça, tando com o uso como troca quando dava problemas.

Uso SEAGATE no meu DESK e Note (sim eu tenho o péssimo hábito de comprar um note e trocar o HD antes de qualquer coisa.) pois desta forma sei que se tiver algum tipo de problemas com o produto ele é trocado.

Se falar que nunca tive um HD com defeito da marca estaria mentindo, tive 1 em todos esses anos que me deu problema, e a solução para troca é muito simples.

Só tive que acessar o site, pegar um formulario, completar com meus dados e dados do disco, e encaminhar por sedex para uma UPS em são paulo, e a UPS envia para a seagate.

15 dias depois o HD está em sua casa, novinho em folha e no meu caso e depois verifiquei outros casos também, a SEAGATE normalmente devolve um hd MAIOR que o que você enviou porque o modelo que vocÊ tinha já estava descontinuado. Em resumo o pós veda deles funciona sem burocracia ou inumeras perguntas. deu pau, pega o HD e envia. eles verificam e se estiver coberto pela garantia é trocado sem problemas.

Pensando nisso na hora de comprar um HD Externo eu tambem decidi comprar SEAGATE. no meu cao curiosamente comprei um externo de 500gb da LG que tem um hd seagate dentro. e tenho 2 externos de 1tb da seagate tambem.

Como pra mim HD é muito além de backup, pois coloco os filmes para passar no Boxee ou na TV, queria testar hd´s mais rapidos ou mais “parrudos e pedi para a SEAGATE se seria possível testar alguns modelos e me enviaram 2 da linha GO FLEX. um de 2tb e um de 500gb.

Não tem muito o que ficar falando do HD em si então vou resumir um pouco.

Se você gosta de HD portatil o modelo de 2tb não é pra você, pois o brinquedo é grande e pesado, afinal temos 2 tb dentro dele. é um HD EXTERNO mais para deixar parado como backup mesmo ou como estação multimidia fixa. pois não é muito confortável andar com ele.

É um HD muito rapido vem com conexão usb 2.0, e muito silencioso. é bonito todo em preto e não deixa feio sua mesa. pra mim mais do que recomendado.

Agora se você quer um HD portatil o Go Flex de 500gb é o ideal, pequeno, leve e com diversas cores. (o meu é preto e recebi vermelho e prata de teste) vem tambem com USB 2.0 mas pode ser feito upgrade para usb 3.0 o que deixa ele absurdamente rapido.

Para vocês terem uma ideia do que muda com oupgrade (troca do cabo a verdade, pois ele já está preparado para o 3.0) fiz o seguinte teste:

Copiei 260gb de filmes para ele no modo 2.0 e levou só 9 horas para ser concluido.

Troquei e fiz o teste no modo 3.0 (o que recebi para teste não veio com o cabo, mas como ja tenho o cabo não atrapalhou o teste) formatei e copiei os mesmos arquivos, e fiz a mesma coisa em 40 minutos. que delicia hauhauhauhaua.

HD Externo é algo que não se pode deixar de ter. backup então é algo OBRIGATÓRIO. tem que ser feito, não esqueça, não deixe de fazer. pois o dia que algo acontecer com seus dados no seu note ou desk, você pode até ficar chateado porque vai ter que instalar tudo de novo, mas vai estar tranquilo com seus dados, que são as coisas mais importante que estão dentro do disco que deu defeito.

5 COMENTÁRIOS

  1. Richard

    Acabei de cancelar a compra de um Samsung e acho que vou comprar o Seagate. O modo de transferência é selecionável? Acho que tenho que ter uma porta 3.0 no nbk, tbm?

    • O Modo de transferencia se você tiver falando do 2.0 para o 3.0 é automatico, basta que você tenha o cabo 3.0 do HD para saber se é 3.0 veja na ponta que conecta ao notebook se é AZUL por dentro. Se for azul o cabo é 3.0 e funciona no 2.0 tambem. se for o normal, ai mesmo conectando no 3.0 ele vai trabalhar a 2.0

  2. acabei de comprar um HD EXTERNO seagate de 1TB, só que a minha televisão não está lendo. Preciso fazer alguma coisa, ter algum cabo além do que já vem?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.