Tempo para Leitura: 4 minutos

Hoje é dia do Blogueiro.

Blogueiros e Blogs existem de montes.

Temos Blogueiros de tudo que é tipo, o popular, o calmo, o quieto, o ansioso, o brincalhão, o parceiro, o falso e muito mais.

Infelizmente ainda temos apesar de poucos, uma pequena laia, que insiste em apenas copiar o conteúdo dos outros, que só sabe reclamar, que só sabe falar mal de outros blogs, o que não aceita critica e fica irritado quando alguém lhe critica, e o pior de todos, aquele que acha que ficar passando arquivos piratas no site faz dele um Blogueiro legal, acha que seu blog é popular, mas na verdade as pessoas apenas usam seu serviço para ter os arquivos, mas na hora de perguntar ou ver as coisas procuram sites sérios, que tem respeito ao leitor.

Blogueiro é uma classe que sofre, e muito.

Normalmente escreve de graça, pois gosta de fazer isso e infelizmente no Brasil tem muita gente que se aproveita dessa situação.

Envia material como se o Blogueiro tivesse obrigação de usar.

Empresas que ignoram os Blogueiros quando esses entram em contato, mas quando percebem que precisam deles, só falta carregar no colo!!!!

Receber produtos para testes, para muitos é um martírio, sempre existe a desculpa que está fora, que tem poucos, que somente imprensa pode receber, e basta olhar pelos blogs que encontramos os produtos que o Blogueiro tenta conseguir, para fazer propaganda GRATUITA para a empresa, rodando de blog em blog. (sei como é isso, pois no inicio passei muito por isso, muito mesmo)

Eventos então ?

Muitas vezes não é chamado, pois a empresa que cuida disso, resolve escolher quem pode e quem não pode estar presente mesmo as vezes as pesssoas convidadas nem tem perfil para o assunto, muitas vezes vai ao evento e logo no dia seguinte ja tem e-mail em sua caixa postal cobrando o post, como se sua ida ao evento fosse uma forma de pagamento para o que você tem que escrever.

E quando o Blogueiro vai ao evento, e dizem que eles ganharam X, e que será em breve feito o contato para que esse X chegue em sua casa, e simplesmente nada acontece?

Para a empresa o que vale é que você esteve la, e irá falar de graça dele, o Blogueiro que se exploda!!!!!

Mas pedem para tuitar, para escrever, subir fotos e muitas outras coisas, mas o blogueiro……

Claro, amigos que isso não é geral, existem empresas que hoje já sabem lidar melhor com o Blogueiro, sabem respeitar, sabem que o trabalho dele tem um valor, e sabem que nem tudo é feito gratuitamente, mas infelizmente ainda é uma minoria isso.

Hoje querendo ou não, não se vive sem blogs, eles são os ÚNICOS que falam o que pensam (na maioria) se o produto não é bom é falado, se for muito bom é falado, não costuma ter rabo preso com ninguém, não tem que falar bem só porque a empresa é anunciante (isso acontece demais em jornais e revistas, quantas vezes ja vimos o produto X que todo mundo reclama, ser só elogios??? simples amigo é anuncio pago, e quem escreve não tem peito, ou tem medo de ser demitido ao falar a verdade, então que se dane, vamos enganar o leitor que está procurando informação verdadeira. isso não acontece com os blogs, pelo menos em sua maioria)

Tudo acima acontece com milhares de blogs, e todos que hoje, estão em uma situação mais confortável, um dia passaram por isso, faz parte, é a evolução de seu trabalho.

Uma pena apenas ver que apesar das coisas evoluirem, muitas empresas ainda tratam os blogs como uma fonte  qualquer, que não tem peso, mas se perguntassem, se fizessem uma pesquisa com o publico, poderiam perceber que hoje o Blog é a principal fonte de informação para compras, e quem sabe assim poderiam dar mais valor a todos.

Existe a parte boa claro, afinal se tudo fosse ruim ninguém seria blogueiro.

Você faz amizades, até mesmo com pessoas dentro das empresas, amizades sem interesse, faz  amizades verdadeiras com outros Blogueiros, e com outros tem seu relacionamento profissional.

Pode testar muitas vezes até antes da venda, os produtos que vão chegar ao mercado.

As vezes recebe $$$ para banners, para textos.

Vai a eventos que muitas vezes são inesquecíveis, recebe também as vezes produtos de presente, que depois de escrever você pode colocar para uso.

E o mais importante de todas as coisas boas, faz uma parceria com o leitor, e isso dinheiro nenhum no mundo paga, e acaba fazendo amigos, dentre esses milhares de leitores que todos os dias entra, lê, escreve, elogia e critica.

Ele (o leitor) é o verdadeiro motivo de escrever aqui (pelo menos pra mim), é pra ele que fazemos tudo, é pra ele que vamos aos eventos, que tentamos pegar aparelhos, e que as vezes viramos o mundo de cabeça para baixo para ajudar um leitor com problemas.

Enfim, Um Blog não existe sem blogueiro, mas o Blogueiro não existe sem você leitor!!!

E se hoje é nosso dia, em partes é seu dia também, pois sem você nenhum blog existiria!!!!

Eu passei nos primeiros dois anos do blog, por tudo o que eu disse acima, não foi fácil, muitas vezes dava vontade de desistir, hoje não nego que as coisas estão mais fáceis, afinal vamos para o quinto ano do blog, com mais de 250 milhoes de visitantes que já passaram pleo blog nesses anos, caraca é gente pra caramba né???

Hoje o Blog tem leitores fieis, e por dia chegamos a ter marcas que passam os 20 mil leitores, em dias de posts muito interessantes, e nos demais dias 14 mil visitantes.

E se temos isso é porque gostamos do que fazemos, e porque vocês gostam do que fazemos.

Enfim, P A R A B É N S  a todos os blogueiros que sofrem para continuar, a todos os que hoje já estão mais tranquilos.

Sabemos que nossa vida não é fácil, mas acreditamos que um dia não muito distante, as coisas irão melhorar.

Sou “padrinho” de pelo menos 5 blogs, e me orgulho de ver que eles estão crescendo, estão batalhando, o que aprendi tento passar a eles, para que não passem tantos problemas como é natural no inicio.

Faço isso porque sei que um dia não estarei mais por aqui, mas saberei que deixei pelo menos um pouco do que aprendi com outros blogueiros. (hehehehehe)

Abraços a todos!!!!

9 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo texto. excelente.
    Eu como blogueiro a 13 meses devo confessar que me inspirei bastante (e me inspiro) no seu blog, confesso que na grande maioria das vezes é difícil aceitar as críticas (ainda mais sendo blogueiro novo – a gente se acha dono da razão – huahauha), e na grande maioria das vezes desânimo – principalmente pela falta de reconhecimento (baseado em número de visitas ou monetização baixa).
    mas……… Tamo ai….. batalhando, expondo e opinando (doa a quem doer – afff!) as nossas opiniões.
    Parabéns pra vc e pra todos nós!

  2. Eu estou aprendendo a cada dia e o que posso fazer por outros amigos blogueiros sempre dividir o conhecimento que vou colhendo a cada dia, o melhor de ser blogueiro é poder muitas vezes utilizar os produtos e formar opinião, ajudar aos leitores quando tem dúvidas, os eventos na sua maioria são muito legais e bem organizados, o melhor de tudo que nos eventos encontramos os amigos e boas risadas e muita diversão quando dá, a exemplo de um último que foi muito bem organizado e a diversão com os amigos foi garantida hehe.
    Parabéns a todos os amigos e que ainda não são meus amigos, blogueiros do mundo.
    Eu tenho que agradecer a muita gente, mas em especial mesmo ao meu “padrinho” e ao amigo Jaldomir pelos incentivos no dia a dia

    Muito obrigado a todos e Parabéns

    Até + : o )

  3. Parabéns Richard, um dos melhores textos que já li aqui no blog, quase deu vontade de chorar, emocionante 😉
    Muito sucesso, desejo o melhor para você e essa blogosfera que tanto acrescenta ao nosso dia-a-dia!

  4. Richard, parabéns pelo excelente trabalho. Acho o trabalho seu e do Rodrigo Toledo realmente inspiradores.
    Me identifiquei com seu relato pois algumas situações aconteceram comigo também e até me desestimularam um pouco mas escrever é uma cachaça e continuo, ainda que não muito frequente, fazendo meus posts quando consigo um tempinho.
    Vida longa ao blog e abçs!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.