Tempo para Leitura: 2 minutos

No último mês de julho, nos Estados Unidos, um grupo formado por 5 hackers foi acusado de cometer o que, até hoje, oficiais americanos garantem ser o maior crime cibernético da história. Através de golpes pela rede mundial de computadores, eles roubaram cerca de 300 milhões de dólares. Fraudes em cartões de crédito, invasão a sistemas bancários e à bolsa Nasdaq estão entre os crimes que supostamente foram praticados pelos criminosos.

Mas não são somente os usuários de serviços bancários e cartões que estão à mercê de crimes cibernéticos desse tipo. Uma nova onda de ataques a jogadores de games rentáveis na internet tem chamado a atenção de investigadores, advogados e praticantes dos jogos.

Uma das modalidades que tem chamado atenção é o pôquer. Por ser altamente rentável – neste site, por exemplo, a distribuição de prêmios pode chegar a 2 milhões de dólares –, o esporte tem se tornado um dos alvos principais dos hackers.

01a

Além dele, jogos como League of Legends e Starcraft, que também dão lucros a seus melhores jogadores, têm sido alvo constante.

Apesar da maioria dos grandes jogos contar com sistema e sites seguros, os jogadores devem se precaver do perigo que os ronda, principalmente através de malwares. Ao buscar hacks, jogadores acabam baixando arquivos maliciosos na internet que roubam senhas e logins de jogos, o que pode vir a ser muito valioso para os criminosos. Em poder do dados sigilosos, eles espalham vírus que podem também roubar senhas bancárias e controlar remotamente o PC da vítima. A dica para os gamers é manter o antivírus sempre ativado, mesmo ao rodar os jogos em seu PC e sempre escolher sites com certificação de seguro. Alguns usuários desativam o sistema antivírus para alcançar um desempenho melhor da CPU (Unidade de Processamento Central) na hora de jogar, o que pode acarretar nas invasões e no roubo dos dados.

No Brasil, chama atenção também a falta de uma legislação específica para crimes praticados por hackers. Por isso, raramente um acusado de um cibercrime é punido e geralmente é absolvido, o que causa ainda mais ira nas vítimas.

Portanto, se proteger desses tipos de ataques e avaliar o site do jogo e download escolhido pode evitar perdas financeiras e futuras dores de cabeça. Indica-se, ainda, ao usuário, a criação de senhas complexas e diferentes para cada serviço que ele utilize na web. Seguidas as instruções acima, é só se divertir e contar com a sorte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.