Tempo para Leitura: 4 minutos

Ok, nesse momento alguém está falando seu fanboy de android do ca… hehehe.

Mas o Fato é que depois que a Apple anunciou seu novo aparelho, Nokia com seu Windows Phone e todos os outros fabricante com Android, em especial a Samsung (porque será?) estão rindo a toa, mas rindo mesmo.

Quase todos os rumores que a gente sabia do novo aparelho, foram confirmados, um novo processador, uma tela maior, mais memoria, mais leve e ? e?  EEEEEEEE??????

Agora eu vou sim detalhar e criticar, não por não gostar, mas sim pelo fato que a Apple está totalmente perdida, fora de foco, e não tem ideia do que fazer. duvida? então da uma lida:

Vamos comparar apenas algumas coisas, e vou compara só com o Galaxy S III ok? pois não quero humilhar muito o novo iPhone, novamente não sou fanboy, mas é a segunda vez que a Apple pisa na bola.

Então vamos la:

Câmera ambos tem 8mp, mas na frontal a do S3 é maior. 1.3 contra 1.2.

Tela, bom aqui nem devia entrar no mérito mas vamos lá. tamanho é 4.8 do S 3 para 4 do novo iPhone, até ai tudo bem, a Apple não ia crescer muito, mas a resolução é muita diferença. 720 x 1280 no S3 contra míseros 1136 x 640, aqui não temos o que falar, resolução é resolução e não adianta retina display  e etc, a qualidade é muito diferente. vale lembrar que 720 é uma resolução HD.

NFC pode esquecer, a Apple não teve a humildade de colocar algo que está dando certo no mundo todo.

Troca do padrão do chip, sabem porque? é a única forma de garantir que se você comprar o novo iPhone você vá usar APENAS ele, pois pelo menos por enquanto é o único que vai usar esse padrão, o que pra mim é uma atitude lamentável.

Que mais posso falar?

Bom agora falando um pouco mais sério, desde o 4S a Apple vem perdendo cada vez mais usuários que esperam por um longo ano, para poder trocar de aparelho, e quando é lançado não tem um terço do que as pessoas acharam que poderia vir, a Apple está sofrendo de seu próprio veneno, e chegou ao momento que não tem o que inventar, mas ao mesmo tempo se nega em usar recursos que outros fabricantes aderiram, perdendo assim pessoas e mais pessoas ao longo do tempo.

Durante muito tempo em coletivas, e até em festas, eu sempre via quase que todo mundo com aparelhos iPhone, hoje meus amigos a historia é outra, cada vez menos iPhones eu vejo em coletivas, e cada vez mais Androids, e de vez em quando um windows Phone perdido ali no meio.

O fato é que com o passar dos anos, ficou cada vez mais complicado conseguir inventar algo que fosse revolucionário, que fosse algo totalmente diferente, o que seria natural, afinal a corrida por evolução no mundo dos smarts, hoje está muito mais rápida do que se imaginava, e acaba faltando tempo para que se possa desenvolver algo novo.

Não é culpa da Apple (cutuquei lá em cima apenas para brincar um pouco) e sim dessa velocidade frenética, que em cada vez menos tempo tenta lançar novos aparelhos e novos e novos aparelhos.

Com isso fica difícil a gente ter novidades, fica difícil a gente se manter atualizado com os aparelhos, e ai o que faz?

No caso dos outros fabricantes, eles não tem esse problema de colocar as coisas que dão certo, como portas HDMI, NFC, Baterias melhores, telas maiores e etc.

Mas parece que na Apple, existe uma barreira, existe algo que dificulta as coisas, e por muito tempo a Apple achou que era superior, que estava acima de tudo e de todos, bom ainda acha isso, mas a verdade é que era questão de tempo para que os fabricantes conseguissem chegar na Apple e até mesmo passar a empresa.

É verdade que a Apple revolucionou tudo, é verdade que as três primeiras gerações do Iphone foram imbatíveis, mas do 4 em diante, as coisas mudaram, ninguém pode falar que a Apple foi a responsável pelo que temos hoje.

Se o iPhone não existisse, acho que hoje não teríamos os aparelhos que temos hoje, isso é fato,  mas é fato também que ninguém é besta, pode demorar para aprender, mas quando aprende, corre para tentar igualar, corre para fazer algo melhor, é a evolução, é algo que faz parte de tudo a vida, a gente aprende e evolui, ou fica perdido no tempo.

Exemplo claro disso aconteceu com a Motorola, que tentou manter um sistema velho e obsoleto, quando o android chegou e quase foi para o buraco, percebeu a tempo e conseguiu dar a volta por cima.

É justamente no perdido no tempo que a Apple entrou. Ela praticamente destruiu muita coisa, acabou com sistemas, quase quebrou empresas, mas por manter sempre a mesma coisa, sempre tentando evoluir, mas ao mesmo tempo mostrando que suas evoluções são muito restritas, que deixou espaço para os demais chegarem perto.

E quando isso acontece o que se faz para tentar manter sua supremacia? (que pra mim não existe mais)

Lança um novo iPhone, colocando uma tela maior,mas longe de ser algo que fosse um diferencial pois não é uma tela em tamanho indicada para assistir filmes em Wide, mesmo se utilizando da tal retina display, que pode melhorar a qualidade, mas não o conforto. Troca o conector para fazer um aparelho menor, mas quem disse que todos querem um aparelho menor ? Quem disse que as pessoas querem perder suas docas, seus aparelhos de som com conexão para iPhone? Seus carregadores portáteis ?

Quem quer ter que trocar novamente de chip ? e ainda saber que não vai poder usar esse chip em outro aparelho em caso de emergência, ou simplesmente porque precisava fazer algo em outro aparelho e não pode?

Enfim amigos, esse post é sim um pouco de critica contra as condutas da Apple, quando todos caminham para fazer algo que seja fácil de usar para todos, a Apple vem na contra mão, tentando criar novas tendências, que acho que desta vez, pode não ocorrer.

Não sou fanboy de Android, de Windows Phone ou de qualquer outro sistema, tanto que tenho Android, tenho Symbian, tenho IOS, tenho Windows Phone, mas sim, tenho preferencia pelo Android, que se renova, e evolui, até quando ? não sei, mas por enquanto não vi nada de UHUUUUU no novo iPhone. evoluiu, é verdade, tem mais processador, tem mais memoria, mas de verdade? ESSE deveria ser o 4S, mas verdade seja dita, vai vender muito, não tanto como antes, eu acho, mas vai vender.

E sempre que eu escrevo sobre isso, sempre aparece criticas, e ofensas, que eu não tenho $$ pra comprar o iPhone, que não sei o que estou falando e etc etc etc. Faz parte. mas acho que mesmo que ama a Apple, sabe que mesmo eu brincando la em cima, no restante eu falei a verdade, que pode ser chata, mas é a verdade.

Não é um aparelho ruim, mas infelizmente acho que desta vez será apenas mais um aparelho no mercado, como tantos outros…..

Abraços.

 

19 COMENTÁRIOS

  1. Olá Richard, acho que a Apple tá perdendo foco mesmo, e antes que pensem que sou fanboy, tenha certeza que sou, desde a minha decepção com o N8 (Symbian) passei a usar o Android e não perco em nada, tenho um sistema *sempre atualizado* rs ou não rsrs, inclusive eu digitei esse comentário de um Xperia neo que vi no review que você fez, por sua causa que comprei rsrs, voltando. A Apple quer criar tendência onde não há mais espaço, tanto Android por aí, se eu enjoar de uma marca posso trocar e continuar com mesmo sistema, a Apple tem a mesma cara de sempre, mudou pouca coisa, porque que ela não faz igual o Google e torne o sistema livre para outros fabricantes de celulares, ficar segurando as coisas e querendo processar outros por causa de coisas tão pequenas não vai levar ela a lugar nenhum, e falando em lugar nenhum, a Nokia é outra que precisa abrir os olhos e enxergar o que o mercado pede, mas a minha vontade e de pegar um super ultra mega fone e gritar O MUNDO É ANDROIDEEEEEEEE……

  2. Richard bom dia,
    Voltando a comentar em seu blog (desde a troca de meu celular por um SEArc ano passado), realmente não entendo o fascínio que o Iphone provoca nas pessoas, principalmente nas mulheres. Digo isso, pois semana passada (e certamentente nas próximas), mediante vários pedidos de minha noiva fui até a loja de minha operadora negociar um Iphone 4 para ela (que tem um Lumia 800).
    È impressionante como a política da Apple, buscando elitizar e fidelizar seus consumidores, impede a concessão de benefícios e de “bonificação atrelada” para fins de baixar os preços do aparelho, o que, como leitor assíduo de blogs e matérias ligadas ao segmento, fez com que convencesse minha noiva a optar por um Galaxy SII, ainda mais após ela saber da possibilidade de instalação do instragram no android e da impossbilidade de compartilhamento de arquivos Bluetooth no Iphone. Não se trata de fazer campanha contra, mas acredito que, elencando as desvantagens do aparelho da maça, e o seu preço abusivo e irredutível, cada vez menos veremos pessoas se gabando por aí, e sim se lamentando e trocando de plataforma.
    Abraço.

  3. Olá Richard, ja fui usuário de várias plataformas e o prazo médio com que trocava de smarts era de 3-4 meses, no período que saiu o iPhone 4 eu estava a procura de um aparelho que possuisse bons recursos e uma câmera bacana ate mesmo para fotos noturnas, onde o i4 me atendeu perfeitamente. Assim as trocas de aparelho reduziram drásticamente, onde agora testava aparelhos medianos e sempre deixava o i4 como principal, com o passar de pouco mais de 1 ano com uso do i4 comecei a enjoar da interface e pensei, poxa, a desvalorização dele ja é tamanha, principalmente pela saida do 4s no mercado e resolvi apostar no windows phone, comprei um HTC Ultimate, aparelho rápido, robusto, câmera excelente, me identifiquei muito com o aparelho, fiquei limitado quanto ao número de aplicativos e quando vi que a M$ nao iria atualizar ele para o windows phone 8 fiquei muito chateado e voltei aos androids top ( S3 ). Achei e acho o S3 obtuso e maravilhoso, cheio de recursos e sem limitações mas fiquei um pouco pensativo quanto a saida do novo iPhone, e agora com ele no mercado nao tive aquele BUM, que a Apple geralmente causa nas pessoas, nao sou fanboy de fabricantes e ou tecnologias, gosto de conhecê-las, mas nao vi o iPhone 5 como um grande diferencial de mercado, com a ótica de Early Adept so o vejo como mais um aparelho no mercado. Se a Apple esta perdendo o foco e ou caminho nao sei dizer, mas com relação ao seu smartphone me parece que esta mais interessada em fazer números do que agregar valor e manter seus fieis seguidores…..

  4. Olá tudo bom. Sempre leio seu blog e gostaria de fazer algumas colocações.

    O fato de mudar o padrão do chip e o conector, por exemplo, é uma maneira de ela diminuir o peso e a espessura do aparelho em relação aos seus concorrentes. A indústria num todo é que dita o restante. A Apple muda as coisas e obrigam as outras a mudarem também. E isso não é só no caso do produto. O Android faz isso também. Ele atualiza o sistema e obriga as pessoas a comprarem outro aparelho para ter o sistema mais atualizado. Tudo bem, alguns aparelhos tem atualizações, mas são poucos e às vezes incertos.

    Em relação à falta de certas tecnologias que foram colocadas em outros lançamentos de celulares este ano, a Apple sempre faz isso. Quando surgiram as primeiras gerações do Iphone, muitas pessoas falavam que não era bom o suficiente, pois não tinha certas “coisas” comuns em outros aparelhos, como uma câmera melhor e um flash led por exemplo.
    Ela poderia ter colocado isso nas primeiras gerações de Iphone, mas não colocou, pois sabia que mesmo sem isso o telefone iria ser um sucesso. A mesma coisa vai acontecer com o NFC. Ela não colocou agora, mas pode ter certeza que ano que vem o próximo Iphone terá NFC e na Keynote vai ser dado muito ênfase nisso.

    Acho que as outras fabricantes, principalmente a Samsung, quis colocar tudo que o mercado oferece atualmente no seu principal Smartphone justamente para poder ganhar essa briga com o Iphone. O iphone é o aparelho a ser batido, a ser superado e também tem a questão da briga de patentes etc.
    A Samsung quis mostrar que poderia fazer um Smartphone com mais tecnologias embarcadas e fez isso e ganha da Apple em relação a isso. Mas não considero a Iphone uma decepsão. Nós estamos acostumados a ver a Apple sempre criando algo revolucionário e isso não será sempre assim. Sobre a questão da Apple se achar a melhor, acho que tem mais haver com a relação Hardware e Software. A Apple defende e sempre vai defender a união entre seu Hardware e Software e design e isso cá entre nós é algo que ela faz muito bem. Ela defende tributos intangíveis e de certa forma isso a torna um pouco diferente.

    Também não vejo hoje, o NFC e o 4G como algo indispensável. E Apple sabe disso. Por isso estas funções não foram colocadas agora. Com certeza serão colocadas em um modelo futuro. E a resposta para pergunta, porque não colocou agora é somente uma: AGORA VAMOS VENDER MUITO E NO PRÓXIMO ANO TAMBÉM E ASSIM SUCESSIVAMENTE, PORQUE A INDÚSTRIA É ASSIM.

    Não fico bravo pela indústria ser deste jeito, mas fico indignado com a política de preços aqui no Brasil, por isso nossa idéia é comprar um produto e querer ficar o máximo de tempo com ele. Se fossem outros preços (mais baixos) com certeza não pensaríamos assim.

  5. Se o iPhone 5 não fosse um “Apple”, seria talvez um fracasso de vendas, mais 90% dos que compram, compram pela emoção, então vai vender muito.. Deixa esse pessoal no mundinho deles, achando que tem o melhor aparelho do mundo..

  6. richard vc so escreveu a verdade…,faço sua as minhas palavras, a apple simplesmente esta em um nivel que nao tem muito mais pra onde ir….,as tecnologias estao la porem a velocidade entre se desenvolver a ideia e por em pratica é que esta matando….vagarosamente e caspita! esta provando do proprio remedio que deu aos outros concorrentes no passado….,acho que a nokia vai voltar com tudo outra vez….a se ver.

  7. O que eu acho que ocorre com o Iphone é a popularização. A utilização em massa. Claro que não estou falando em popularização de preços, mas de uso mesmo.

    Ter um Iphone é pop, é chique, é maneiro. E isso é, o que acredito, que a Apple quer.

    Um exemplo disso: o recorde da pré-venda do Iphone 5.

    O Iphone não é mais o smartphone dos geeks e amantes de tecnologia em si, mas das pessoas normais que buscam um aparelho bonito, pop, chique e maneiro.

    Não trocaria, de jeito algum, o Nexus que tenho pelo Iphone. Mas que é um aparelho bonito e relativamente simples de usar, não posso discordar.

  8. A princípio, podemos achar que a Apple realmente perdeu o foco, eu mesmo já disse isto várias vezes, mas analisando o passado, com relação aos seus lançamentos anteriores, ela sempre fez de forma parecida: Lança os aparelhos e sempre ficamos com a sensação de que falta alguma coisa. Sempre foi assim, vende-se milhares de aparelhos e na próxima versão, esta “alguma coisa” aparece e vende milhares novamente.
    Parece que a Apple segue a mesma fórmula há bastante tempo e tem dado certo até agora.
    Com relação a alguma novidade, ao grito de OOOOHHHH que fantástico!, bom, neste caso parece que a Apple não tem conseguido mesmo maravilhar ninguém. Está apenas tentando se igualar à concorrência. O iPod com cara de Lumia mostra que a empresa está passando por uma crise de design ou que é uma tremenda “cara de pau” ao processar os outros por cópia de design ao mesmo tempo que copia o design de outros.

  9. Apple ficou literalmente para trás, parou entre fins de 2010 e inicio de 2011, tecnológicamente falando, mas vender a usuários………( nem quero citar aqui ), vai continuar. Quando ela lançar , NFC , 4G , etc. , as outras já terão isso evoluido , sintetizado e bem fluido nos OSs e algumas já os tem hoje em dia. ICS , está muito bom , bom mesmo eo JG, q

  10. Apple ficou literalmente para trás, parou entre fins de 2010 e inicio de 2011, tecnológicamente falando, mas vender a usuários………( nem quero citar aqui ), vai continuar. Quando ela lançar , NFC , 4G , etc. , as outras já terão isso evoluido , sintetizado e bem fluido nos OSs e algumas já os tem hoje em dia. ICS , está muito bom , bom mesmo e o JB, que ainda não usei parece ter alcançado a maturidade do Os Android. Nokia e seu L920 , junto ao novo WP8 , torço para os 2. Mas acho que tem muita expectativa em cima do L 920 ( a se confirmar na pratica ). Se for ruim e/ou abaixo da expectativa do mercado ……tadinha da Nokia. A MOTO, está se sobressaindo , se renovou neste ano de 2012. Suas baterias , são as melhores , sem isso interferir no peso e espessura de seus gadgets. Os RAZRs estão chegando, ja chegaram na verdade e a politica da empresa é outra, visivelmente ( com o sem o dedo da Google )

  11. Apple ficou literalmente para trás, parou entre fins de 2010 e inicio de 2011, tecnológicamente falando, mas vender a usuários………( nem quero citar aqui ), vai continuar. Quando ela lançar , NFC , 4G , etc. , as outras já terão isso evoluido , sintetizado e bem fluido nos OSs e algumas já os tem hoje em dia. E novas idéias virão , serão lançadas, aperfeiçoadas , novas tecnologias , ou seja estarão desde agora , sempre a frente da Apple. O ICS , está muito bom , bom mesmo e o JB, que ainda não usei, parece ter alcançado a maturidade do OS Android. Nokia e seu L920 , junto ao novo WP8 , torço para os 2. Mas acho que tem muita expectativa do mercado heavy user / amantes de mobiles e afins , em cima do L 920 ( a se confirmar na pratica o seu desempenho ). Se for ruim e/ou abaixo da expectativa do mercado ……tadinha da Nokia. A MOTO, está se sobressaindo , ja se levantou , falta mais o mercado voltar a acreditar (bem ) nela e se renovou neste ano de 2012. Suas baterias , são as melhores , sem isso interferir no peso e espessura de seus gadgets. Os RAZRs estão chegando, ja chegaram na verdade e a politica geral da empresa é outra, visivelmente ( com o sem o dedo da Google )

  12. pagar caro em um aparelho e ter a sensação que está faltando algo nele, para mim é inadimissivel….. eu comprei um Razr Maxx e não troco nem pelo Iphone 5 que está chegando no Brasil ainda, por esse mesmos motivos, vou ter a sensação de estar faltando algo… e sem contar que isso nao acontece com esse meu smart, tem tudo que eu preciso e tem coisas que nem uso ainda rsrs como a conexão HDMI to doido pra pegar uma TV de 50″ vou viajar !!!!!!

  13. Só para dizer que, embora goste do iOS em geral (tenho um iPhone 4S), não sou grande fã das últimas alterações com o iPhone 5… Mudar tantos formatos para Q? Para mim, o 4s com melhor autonomia servia perfeitamente! Android? Já usei mas não curto. Sim, é mais “flexivel”, aberto e quantos outros chavões quiserem, mas eu habituei-me facilmente a alguns pequenos “mimos” da Apple em que as coisas simplesmente funcionam. Qual terminar de aplicações para libertar recursos? Preciso abrir outra, abro simplesmente, mesmo que tenha 100 abertas. As minhas fotos? Com o Photostream estão automaticamente no meu computador sem abrir um programa que seja para as transferir. Quero partilhar algumas com amigos? No próprio telefone crio um album na hora e partilho. Em 90% dos casos, o iPhone faz o que preciso, faz bem e sem complicar. É isso que a Apple tem de bom, o não colocar coisas só porque são novas ou fixes e depois quase ninguém usa e adicionam-se bugs sem necessidade…

    No entanto, é também isso que a Apple faz mal: o ser tão fechada… É um compromisso complicado. Para já, enquanto o iPhone 4S funcionar, vou manter. Depois, logo re-avalio o que há no mercado: mudanças de chip e conector sem necessidade alguma? Tsc, tsc, tsc…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.