Primeiramente pessoal, este não é um Review técnico, cheio de dicas e gambiarras; como o próprio título já mostra, são as minhas primeiras impressões de uso após uma semana usando o Apple TV. Tanto que não falaremos sobre o Jailbreak, que não é um procedimento tão simples e fácil para quem não tiver certo conhecimento na plataforma e nos procedimentos e cuidados envolvidos no processo.

Espero passar aqui um pouco da experiência com o aparelhinho que tanto se tem falado na internet desde o início da venda dele aqui no Brasil, estando ele hoje entre um dos produtos mais acessíveis da Apple aqui. Claro que comprado com o valor de venda dele nos Estados Unidos, ele ainda tem o valor salgado, mas muitos como eu, apostavam que ele viria por mais que os R$399,00 que custa na Apple, ou caso queira pagar a vista, com os famosos descontos pelas lojas virtuais (cerca de 10%, na maioria).

Trataremos aqui do usuário padrão, como eu, aquele que compra, recebe o produto, abre a caixa e vai usar, simples assim. Então vamos ao básico, caso queiram, poderemos aprofundar um pouco mais o assunto em Posts posteriores, basta deixarem as dúvidas, sugestões nos comentário, combinado?

Bom, eu comprei o Apple TV logo que soube do lançamento aqui, creio que tenha sido um dos primeiros, não por conhecer, mas por ter ouvido falar muito bem dele, através alguns amigos que já o usavam. Desta forma eu já sabia que para o que eu esperava, ia me servir muito bem. E como agora temos o serviço Netflix por aqui, e funcionando no Apple TV, foi a cereja do bolo no meu caso. Sim, eu sei que eles não tem muitos lançamentos, porém, para meu gosto e como pai de uma linda menina de 7 aninhos que adora o serviço, claro que era uma boa no meu caso.

Logo após a compra, a primeira surpresa, entregaram em menos de 24 horas. Comprei as 11hs e no dia seguinte ao chegar do trabalho, já estava em casa, daí veio a primeira surpresa, ele não veio com o cabo HDMI, obrigatório para o uso, pois é através dele que a conecção com TV é feita. Claro que eu não tinha nenhum sobressalente em casa, O único que eu tenho está sendo usado no Mac mini para conectar o dito com o monitor. Nada que uma rápida ida ao mercado não resolva (claro que eu não agüentaria esperar até o dia seguinte,rs); desta forma, R$17 reais resolveram a questão (preço do cabo no varejo). Mas o que vem na caixa então? Vem o aparelho, cabo de energia, o controle remoto minúsculo e minimalista padrão Apple, manuais e só.

Cabo comprado, hora de ligar ele na TV. Cabe aqui uma dica que já dei mas não custa nada repetir: O Apple TV só funciona em Tvs de Lcd, Plasma, Led, etc. Se você tem uma tv de tubo (eu tenho no quarto da minha filha), não vai conseguir usar o aparelho. Ligando ele na TV, selecionei a entrada HDMI 2, e ao escolher ela no controle, já aprece o logo da Apple, logo em seguida ele pede para selecionar o idioma de sua preferência (português do Brasil já vem pré selecionado), faz uma busca nas redes Wi-Fi (pode ser ligado pelo cabo também, no meu caso, a rede é wi-fi), pede a senha e aqui já mostrou um aviso de atualização. Bom, como eu não pretendia fazer Jailbreak, já atualizei na hora, quem pretende, deve pular esta parte.

Atualizado, ele vai pedir seu Login e Senha na iTunes Store (para que você possa ter acesso a filmes e músicas da loja da Apple, através da compra ou aluguel), você poderá criar uma na hora também. Como eu uso o iTunes como gerenciador das minhas mídias em casa, tenho lá todas minhas músicas, vídeos,etc, ele também identificou tudo o que estava lá, mostrando no menu “computador” na tela inicial, clicou lá, ele abre o Front Row (um menu que vai separa fotos, músicas, vídeos do iTunes na TV, bem bonito e fácil)

Além deste menu computador, há vários outros, sendo os que mais usei até agora foram o Netflix (sim, já funciona 100% por aqui, basta ser assinante do serviço), You Tube, e claro, minha biblioteca do iTunes, com os filmes e seriados que tenho salvos no computador, além dos Podcasts e músicas, fotos,etc.

Enfim, o aparelho pode ser considerado um media center, com a diferença que ele, por não contar com um HD interno, ou mesmo entradas USB ou quaisquer outras, vai reproduzir o que você tenha no seu iTunes (claro que já nos formatos aceito por ele) e na loja da Apple.

Mas então por que comprar ele ao invés de uma infinidade de modelos à venda, muitas vezes com até mais recursos? Bom, no meu caso a resposta é simples: Por que ele funciona, e fácil. Simples assim. Eu busco um aparelho que toda minha família possa pegar o controle e usar, até mesmo minha filha de 7 anos escolhe os programas que quer no Netflix, após poucas horas mexendo com o aparelho. E ele funciona, é muito fácil de configurar e após ter sido feito uma única vez (gastei cerca de 10 minutos para configurar tudo e ele ficar 100% operacional), todos usam. Além de eu ser um usuário Mac, todo o eco sistema se comunica e roca informações de forma primorosa. (Claro que funciona com usuários de PC também, basta usar o iTunes, se quiser).

Ainda no meu caso específico, mas que vai se aplicar a qualquer um que tenha outros aparelhos da Apple em casa, mais em específico o iPad 2 ou o iPhone 4S. Ocorre que esses Gadgets tem uma interessante função: o “espelhamento” total na TV da tela. Mas o que isso significa e por que é bacana?

Bom, imagine tudo o que você faz com o iPad 2 e com o iPhone 4S na tela de sua TV, sejam os aplicativos, os jogos, vídeos,tudo… pois bem, é exatamente isso que o “espelhamento” proporciona. Aqui em casa usamos principalmente para os jogos, os de corrida tem preferência pelo uso do acelerômetro, que faz com que o iPhone ou iPad vire uma espécie de joystick. Minha filha adora.

Acho que basicamente estas são minhas impressões com uma semana de uso. Claro que ainda podemos encontrar muitas utilidades para o aparelho e alguns aplicativos indispensáveis para usar melhor o aparelhinho, sem o Jailbreak, mas conseguindo algumas funções que a principio não estão disponíveis nativamente nele. Mas isso fica para outro post ok?

Valeu a pena? No meu caso, pelo que perceberam valeu e muito. Algum problema com ele? O único é que simplesmente não consigo usar, mas isso graças a minha filha e esposa que simplesmente não desgrudam mais dele, com a Netflix e minha biblioteca, já cogitaram até o fim da Tv a cabo em casa. Mas isso se resolve com a viajem de um familiar aos Estados Unidos em breve… Vou encomendar mais 2, um para cada quarto de casa.

Espero que tenham gostado e como escrevi no início, qualquer dúvida mais específica ou ajuda, terei o maior prazer em responder nos comentários. Logo teremos mais Posts sobre o assunto Apple Tv.

Um abraço.

8 COMENTÁRIOS

  1. Richard,

    Estou querendo comprar uma apple tv desde antes do anúncio da iTS, pois seria uma mão na roda para usar com o iPad2 e o iPhone 4S. O meu grande problema está na minha conexão (speedy 1mb), que é um lixo.

    Qual opção vc utiliza (velocidade e produto)?

  2. parabéns pelo seu post Mark. Tinha muitas dúvidas em relação ao Apple TV e sua você conseguiu descrever de forma clara o uso básico do aparelho. valeu

  3. Bom, antes de mais nada, queria parabenizar não só esse post mas sim todo o blog! =] muito bom!
    Vamos lá, eu tive a chance de no inicio do ano de comprar uma apple tv, e desde então venho usando ela…
    Eu uso ela conectada no wifi, e quando faço esse espelhamento com meu ipad 2 , fica um delay de 1 segundo mais ou menos, que para ver videos e filmes não há problemas, mas que atrapalha na hora de jogar, como voce disse que usa ela conectada por cabo, fica 100% ou ainda acontece esse delay?
    e outra pergunta, quais são as vantagens de fazer jailbreak na apple tv?
    obrigado!
    abraço!

  4. O que ninguem diz é que ninguem está dizendo em canto nehum é que: Se você tiver duas tvs, vai precisar de 2 apple tv, se tiver 3 vai necessitar de três, etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui