Tempo para Leitura: 3 minutos

A HP anuncia a expansão do seu portfólio de servidores HP ProLiant Generation 8 (Gen8) com novos modelos que oferecem potência de processamento sem precedentes para um desempenho extremo de computação, necessário para acelerar pesquisas em instituições governamentais, acadêmicas e também industriais.

A HP também anuncia que os servidores HP ProLiant Gen8 ajudaram as principais instituições de pesquisa a agilizar conquistas científicas e alcançar as primeiras colocações na lista TOP500 de supercomputadores, como um dos melhores desempenho no mundo.

Pesquisadores que realizam tarefas com cálculos intensos, como modelagem, previsão do tempo, exploração de petróleo e pesquisa genética, consomem quantidades impressionantes de dados que exigem potência de computação e recursos de energia igualmente grandiosos. Eles precisam de sistemas que ofereçam um alto nível de desempenho, mas consumam menos energia e ocupem menos espaço físico.

O novo servidor HP ProLiant SL270s Gen8 fornece densidade de processador, potência de computação e recursos de gerenciamento inteligente com a arquitetura HP ProActive Insight para automatizar, acelerar e aperfeiçoar um ambiente de servidores a fim de alcançar os níveis mais altos de desempenho e jamais vistos.

Gerenciamento inteligente e densidade de processador aprimorada que aceleram o desempenho

Utilizando a tecnologia HP 3-D Sea of Sensors integrada, os servidores HP ProLiant SL270s Gen8 permitem que os clientes identifiquem servidores utilizados ao extremo com base nos dados sobre local, energia, carga de trabalho e temperatura, a fim de aprimorar a eficiência de energia e reduzir os custos operacionais. Além disso, o HP Active Health System automatiza a solução de problemas no sistema, eliminando tarefas administrativas entediantes e agilizando a análise e a solução de problemas.

Para lidar com demandas de computação de alto desempenho (HPC), o HP ProLiant SL270s Gen8 oferece densidade de processador maximizada, com capacidade de suporte para até oito coprocessadores Intel® Xeon Phi™ ou oito unidades de processamento gráfico (GPUs) NVIDIA® Kepler™ por servidor.

O HP ProLiant SL270s e o SL250s Gen8 são compatíveis com as mais novas GPUs NVIDIA Kepler e os recém-anunciados coprocessadores Intel Xeon Phi, permitindo que os clientes selecionem o melhor acelerador ou coprocessador para suas cargas de trabalho específicas.

Servidores HP ProLiant colocam clientes na TOP500

“Como o supercomputador GPU mais potente disponível no programa Extreme Science and Engineering Discovery Environment (XSEDE) da National Science Foundation, o Keeneland oferece a nossos cientistas recursos de computação incríveis para suportar seus aplicativos de pesquisa avançados”, afirma o Dr. Jeffrey Vetter, diretor de projeto Keeneland do Georgia Tech and Oak Ridge National Laboratory. “Os recursos dos servidores HP ProLiant SL250s Gen8 associados às GPUs NVIDIA oferecem desempenho de computação extremo para que nossos pesquisadores realizem progressos em diversos campos da ciência”.

A lista TOP500 deste ano inclui 149 implantações de servidores HP ProLiant, entre elas:

  • Do Georgia Tech/Oak Ridge National Labs Keeneland System, que alcançou a 74º colocação na lista TOP500 deste ano. A empresa implantou 264 servidores HP ProLiant SL250s Gen8 para aprimorar as pesquisas em diversos campos científicos. O sistema é capaz de analisar 615 Teraflops de dados por segundo com desempenho máximo;
  • O National Supercomputer Center, na Suécia, conquistou a 82º colocação na lista TOP500 com o cluster de computação Triolith. O sistema foi financiado pelo Swedish National Infrastructure for Computing (SNIC) para oferecer recursos de HPC dedicados a pesquisadores na Suécia. Com 1.200 servidores HP ProLiant SL230s Gen8 implantados, o sistema oferece um desempenho máximo teórico de 338 Teraflops por segundo;
  • O CSC, IT Center for Science Ltd., na Finlândia, selecionou os servidores HP ProLiant SL230 Gen8 – classificados em 167º lugar na lista TOP500 de 2012 – para oferecer capacidade de supercomputação com custo eficiente para pesquisas em toda Finlândia e o restante da Europa. O novo Kajaani DataCenter é um dos mais eficientes do ponto de vista ecológico no mundo, com um valor alvo de projeto de eficiência de consumo de energia (PUE) de 1,15.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.