Home Carros Honda celebra 45 anos na vida dos brasileiros

Honda celebra 45 anos na vida dos brasileiros

Tempo para Leitura: 3 minutosHá 45 anos, nesta data, a Honda dava início às suas operações no Brasil. Tudo começou em 26 de outubro de 1971 com a importação e distribuição de motocicletas para o mercado nacional. De lá para cá, a trajetória de sucesso da marca, que se tornou a segunda maior fabricante de veículos do País, vem sendo escrita a partir de grandes conquistas e superações, que só foram possíveis com o apoio dos colaboradores, parceiros de negócio, clientes e toda a sociedade brasileira.

E essa história é contada agora, pela primeira vez, por meio de quem ajudou a construí-la.

Honda Brasil – 45 anos – Cronologia

1971 – Começa a funcionar a Honda Motor do Brasil Ltda, responsável pela importação e distribuição dos produtos Honda no País. No início apenas motocicletas, dois anos mais tarde também produtos de força.

1975 – O governo vetou a importação de motocicletas, o que fez com que a Honda antecipasse seu projeto de iniciar a produção nacional na Zona Franca de Manaus (AM).

1976 – É inaugurada a fábrica de motocicletas Honda em Manaus e nasce a primeira moto Honda “Made in Brazil” – a Honda CG 125.

1981 – Nasce o Consórcio Honda para facilitar o acesso da população às motocicletas da marca. A empresa se tornou a maior administradora de consórcio do mundo, com mais de 1,8 milhão de clientes ativos e mais de 13 milhões de cotas vendidas em todo o País.

1987 – Início das atividades da Seguros Honda, precursora no mercado de motocicletas, que chegou com o grande desafio de criar e expandir a cultura de seguros para o segmento. Hoje a empresa já ultrapassou a marca de 1 milhão de apólices comercializadas no Brasil.

1992 – Chegavam ao País os primeiros automóveis importados da Honda.Para a nossa estreia no segmento trouxemos os modelos: Civic, versões sedan, hatch e CRX Del Sol, Accord, Accord Wagon, Odyssey e o esportivo Prelude. Pouco tempo depois passamos a comercializar também o cupê Legend. Nosso carro chefe, o Civic, estava em sua 5ª geração mundial e possuía, entre outros atributos de destaque, airbags para motorista e passageiro, um grande avanço em comparação aos automóveis nacionais da época.

1997 – Assim como as motocicletas, os automóveis Honda caíram no gosto dos brasileiros, fazendo com que a empresa investisse em uma nova unidade produtiva no País. É inaugurada a fábrica da Honda Automóveis do Brasil em Sumaré, interior de São Paulo. A empresa iniciou suas operações com a produção do Honda Civic.

1998 – A Honda acredita que não basta oferecer produtos de qualidade e alta tecnologia. Para oferecer uma experiência satisfatória ao consumidor, é preciso garantir as condições para que os veículos sejam utilizados com segurança. Para contribuir com uma pilotagem mais segura para os motociclistas, a empresa inaugurou, em 1998, o 1º Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba.

2000 – Com a missão de tornar-se a melhor opção de financiamento dos produtos da marca, o Banco Honda foi criado em julho de 2000 para oferecer suporte e condições competitivas às operações das concessionárias.

2006 – Honda amplia sua presença no País e inaugura novas unidades em Recife (PE): Centro de Treinamento para a rede de concessionárias, o Centro de Distribuição de Peças e o segundo Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH).

2013 – Honda inicia a construção da sua segunda fábrica de automóveis do Brasil, em Itirapina, interior de São Paulo. A unidade, recém-concluída, terá capacidade produtiva de 120 mil unidades/ano, ou seja, quando iniciar as operações, poderá dobrar o volume de produção da Honda no mercado nacional.

2013 – Em Manaus, é inaugurada a terceira unidade do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) e o novo Centro de Desenvolvimento e Tecnologia (CDT) de motocicletas.

2014 – Inauguração do parque eólico da Honda Energy do Brasil, em Xangri-Lá (RS).O projeto é o primeiro do grupo Honda no mundo e do setor automotivo nacional.

2014 – É inaugurado novo Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de automóveis Honda, em Sumaré, interior de São Paulo.

2015 – É inaugurada a nova sede da Honda South America, em Sumaré, no mesmo complexo produtivo da Honda Automóveis do Brasil.

2016 – São 45 anos de história no Brasil! 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Must Read

Google Maps lança informações em tempo real para compartilhamento de bicicletas em 24 cidades, entre elas SP e RJ

O compartilhamento de bicicletas está em expansão, já que essa tecnologia de duas rodas transforma a forma como as pessoas vão de A a...

Feira de adoação de cães e gatos: seu novo amigo pode estar no shopping d

Referência em compras e lazer na zona norte de São Paulo, o Shopping D abre as portas para a realização da Feira de Adoção...

Samsung anuncia novo portfólio de notebooks no Brasil

A Samsung apresentou hoje o seu novo portfólio de notebooks no Brasil. Composto por modelos de alto desempenho, equipamentos robustos e compactos, o novo...

Festival de férias do circo Spacial

Como já é uma tradição nas Férias do Circo Spacial sempre ter uma atração para as crianças neste ano não poderia ser diferente O Festival...

Como funciona o FaceAPP, o aplicativo de envelhecimento

O Faceapp não é novo, em 2017 ele já existia, mas por algum motivo nos últimos dias, no Brasil o aplicativo simplesmente bombou, todo...