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A Ford apresentou o “Lightweight Concept”, um carro-conceito que aponta soluções para diminuir o peso dos veículos e, com isso, melhorar o desempenho, a economia de combustível e reduzir as emissões. Os materiais avançados usados permitem que um sedã grande, como o Fusion, por exemplo, tenha o mesmo peso de um New Fiesta, hoje cerca de 25% mais leve.

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Segundo Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da Ford, “os consumidores hoje querem maior economia de combustível, mas também mais tecnologia e equipamentos, o que normalmente acrescenta mais peso no veículo. Por isso, o foco na redução de peso será fundamental no setor automotivo nos próximos anos”.

O “Lightweight Concept” é uma demonstração dos avanços da Ford na pesquisa de tecnologias sustentáveis e acessíveis que possam ser usadas em larga escala em todas as suas linhas de produtos. Essas pesquisas começaram há mais de 25 anos, com novos metais, ligas e compostos. Foi daí que surgiu o inovador programa de Veículo com Uso Intensivo de Alumínio, em 1992, e o esportivo Ford GT com carroceria totalmente de alumínio, em 2005. Seus resultados já foram aplicados também no projeto da nova F-150 2015, que ficou cerca de 318 kg mais leve.

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Ford GT e a nova F-150

 

 

O Ford Lightweight Concept usa materiais como alumínio, vidro quimicamente temperado, aço de ultra-alta resistência, magnésio e fibra de carbono. Os engenheiros da montadora conseguiram incorporar esses materiais em todo o projeto, desde o motor, chassi, carroceria e bateria até itens internos, como os bancos. “Nosso objetivo foi pesquisar como projetar e construir um veículo leve com materiais mistos, capaz de ser produzido em grande volume e com o mesmo nível de segurança, durabilidade e resistência de nossos carros atuais“, diz Matt Zaluzec, líder técnico de Pesquisa de Materiais e Manufatura Global da Ford. “Quando se trata de redução de peso, não existe uma solução única. O Lightweight Concept nos dá uma plataforma para continuar a explorar a combinação certa de materiais para veículos do futuro.”

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Como curiosidade:

  • O Ford Lightweight Concept foi desenvolvido junto com o programa de tecnologias veiculares do Departamento de Energia dos EUA e a Cosma International – subsidiária da Magna International.
  • O setor ferroviário e os setores de aviação e aeroespacial – comercial e militar – estão entre os que têm usado materiais mistos e compostos com o mesmo intuito de reduzir o peso, economizar combustível e aumentar a eficiência no transporte. Asia Pacific and Africa

 

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