Intel® Curie™ é apresentado na CES

A Intel revelou seus planos para o módulo Intel® Curie™, um minúsculo produto de hardware baseado no primeiro SoC da empresa com propósito específico para dispositivos vestíveis: o Intel® Quark™ SE SoC. O módulo Intel® Curie é uma solução de baixo consumo completa para dispositivos vestíveis com capacidades de processamento, sensor de movimento, Bluetooth e carregamento de bateria. O módulo roda um RTOS de código aberto (sistemas operacionais em tempo real).

“No futuro, veremos produtos vestíveis criados por empresas que historicamente nunca usaram o silício antes. Agora é trabalho do ecossistema inovar com essa tecnologia, criando anéis, bolsas, pulseiras, pingentes e até botões, tudo será possível”, diz Mike Bell , vice-presidente e gerente geral do Grupo de Novos Dispositivos da Intel.

Sobre o módulo Intel Curie

O Intel Curie é um módulo de hardware altamente integrado que pode equipar uma solução do tamanho de um botão e incluir Bluetooth de baixo consumo e sensores de movimento.

A combinação de componentes integrados no módulo o torna uma plataforma pioneira da Intel, em tamanho e flexibilidade, permitindo que os clientes criem dispositivos menores com uma grande duração de bateria.

O Intel Curie pode habilitar soluções vestíveis eficientes e inteligentes em uma ampla gama de fatores – anéis, bolsas, pulseiras, pingentes, monitores de atividade física e até botões.

O Módulo Intel Curie inclui:

  • Microcontrolador Intel® Quark™ 32-bit de baixo consumo
  • Memória flash de 384kB e 80kB SRAM
  • Central de sensores DSP integrados de baixo consumo com acelerador proprietário de comparação de padrões
  • Bluetooth de baixo consumo
  • Sensor do tipo de 6 eixos combinado com acelerômetro e giroscópio
  • Circuito para carregamento da bateria (PMIC)

 

Sobre o SoC Intel Quark SE

Programado para ser enviado aos clientes no segundo semestre deste ano, o módulo Intel Curie, ou SoC Intel Quark SE, é ideal para aplicações que funcionem ininterruptamente, tais como notificações sociais e atividades esportivas. Ele foi projetado desde o início para ser muito eficiente no consumo de energia. Pode funcionar por longos períodos com uma bateria do tamanho de uma moeda ao aproveitar o núcleo eficiente no consumo de energia do Intel Quark com seu processador dedicado para central de sensores. Além disso, o SoC Intel Quark SE integra um mecanismo de classificação de padrões único que lhe permite identificar diferentes movimentos e atividades de forma rápida e precisa.

Para acelerar o desenvolvimento de produtos vestíveis baseados no módulo Intel Curie, a Intel está fornecendo uma completa solução de software que inclui sistemas operacionais em tempo real (RTOS, na sigla em inglês) pequenos e eficientes, juntamente com o aplicativo de referência para vestíveis chamado Intel® IQ Software Kits. Esses kits incluem software embarcado que roda no módulo integrado com aplicativos para smartphones e capacidades de nuvem associadas.

 

Declaração: “Ano passado trabalhamos em parceria com as principais marcas de tecnologia, moda e estilo de vida para ajudar a criar um ecossistema vestível”, disse Mike Bell. “Com o módulo Intel Curie, a Intel continuará a ampliar o alcance do que é possível e habilitar as empresas a criarem, de forma rápida e eficiente, dispositivos vestíveis de baixo consumo em diversos formatos”.

Intel, o logo da Intel, Quark e Curie são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países.

O módulo Intel® Curie ainda não foi autorizado conforme requerido pela Comissão Federal de Comunicações dos EUA. Esses dispositivos não são, e poderão não ser, oferecidos para venda ou concessão até que a autorização seja obtida.

Bluetooth é marca registrada de propriedade de seu proprietário e usada pela Intel Corporation sob licença.

Talvez você se interesse

Kingston atualiza linha de cartões de memória Canvas e leitor MobileLite

A Kingston anuncia a atualização da família de cartões de memória SD e micro SD, Canvas, e dos leitores Mobile Lite para as linhas Canvas Plus e MobileLite Plus. A nova linha Plus de cartões...

Sistema de notificação de exposição COVID-19 chega ao Android

Uma coisa boa está chegando, com isso poderemos saber se tivemos contato com alguem infectado, vai ajudar muito, pois assim saberemos onde temos um foco maior da doença. No mês passado, Google e Apple anunciaram que estão...

PAC-MAN comemora 40 anos recriado por inteligência artificial da NVIDIA

Pesquisadores da NVIDIA fizeram a IA NVIDIA GameGAN “assistir” a 50 mil partidas de PAC-MAN para que ela recriasse o jogo sem acesso à engine original. O resultado foi uma versão fiel ao clássico...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here