Tempo para Leitura: 3 minutos

Pesquisa realizada pela Foote Partners neste ano sobre as habilidades dos profissionais de TI, seu treinamento formal e certificações, constatou que a falta de capacitação gera amplos riscos para as empresas. Como as organizações não desenvolvem esse tipo de competência internamente, é necessário contratar ou trazer novos profissionais já preparados para “casa”, ou conseguir esta capacitação externamente. Sem estes atributos, as empresas não serão capazes de desenvolver ou realizar mudanças estruturais para os seus negócios, ou ainda, inovar com novos modelos organizacionais que são necessários para manter sua competitividade no mercado.

“À medida que as tecnologias de computação continuam a evoluir rapidamente, os profissionais de TI com tino comercial, maior amplitude de conhecimento e habilidades técnicas englobando soluções de vários fornecedores passam a ser cruciais para o atendimento de necessidades de negócios atuais e futuras”, afirma Susan Underhill, vice-presidente global do HP ExpertOne. “É notável a escassez de profissionais de TI experientes, com amplo conhecimento das competências necessárias para trabalhar com os novos modelos de tecnologia que se apresentam. Assim, estamos apresentando um novo conceito de aprendizagem a partir de tecnologias recentes e inovação”, conclui a executiva.

Demonstrando o bom momento da economia no País, estudos apontam que o Brasil deve ocupar a posição de quarto maior mercado de Tecnologia da Informação (TI) do mundo até 2015, atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão. Em 2011, calcula–se que o mercado nacional de TI tenha movimentado US$96 bilhões, um resultado bastante positivo para o país, que se encontra em constante progresso tecnológico.

O que ocorre atualmente é que diretores de pessoal, CIOs de empresas e gerentes de data centers estão enfrentando um “déficit de especialização e competências” à medida que procuram por indivíduos que possam ajudá-los a reduzir os riscos da TI, aumentar o desempenho e reforçar a segurança. Essa carência por talentos especializados na área de TI, somada às necessidades de organizações bastante competitivas, está gerando uma grande oportunidade para os profissionais de tecnologia com experiência e capacidade de implementar as mais recentes soluções disponíveis no setor.

Por todos estes motivos, o HP ExpertOne, programa de certificação da HP, é tão importante para o futuro dos profissionais de TI. A oferta da HP visa a desenvolver os conjuntos certos de competências, obter a experiência necessária e se conectar com as pessoas certas para que os profissionais e organizações se mantenham competitivos no mercado de trabalho. Tomar as decisões certas sobre certificação profissional é crucial para a carreira destes profissionais. A comunidade HP ExpertOne é uma rede global composta por mais de 500 mil técnicos e profissionais associados.

O programa HP ExpertOne foi criado com foco no conhecimento, experiência e na comunidade de TI. Ele é entregue pelos “ExpertOne Learning Solution Partners”, quer sejam diretos ou indiretos e tem como público principal os parceiros da HP, o cliente final, profissionais de TI de todos os níveis, estudantes e profissionais contratados por meio de programas como “jovem aprendiz”, além dos funcionários da própria HP.

As certificações de carreira da HP já estão disponíveis em todo o Brasil por meio dos centros de teste Pearson VUE. As certificações não são mais exclusivas para parceiros da HP, ou seja, qualquer formando ou profissional com experiência em TI pode se certificar. Os treinamentos recomendados para estas certificações, que não são obrigatórios – já que o que garante a certificação é o exame –, são oferecidos no Brasil por meio de três empresas que atendem a todo o território nacional: a Cybertron, o INDC e o HP Education Service.

A preparação para o exame pode ser feita por meio destas instituições especializadas e o acesso às fonte de referência é bem simples de ser obtido. A didática é direcionada para a autoaprendizagem também e o custo dos livros é baixo se comparado a outros fornecedores de tecnologia concorrentes. Pelo fato da tecnologia da HP oferecer padrões de plataforma aberta, quer seja sua arquitetura, configuração, integração e solução de problemas, as certificações da HP são muitas vezes complementares ao conhecimento que os profissionais de TI já adquiriram por outras fontes ou fabricantes. O programa HP ExpertOne oferece ainda o Fast Track, onde o interessado pode se preparar e completar as certificações na metade do tempo que normalmente levaria.

Para 60% das empresas, a falta de experiência e de capacidade de realizar estratégias e de implementar soluções de computação em nuvem – uma das principais tendências na área de TI – é um grande problema, segundo um estudo realizado em 2011 pelo The 451 Group e The InfoPro. A contínua pressão para que as organizações implementem novas estratégias de nuvem e infraestrutura convergente complexas, e de natureza integrada dessas soluções, vem aumentando ainda mais a lacuna de conhecimento, fazendo com que as empresas passem a repensar a forma como administram os seus recursos de TI.

“As mudanças na maneira como as pessoas trabalham, se divertem, se comunicam e simplesmente se movimentam em um mundo virtual significam que as organizações precisam acompanhar as novas tecnologias ou ficarão obsoletas. O mesmo se aplica para seu conjunto de habilidades em tecnologia”, pondera Lúcia Sarmento, Country Manager do HP ExpertOne no Brasil.

As certificações da HP estão focadas, no momento, na área de redes e infraestrutura, sistemas de armazenamento, servidores e infraestrutura convergente. Portais como o HP Press Marketplace (www.hppress.com) e da Amazon (www.amazon.com) oferecem todo o conteúdo da HP para estudo a preços bastante acessíveis. As certificações de computação em nuvem da HP estarão disponíveis brevemente em português no Brasil.

Todos os treinamentos e certificações disponíveis podem ser acessados no portal HP ExpertOne – The Learning Center, pelo endereço: www.hp.com/go/ExpertOne.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.