Lampada de LED vale a pena? Parte 1

Uma pergunta que escuto muitas vezes, vale a pena colocar lâmpadas de LED no carro, no Farol, no Milha?

Bom esse texto dividi em 3 partes, o segundo post teremos fotos mostrando o resultado ok?

Antes de instalar lâmpadas temo que primeiro saber que pela legislação atual, não é proibido instalar as lâmpadas, desde que elas não modifiquem o carro, ou seja, você não pode instalar lâmpadas que precisem de apoio, como reatores por exemplo, então xênon não pode ok? Até pouco tempo atrás, ainda era possível instalar xênon e pedir a alteração no Detran e o documento do carro era alterado, agora não pode mais, as de LED que possuem reator também não podem ser instaladas no farol principal, no farol de milha já não tem problemas, pois a legislação apesar de falar da proibição dos reatores, ela fala do farol principal, e não do auxiliar.

Mas recentemente, mudaram a legislação e proibiram praticamente qualquer mudança, e isso inclui lâmpadas que não sejam as originais (sabe quando não se tem o que fazer? Pois é.…)

Mas a nova lei só entra em vigor em 2021, então você ainda pode dar um toque no carro, deixando ele mais bonito e seguro.

Bom agora vamos falar um pouco do “se você pode instalar” ok?

Tecnicamente falando qualquer carro pode colocar a lâmpada, mas isso não significa que vai ficar bom, que vai iluminar, e não vai atrapalhar o motorista dos outros carros.

Como assim?

Bom o farol do carro, cada carro tem seu farol projetado de uma forma, pensando no melhor aproveitamento do conjunto para iluminação, seja ela no alcance do facho de luz, na abertura e também em não ofuscar o motorista.

Porque não se deve instalar xênon em carros que não possui projetor? Simples, o conjunto ótico foi projetado para lâmpadas comuns, preparado para iluminar, baseado na forma e potência dessas lâmpadas, que tem um alcance mais limitado, ao se instalar uma lâmpada xênon, a luz, que é muito mais potente em vez de espelhar e “empurrar” o facho de forma correta para frente, acaba virando um borrão dentro do farol, é verdade, ilumina muito mais para quem está dirigindo, mas para quem vem ao contrario ou está na frente desse carro, fica praticamente impossível enxergar qualquer coisa, pois temos uma “bolha” de luz intensa ofuscando nossos olhos, ou seja, a segurança ao dirigir é altamente prejudicada, e isso é o mais importante, pois se você cegar quem está vindo ao contrário, pode sim causar um grave acidente. Xênon foi feito para ser usado em carros com projetores, onde o foco fica todo trabalhado dentro do projetor, de forma a ter um grande alcance, uma ótima iluminação, sem prejudicar a segurança de outros motoristas.

Isso vale também para lâmpadas de led?

Sim, mas no caso das LEDS, existem lâmpadas que foram projetadas para serem usadas em conjuntos sem projetores, o que facilita muito. E é em cima dessas lâmpadas que vamos escrever ok?

Sabemos que led tem para todos os gostos, e bolsos, que dá para comprar em sites chineses e tudo, é bem legal, prático e fácil certo?

Mas nem toda lâmpada de led funciona como promete, ou pior ainda, não ilumina, e novamente bato na tecla, colocar o led não pode ser pensado apenas em deixar o carro mais bonito, sacrificando a segurança, colocar um led que não ilumina, ou que está iluminando errado, é melhor você deixar sua lâmpada original.

Bom nos sites chineses tem pelo menos uns 500 modelos de LEDS, com reator e sem reator, que custam de 30 a 300 dólares, que são 3d, 2d, com foco, sem foco, de 1800k até 12000k. Então vamos falar do “K” um pouco?

O que é o K?  É a temperatura da cor, medida em Kelvins, não confunda com Lumens, que é a potência da luz, ou a força que a luz tem para chegar de um ponto ao outro, que é diferente dos Whats da lâmpada. Quanto maior, mais forte é a lâmpada, mas nossos carros são preparados para ATÉ 55W, mais do que isso pode derreter o farol ok?

Lâmpadas Xênon e LED são de baixos Whats, em média 30/35.

Mas é os Kelvins? Oque me interessa isso?

Muito, pois a temperatura da Cor é basicamente a cor da lâmpada, que vai de um amarelo puro, ao roxo, passando pelo branco e azul, e é justamente aqui que muita gente se engana e coloca errado, e depois reclama que não ilumina, qual seria o “K” ideal?

Olha a tabela abaixo:

Ok, sei que temos variações entre a tabela, mas o que quero tentar explicar é o que seria a cor ideal para colocar no farol do carro.

Aqui nesse caso, se engana quem pensou quanto mais melhor, da mesma forma o quanto menos melhor, existe uma cor ideal para iluminação quase perfeita sabia?

As lâmpadas do carro, original do carro, costumam ter entre 3500 a 4500K, ou a famosa amarela, ela é ótima, ilumina bem, mas tem um alcance reduzindo se a gente estiver falando das lâmpadas de filamento, e as mais claras são mais bonitas, isso ninguém nega certo?

Mas se a gente colocar amarela demais, ou abaixo de 4000k, a iluminação fica prejudicada, e se colocar acima de 6000k também sabia? Pois elas apesar de serem fortes, pela cor da lâmpada ela vai detalhar menos o que você está vendo, tem gente que coloca xênon de 12000k um roxo, e pensa, ficou bonito, mas quando chega de noite, mesmo vendo que a lâmpada que colocou o facho da luz é distante, ou seja alcança uma distância muito boa, a iluminação é ruim, é difícil enxergar os detalhes quando estamos em movimento com o carro.

E aí entramos no ponto, qual seria a cor ideal, o 6000k é considerado o Branco puro, ou o mais bonito, mas ele por ser um branco intenso acaba também retirando detalhes do que está sendo iluminado, a cor ideal seria o 5500k, ela é branca, mas não tão intensa, e tem um pouco do amarelado, é muito pouco, mas acredite faz diferença. Se você quer uma lâmpada bonita, e ao mesmo tempo funcional, escolha a de 5500k, acredite, você não vai se arrepender.

Ok, escolhemos a cor da lâmpada, mas e os lumens? Em LED é um pouco mais complicado entender isso. Pois os vendedores normalmente colocam o lúmen TOTAL e muitas vezes fora da realidade, aí você pode pensar que uma lâmpada anunciada tem 5000 lumens cada uma e na verdade são 2500. Mas não pense que isso é pouco, e lá na frente vou falar o porquê, mas para você saber, as lâmpadas de LED que coloquei no carro, tem 1500 lumens cada, e ilumina demais, então não se apegue nesse detalhe, se tiver um mínimo de 1500 lumens você já vai ficar satisfeito.

E agora vamos falar um pouco dos modelos?

Modelos é o que não falta, olha essa foto que retirei do site aliexpress

E agora olha as fotos dessas outras 3 lâmpadas que vou colocar abaixo, 2 de marcas conhecidas de fabricantes de lâmpadas, e outra não tão conhecida, mas que são testadas e verificadas para uso no Brasil.

 

Puxa, ficou complicado a escolha né?  Em partes sim, mas algumas coisas que vou colocar, acredito que irá te ajudar a fazer a escolha.

A primeira coisa e a mais importante é tenha em mente que se ao colocar a lâmpada, e ela não iluminar, ou cegar os outros, retire. Segurança em primeiro lugar certo?

A segunda coisa, de preferência sempre para lâmpadas que não precisem de reator, que você possa instalar no lugar da original sem precisar adaptar nada.

Terceiro, fuja sempre, mas sempre de qualquer lâmpada que tenha uma ventoinha na parte de trás para “ajudar” na ventilação, se colocaram uma ventoinha é porque esquenta demais, e se ela parar, pode aquecer demais e estragar seu farol. Acredite, lâmpada boa esquenta, mas não precisa de ventoinha porque foi preparada para isso.

Terceiro, se realmente quer trocar as lâmpadas, não fique contando moedas, não existe milagre, lâmpada que custa na china 20 dólares, não é igual as lâmpadas da Philips, Osram ou K2on que podem custar quase 600 reais o par. tem um porque delas serem mais caras, e se quer realmente colocar led, então coloque leds que funcionem certo?

E outro ponto importante é o foco, e a linha de corte, no outro texto teremos fotos sobre isso certo?

Mas lâmpadas de led são diferentes, enquanto uma lâmpada de filamento ilumina 360 graus, uma lâmpada de led não faz isso, enquanto uma lâmpada de filamento tem um corte preciso na iluminação, uma lâmpada de led chinesa não tem, e isso muda muito, mas muito como ela funciona no carro.

Mas afinal o que é a linha de corte?

É só fazer o teste em casa: acenda a luz baixa do farol de seu carro em frente a uma parede. Você verá que há uma linha horizontal à esquerda e outra linha levemente inclinada à direita. É a chamada linha de corte, exigida por lei, projetada para não ofuscar a visão do carro que vem na direção contrária e, à direita, iluminar as sinalizações da estrada.

Se você nunca percebeu isso, repare quando tiver na estrada, seu farol, se estiver correto, não vai atrapalhar os motoristas, e você consegue ver iluminada as placas de transito, pois tudo foi projetado para que a iluminação do carro consiga ajudar, e não atrapalhar.

Mas quando falamos de LED as coisas mudam, leds, diferente das lâmpadas tradicionais, “atiram para um único ponto,” ou seja, o led aponta e não espalha, enquanto a lâmpada de filamento ela se espelha uniforme, e fica bem complicado fazer a tal linha em lâmpadas leds.

Se você pesquisar, vai ver que existem lâmpadas de led com até 5, CINCO leds, espalhados por toda a lâmpada e na parte da frente, e aí você pensa, é essa que eu quero, tem muitos leds e vai iluminar muito. Errado, ter mais leds não significa melhor iluminação, pelo contrário, essa lâmpada vai “atirar” para todos os lados do farol, e não vai iluminar nada, muito menos focar ou acertar o corte, vai cegar e espalhar luz de forma totalmente fora do padrão, e você também não vai gostar do resultado.

O que é muito difícil de conseguir é a famosa linha de corte, eu testei “apenas” 9 modelos da china, e todos, mas TODOS eles espalham a luz de qualquer jeito, era só alinhar o carro em uma parede, e ver 2 borrões apenas, nada de foco ou corte, na rua eu tinha apenas um farol muito brilhante, que iluminava pouco em distância e muito em largura e altura, resultado? Recebia farol alto toda hora de quem vinha ao contrário, e na chuva eu praticamente não tinha nenhuma iluminação, era como se eu tivesse apenas uma bexiga cheia de luz na frente do farol, com alcance curto.

Então sai procurando lâmpada, tinha que ter alguma que desse certo, eu queria colocar uma lâmpada de LED, não gosto da amarela e queria mais iluminação, mas não queria lâmpadas que atrapalhasse os outros motoristas.

E aí achei as da Philips, mas meu carro usa o soquete H11 e a Philips para farol tem apenas a H4, perguntei se a H11 que eles vendem como FOG serviria, ou o porquê não poderia ser instalada no farol, mas a resposta foi bem vazia, apenas disseram que a lâmpada H11 foi feita para farol de neblina, está, então me explica porque a Honda usa H11 no farol baixo e no milha então?

Não desisti, mas descobri que a H11 da Philips usa reator, então eu nesse momento resolvi descartar o modelo, pois eu queria uma que fosse apenas, tirar e colocar, e sem precisar colocar o reator. Mesmo assim resolvi testar, e ela ilumina muito bem, tem a linha de corte, e não atrapalha os outros motoristas, não sei porque eles colocaram apenas como neblina.

A Osran também fabrica e marca como FOG na H11, ou seja, parece que a lâmpada H11 para alguns fabricantes é apenas para neblina. Também perguntei para a Osran sobre a lâmpada, e pelo menos a resposta foi um pouco mais direta, que estão desenvolvendo a H11 para o farol e que em breve ela chega ao mercado. Não pude testar esse modelo ainda.

Continuando minha pesquisa encontrei as lâmpadas da K2on, e pensei, outra Xing ling, mas vou entrar em contato e ver o que consigo.

O resultado foi melhor do que eu esperava, no outro post vou falar sobre eles, pude conhecer os testes, o controle de qualidade e ver o porquê as lâmpadas deles tem um diferencial em relação as lâmpadas vendidas direto da china.

Recebi deles 1 par de LED 5500k modelo H11 para farol SEM PROJETOR, sim temos diferença até nisso para o led, farol que tem projetor usa uma lâmpada com 2 leds, e o farol comum usa de apenas 1 led, isso é muito importante para o foco e linha de corte, e também para não cegar os motoristas.

A primeira coisa que gostei é o fato dela não ter reator, ou seja, é tirar e colocar e pronto.

Em seguida ela tem regulagem de foco, para que ela tenha a linha de corte, como cada carro tem um conjunto ótico diferente, e pelo fato do LED ser uma lâmpada que não é 360 graus, ela possui um giro onde podemos regular a lâmpada para que ela fique na posição correta.

Apanhei um pouco para conseguir fazer a linha de corte idêntica da lâmpada tradicional, mas é possível, com elas ajustadas dá para perceber que ela não espalha na frente do farol, ela consegue iluminar de forma uniforme, e isso é muito importante.

Bom a diferença é absurda, mas isso vai para o próximo texto ok?

Abraços.

5 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia. Não tem a parte 2?
    Onde comprou a lâmpada? Tem fotos/vídeos?
    Estou com esse dilema no meu Kicks e gostaria de por uma lâmpada que realmente funcione. Meu farol é H11 também e não tem projetor.

    Se puder, faça um contato comigo. Obrigado.

    • Thiago, estou atrasado com o post, me desculpa, mas vou responder e semana q vem a parte 2 está no ar sem falta.

      Comprei a da K2on, depois dos testes vi que é a melhor depois da Philips, mas a Philips tem um valor muito alto, acima de 500,00. e as da K2on estão em torno de 250,00, conheci a fabrica e todos os testes deles, e testei no meu carro, um City 2017, e gostei muito, precisa só acertar o foco, que da pra fazer na lampada mesmo, e eles tem a opção para quem tem projetor e quem não tem. Testei as duas e gostei da versão com projetor no farol sem projetor, pois ela tem 2 leds, da pra fazer os ajustes e ilumina mais longe. não precisa adaptar nada, só tirar a sua e colocar a outra. você vai achar no Mercado livre, ou da uma olhada no site deles, http://k2on.com.br/ Abraços

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