Tempo para Leitura: 2 minutos

A Intel revelou seus planos para o módulo Intel® Curie™, um minúsculo produto de hardware baseado no primeiro SoC da empresa com propósito específico para dispositivos vestíveis: o Intel® Quark™ SE SoC. O módulo Intel® Curie é uma solução de baixo consumo completa para dispositivos vestíveis com capacidades de processamento, sensor de movimento, Bluetooth e carregamento de bateria. O módulo roda um RTOS de código aberto (sistemas operacionais em tempo real).

“No futuro, veremos produtos vestíveis criados por empresas que historicamente nunca usaram o silício antes. Agora é trabalho do ecossistema inovar com essa tecnologia, criando anéis, bolsas, pulseiras, pingentes e até botões, tudo será possível”, diz Mike Bell , vice-presidente e gerente geral do Grupo de Novos Dispositivos da Intel.

Sobre o módulo Intel Curie

O Intel Curie é um módulo de hardware altamente integrado que pode equipar uma solução do tamanho de um botão e incluir Bluetooth de baixo consumo e sensores de movimento.

A combinação de componentes integrados no módulo o torna uma plataforma pioneira da Intel, em tamanho e flexibilidade, permitindo que os clientes criem dispositivos menores com uma grande duração de bateria.

O Intel Curie pode habilitar soluções vestíveis eficientes e inteligentes em uma ampla gama de fatores – anéis, bolsas, pulseiras, pingentes, monitores de atividade física e até botões.

O Módulo Intel Curie inclui:

  • Microcontrolador Intel® Quark™ 32-bit de baixo consumo
  • Memória flash de 384kB e 80kB SRAM
  • Central de sensores DSP integrados de baixo consumo com acelerador proprietário de comparação de padrões
  • Bluetooth de baixo consumo
  • Sensor do tipo de 6 eixos combinado com acelerômetro e giroscópio
  • Circuito para carregamento da bateria (PMIC)

 

Sobre o SoC Intel Quark SE

Programado para ser enviado aos clientes no segundo semestre deste ano, o módulo Intel Curie, ou SoC Intel Quark SE, é ideal para aplicações que funcionem ininterruptamente, tais como notificações sociais e atividades esportivas. Ele foi projetado desde o início para ser muito eficiente no consumo de energia. Pode funcionar por longos períodos com uma bateria do tamanho de uma moeda ao aproveitar o núcleo eficiente no consumo de energia do Intel Quark com seu processador dedicado para central de sensores. Além disso, o SoC Intel Quark SE integra um mecanismo de classificação de padrões único que lhe permite identificar diferentes movimentos e atividades de forma rápida e precisa.

Para acelerar o desenvolvimento de produtos vestíveis baseados no módulo Intel Curie, a Intel está fornecendo uma completa solução de software que inclui sistemas operacionais em tempo real (RTOS, na sigla em inglês) pequenos e eficientes, juntamente com o aplicativo de referência para vestíveis chamado Intel® IQ Software Kits. Esses kits incluem software embarcado que roda no módulo integrado com aplicativos para smartphones e capacidades de nuvem associadas.

 

Declaração: “Ano passado trabalhamos em parceria com as principais marcas de tecnologia, moda e estilo de vida para ajudar a criar um ecossistema vestível”, disse Mike Bell. “Com o módulo Intel Curie, a Intel continuará a ampliar o alcance do que é possível e habilitar as empresas a criarem, de forma rápida e eficiente, dispositivos vestíveis de baixo consumo em diversos formatos”.

Intel, o logo da Intel, Quark e Curie são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países.

O módulo Intel® Curie ainda não foi autorizado conforme requerido pela Comissão Federal de Comunicações dos EUA. Esses dispositivos não são, e poderão não ser, oferecidos para venda ou concessão até que a autorização seja obtida.

Bluetooth é marca registrada de propriedade de seu proprietário e usada pela Intel Corporation sob licença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.