Huawei lança a linha P40, ótimas câmeras mas sem google

A Huawei mostrou agora na parte da manhã de hoje, dia 26/03, a sua nova linha de Smartphones a P40.

Como já era esperado, bateu forte nas câmeras, e na apresentação, se mostrou muito superior ao novo S20 Ultra, e ao top de linha da Apple, mas a Huawei já tem um belo histórico de mascarar nas apresentações, e nem sempre o que é mostrado é a realidade.

O que temos ?

Começando pelo Hardware, os novos aparelhos tem o novo processador da empresa o Kirin 990, se no P30 o processador anterior já era um monstro, agora nem precisamos de apresentação.

Mas no quesito memória, todos foram surpreendidos  foi ter apenas 8gb de ram, não que seja ruim, já que se o sistema estiver bem otimizado, é mais que suficiente, mas para aqueles que gostam do famoso, quanto mais melhor, ele ficou devendo, já que a linha S20 no Ultra temos 12 e 16 de ram, e nos outros aparelhos 8gb.

Outro fator que chamou atenção é de ser de 256gb o espaço de armazenamento, pode parecer bastante, mas com fotos cada vez maiores, isso pode ser pouco dependendo da pessoa que for usar.

Ele usa um sistema de chip híbrido, 2 chips mais um e-sim, o que deixa ele com 3 chips, ou 1 chip físico, e um E-sim, mais um cartão de memória proprietário da Huawei, que praticamente não existe para compra, e atrapalha demais o uso, é algo que até hoje ninguém entende o porque usar um sistema proprietário, a Huawei alega melhor performance, mas não adianta muito, já que ninguém consegue comprar.

Na parte de bateria outra surpresa, no top de linha tem 4200mAh, bem abaixo da linha da Samsung, mas temos que lembrar que o P30 fazia um verdadeiro milagre com sua bateria, durando mais de 1 dia de olho fechado, o sistema junto com o hardware estava muito bem alinhado, e não gastava quase nada, ao contrario da Samsung que bebe igual a um V8 Turbo, e dificilmente chega ao fim do dia. Acredito que o P40 ainda deva estar na mesma linha e por isso não precisa de uma bateria tão grande.

Ele vem com Android 10, mas SEM nenhum aplicativo do Google, inclusive eles mostraram na apresentação, loja própria, com diversos aplicativos, mas agora vem o calcanhar de aquiles, um aparelho custando na sua versão top de linha 1400 euros, não ter os aplicativos do Google é algo que pesa, ok, sabemos que da para instalar boa parte de modo forçado, mas não terá atualização automática, e nem todos os apps estão disponíveis desta forma. É algo, que para os países ocidentais pode pesar e muito na hora de decidir pela compra.

Há, e eles não tem mais o conector para fone de ouvido.

Uma coisa bacana é que eles tem carregamento sem fio de 40W, o que faz dele um dos primeiros com carregamento sem fio tão rápido.

Falando das câmeras, como sempre, a Huawei vem forte, mantendo a utilização das lentes da Leica, mas para quem esperava um sensor maior que o da Samsung, e pode ter ficado decepcionado, acho que pode antes testar.

Na apresentação, (mas como disse acima, não da para acreditar muito, dado o histórico da empresa em usar fotos comerciais nos eventos) se mostrou como no P30, ser muito superior que os rivais, principalmente de noite, e nessa parte, o Huawei P30, realmente se mostrou imbatível, e acredito que no P40 isso deva se manter.

Diferente dos concorrentes ao P40 Pro+ tem câmeras variadas.

50 MP, f / 1.9, (wide), PDAF, OIS
Periscópio 8 MP, f / 4.4, 240 mm (telefoto), PDAF, OIS, zoom óptico de 10x
8 MP, f / 2.4, 80 mm (telefoto), PDAF, OIS, Zoom óptico de 3x
40 MP, f / 1,8, 18 mm (ultra amplo), 1 / 1,54 “, PDAF
TOF 3D, (profundidade)

O que chama atenção é ter 2 câmeras com zoom ótico, e uma delas com zoom de 10x ótico, contra o 5x ótico da Samsung, isso faz muita diferença, quando saímos do zoom ótico para o digital, principalmente no zoom de 100x que ele também tem.

Verdade seja dita, o zoom de 100x é muito ruim em qualquer aparelho, pois detona totalmente a imagem, mas no Huawei ele consegue ser melhor que o da Samsung, pelo fato dele ter um ótico real maior, mas de verdade? acho que se a gente usar 20x é mais que suficiente em qualquer aparelho

Na frontal, apesar do grande furo, ele tem apenas uma câmera de 32mp, o restante são sensores.

Ele também tem sensor de desbloqueio digital na tela como o P30.

é difícil falar muito do celular, pois a apresentação foi longa,mas pouco se viu de uso real.

Nas câmeras é um fato, ele provavelmente será melhor que os concorrentes, como é de se esperar, e fiquei curioso com vários recursos que eles apresentaram.

O aparelho apesar de não ter sido oficialmente falado se vem para o Brasil, provavelmente sim, não se sabe ainda quais versões e preços, mas o que pode atrapalhar um pouco é não ter Google.

Junto com isso temos a chegada da Nokia em Breve para sacudir bem o mercado né?

Abraços a todos.