E ele está quase chegando, falta poucos dias.

O Ice Cream Sandwich, sistema unificado do Google, que vem para acabar com a fragmentação do sistema está pronto e deve ser lançado ainda este mês.

Quando foi anunciado, os fabricantes formaram um pacto, um tipo de aliança, onde se comprometeram a atualizar seus aparelhos para essa versão, unificando e facilitando desta forma as atualizações.

Mas no Brasil, como sabemos as coisas são diferentes.

Será que Samsung, Motorola, LG, Sony Ericsson, HTC que são hoje osprincipais fabricantes vão cumprir com isso ?

Já estamos CARECAS de ver os principais aparelhos com sistema velho implorando atualização.

Samsung tem como principais os Galaxy S e Galaxy S II QUE TEM TOTAL CAPACIDADE DE ATUALIZAÇÃO.

Mas será que vão fazer? Samsung tem o Habito alias PÉSSIMO hábito de se preocupar em lançar produtos, e não de atualizar o que tem. e só atualiza depois de meses e milhares de consumidores reclamando. Mesmo o SII demorou e tem versão que ainda não atualizou.

E o TAB 7 que pelo visto morre onde está ? tem total capacidade de ser atualizado, mas com os novos tablets no mercado porque vou atualizar o antigo?

Motorola tem Milestone 2, 3, e Atrix que suportam com folga a atualização. Mas será que vai ser feita?

A Motorola tem cumprindo com o prometido, mesmo demorando muito para fazer, tem dado as atualizações para os principais aparelhos.

LG tem o Optimus Black, Optimus 2x, e o novo LG 3D, curiosamente todos com android 2.2 e sem promessas de atualização.

Será que estava esperando sair a versão final e atualizar de uma vez ? ou vai arriscar ficar fora do bolo, com ótimos aparelhos, mas que com sistema muito abaixo da versão atual vai ver o conumidor desistir de comprar seus produtos.

Sony Ericsson tem o NEO o Xperia PLAY e o ARC, nenhum dual core, mas são muito rapidos e tem um bom hardware que possibilita a atualização SIM para o novo sistema, que já foi provado que não precisa de um DUAL CORE.

NEO e ARC tem 2.3 e o Play 2.2, e todos podem ser atualizados. A SE tem feito CALADA as atualizações, sem alarde, nem nada, e os principais aparelhos já estão com a 2.2.3 e espero que ela faça as devidas para o novo sistema, pois a SE vem ganhando mercado de forma discreta, ou seja não investe BILHÕES em propaganda, indo no bom e velho boca a boca.

HTC, bom a HTC até tem aparelhos com android, mas acho que vai investir mesmo no sistema da Microsoft, então acho que não vai manter sua linha android por muito tempo, mas os aparelhos atuais da HTC, pelo menos os 3 últimos poderiam sim ter a atualização.

Seja como for, no Brasil os fabricantes não tem o costume de atualizar rapidamente seus produtos, sabemos das burocracias, como ANATEL que enrola para liberar, e principalmente das OPERADORAS, que nem sempre querem investir no novo sistema, ficando o fabricante com um problema, pois ele solta a atualização apenas para os RETAILS, e os das operadoras ficam desatualizados porque não querem gastar seu dinheiro ( e não é pouco o lucro) com esse beneficio ao seu cliente.

Essa nova versão promete dar um gás novo ao android que aos poucos, mesmo com as vendas lá em cima, vem se desgastando pelo fato de ser muito fragmentado.

A Apple com o lançamento do iPhone 4S e o novo iOS 5, deu um grande passo para pegar uma grande fatia dos usuarios de android que queriam um sistema mais estável e menos fragmentado, e com garantia de atualização, colocando no iOS coisas que quem tem android não vive sem, como as notificações.

os Widgets ainda é um sonho para quem tem iPhone, e acho que na proxima atualização grande do sistema, la para 2012 ou 2013 acredito que elas devam ser incorporadas.

E ai nesse momento (que ja começa com o sistema atual) o Android perde sua força e passa a ter outro bom sistema brigando por consumidores que querem determinadas coisas em seus aparelhos.

Nos ultimos meses o Galaxy S 2 vendeu um absurdo, mesmo com diversos problemas relatados, tive um por 15 dias, mesmo com os defeitos que tive era um dos melhores aparelhos que tive.

Segundo a Samsung foram vendidos 30 milhoes de unidades de S1 e S2 em um ano. realmete um número de fazer inveja.

Mas só no lançamento do iPhone foram vendidos 4 milhões, isso mesmo 4 milhões em 3 dias. o que mostra o poder de fogo da Apple.

Não sou nem nunca fui um fã do iPhone, mas confesso que ao longo dos ultimos 2 anos tenho olhado com mais carinho e nesse ano decidi que vou migrar de Android para iPhone, mesmo sabendo que tem coisas que o Android é muito superior, pelo menos uma coisa a Apple faz e faz direito, quando atualiza o aparelho é para pelo menos 3 gerações, não se importa com operadora ou versão,  vai lá faz e pronto. todo mundo atualizado.

E como ja espero que aqui no Brasil como de costume somente os novos aparelhos devam vir com a nova versão do Android, vou logo para a Apple e nunca mais me preocupo com problemas de atualização.

E vocês o que esperam do novo android? acham que os fabricantes vão cumprir o pacto e atualizar os aparelhos ?

15 COMENTÁRIOS

  1. Richard, para os usuários de android só há uma solução para o problema das atualizações aqui no brasil, COMPRAR UM NEXUS, pois com ele sim vc tem a certeza de que seu smartphone será atualizado para qualquer versão do OS do Google(até onde o hardware pemitir, é claro).. Pena que ele enfrenta problemas jurídicos para que sua venda seja liberada por aqui..

  2. Já tem boatos por aí do S2 com Ice Cream!!!

    Meu Motorola Atrix com o Froio e eu torcendo para ter o Gingerbread e o Ice Cream lançado! Eita Motorola que é lerde! Tinha que ser “Motolerda”!!! Não vou reclamar que não atualizam pois isso eles fazem mas no tempo deles!!!

    Porque a Apple consegue atualizar seus aparelhos sem burocracias e os demais fabricantes não!? E ainda colocam a culpa na Anatel e nas operadoras!!! É só barrar o software e vender tudo Retail com algum APP da operadora instalado! Não deveria ser uma modificação na ROM em si!

    Espero que o Atrix vá longe pois seu hardware merece mas acredito que agora chegando a um ano do lançamento, os aparelhos já não são mais interessantes de serem atualizados e serão abandonados pela fabricante!

    Desisti da Nokia por sua demora em atualizar seus aparelhos e pela garantia da empresa péssima (meu aparelho foi 3x e voltou com o mesmo defeito e ainda com a tela riscada)! Desisti!

    Comprei Motorola mas tenho dúvidas se comprarei outro da marca!

    Talves meu próximo seja um Samsung (se ela mudar sua filosofia de atualizações) ou a Sony (se ela lançar um aparelho com hardware de ponta).

    • Fala Junior, pois é, tambem não sei porque só a Apple consegue essa façanha. mas que Anatel e Operadoras barram é fato, ja vi isso de perto.
      Vou para o iPhone porque cansei do android fragmentado, ou talvez para o novo aparelho do Google hehehehehe.
      Abraços

  3. Pelo não irei mais esperar pela versão 2.3 do android para o ATRIX e vou atualizá-lo direto para o ICE.
    Cansei de esperar pela Motorola e a TIM.

  4. Pior sou eu que comprei um Galaxy Tab 7,faz tempo,paguei e ainda estou brigando pra recebê-lo. E é porque a loja é grande,conhecida e fica no Brasil,imaginem se o produto fosse importado!! Ou seja, quando o “bicho” finalmente chegar será “caixão,vela preta e muiiiiiiiiito choro”.
    Se arrependimento matasse,eu pularia na cova junto com o tablet.Juro galera!!!

  5. PIOR SOU EU QUE TENHO UM GALAXY 3, SAMSUMG NÃO ATUALIZOU, VERSÃO 2.1 ECLAIR, NEM FROYO 2.2 NEM NADA, APARELHO LEGAL PENA NÃO TER SOFRIDO NENHUMA ATUALIZAÇÃO. ESSE É O BRASIL TEMOS QUE COMPRAR UM NOVO TELEFONE A CADA 6 MESES, PARA AS OPERADORAS E FABRICANTES SOMOS LIXO TERCEIRO MUNDO.COMPREM E DEPOIS DANEM-SE. JÁ PEGAMOS O DINHEIRO DE VOCÊS MESMO. O QUE ACHAM PESSOAL.

  6. X10 comprado no Brasil atualizado ??? Tem alguem brincando comigo na SE entao !!! Ate meu irmao que nao ligava pra celular ta usando IPhone 4… Ainda bem que comprei IPad 2 ao inves de qualquer tab… Fiquei com medo de acontecer o mesmo com o X10

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.