Tempo para Leitura: 10 minutos

A LG apresentou ao mercado nacional seu mais recente smartphone premium, o LG G6. Que foi apresentado na MWC, em fevereiro.

O formato da tela 5.7 FullVision de proporção 18:9 é uma das grandes inovações desse lançamento, além da junção perfeita entre corpo, tela e as câmeras grande angulares, permitindo que o aparelho seja manipulado confortavelmente com uma única mão.

Acho interessante o novo formato, mas infelizmente não existe ainda filmes nem youtube preparado para esse tipo de tela, o resultado é tarjas pretas na tela. Nem mesmo nas TV´s que chegaram ao mercado na proporção 21:9 temos uma quantidade de filmes que faça valer a pena o investimento nesse tipo de tela, Ontem no evento me perguntaram sobre o formato no NetFlix, pois a LG disse que a Netflix está preparando conteúdo, mas o conteúdo que será feito pelo NetFlix é em HDR como novidade. já o formato 21:9 ou 18:9 já existe no Netflix, mas praticamente no seu conteúdo original, os filmes tradicionais ainda não tem esse formato e acredito que nem devam ter, mas eu, que gosto muito das produções do Netflix acho bem legal poder assistir no formato correto, onde temos muito mais informações do que no formato tradicional. Ponto para a LG

”O LG G6 oferece aos usuários uma nova experiência visual e ergonômica, pois combina a tela expandida com a conveniência da experiência de utilizar o dispositivo com uma mão só”, diz Bárbara Toscano, gerente executiva de marketing da LG Electronics do Brasil.

Com display de 5,7 polegadas FullVision QHD+ (resolução de 2.880 x 1.440) e tela de proporção 18:9, oferece mais espaço de visualização e permite que as pessoas tenham uma experiência mais imersiva ao assistir vídeos e jogar no dispositivo. As dimensões foram ergonomicamente desenhadas para garantir máximo conforto, além de compatibilidade com os conteúdos digitais cada vez mais diversos e numerosos nesse formato. Verdade seja dita, o G6 cabe muito bem na mão, mesmo com uma tela maior, ele com a proporção utilizada, consegue ser pequeno para ter conforto ao utilizar. Ponto para a LG.

“As combinações de uso são infinitas. O LG G6 com FullVision foi inspirado na filosofia de especialistas da indústria cinematográfica que acreditam que a tela em formato 18:9 seria a melhor solução para a visualização de conteúdos cinematográficos novos da era digital”, conta Bárbara.

Primeiro smartphone equipado com a tecnologia Dolby Vision, o LG G6 é compatível também com HDR 10, dois padrões de tecnologia de qualidade de imagem HDR (High Dynamic Range). Esses padrões possibilitam a exibição de uma gama maior de cores e de luminosidade, tornando mais vívidas as áreas mais escuras, assim como as mais brilhantes.

“Com o aumento nos tamanhos das telas dos smartphones e da velocidade da Internet, a LG decidiu apoiar dois padrões HDR para que os usuários tivessem acesso à maior quantidade possível de conteúdo. E, com o display 18:9 QHD+, o G6 oferece uma experiência de visualização cinematográfica de conteúdos da Netflix, Amazon e de outras grandes empresas de streaming que estão criando cada vez mais conteúdo em formato 18:9”, explica a gerente executiva de marketing.

“Em termos de hardware, o LG G6 está equipado com o Qualcomm® Snapdragon™ 821, uma das plataformas móveis mais inovadoras do mundo. O Snapdragon 821 foi desenvolvido para suportar conectividade de alta velocidade e gráficos melhorados, além de tornar a bateria do smartphone mais eficiente”, diz Alexandre Brunaldi, diretor comercial da Qualcomm Brasil. Aqui talvez um dos poucos pontos negativos do aparelho, para poder lançar o aparelho na MWC a LG sacrificou o hardware, e em vez de colocar o potente 835, adotou o 821 que apesar de ser um ótimo processador, está abaixo até do 830 lançado ano passado, acho que isso é um ponto ruim, apesar do aparelho estar redondo, consumidor brasileiro costuma comprar por ser fã da marca, ou por números, e pelo preço do aparelho ( vamos falar disso no fim do texto) que chegou  bem alto, o consumidor pode ter outras opções de escolha com hardware mais recente.

Fotos panorâmicas e formatos únicos para utilizar nas redes sociais

São duas câmeras principais de 13MP com ângulos de 71° e 125°, capaz de fazer fotos panorâmicas que as câmeras normais de celulares não conseguem. A câmera de selfie de 5MP e lente grande angular de 100°, permite que os usuários tirem selfies sem precisar de um bastão de selfie. Além disso, a câmera grande angular reduz a distorção nas bordas, criando imagens muito mais naturais. Não é novidade, a LG ja usa esse tipo de formato até no K10, mas é muito bom ver que o G6 recebeu essas lentes, faz realmente diferença na hora de tirar fotos.

Para uma experiência ainda melhor de câmera a LG traz o novo Modo Câmera Square. São 4 modos que irão tornar mais fácil e ágil tirar suas fotos e postar nas redes sociais. As fotos mais recentes tiradas com o LG G6 aparecem em uma janela em modo de filme, o que significa que não há necessidade de acessar a galeria de fotos para visualizá-las. Essa função chamada de Captura Instantânea divide o display 18:9 em dois quadrados idênticos. Além disso, é possível fazer fotos perfeitamente quadradas em proporção 1:1, ideais para aplicativos de mídia social como as redes Instagram, Snapchat entre outras. Além disso, pode-se editar em uma janela e carregar as fotografias em outra imediatamente após a captura da imagem. Outros formatos também estão disponíveis como 4:3, 16:9 e 18:9. Além disso, pode-se criar GIFs combinando de duas até cem fotos da galeria.

Design sofisticado e resistente

Esculpido em alumínio e vidro, seu acabamento elegante está disponível nas cores Platinum e Astro Black, tem design minimalista e é absolutamente suave ao toque. A moldura de metal em torno do perímetro do celular transmite solidez e o acabamento é fosco. A parte traseira é plana, de modo que o usuário não precise se preocupar com a saliência da câmera nem em evitar impactos. Realmente o G6 está mito bem construído, e bonito, metal e vidro deixam o aparelho com um ar sofisticado e ao mesmo tempo leve.

A borda superior estreita foi minimizada com a reorganização da câmera, sensor e alto-falante que agora ficam em uma fileira única na parte de cima da frente do celular. As bordas arredondadas do corpo e do display não só unificam o design como atuam para distribuir e diminuir a força de impacto em caso de queda do celular.

Resistente à água e poeira, o LG G6 possui a certificação IP68, com isso não sofre danos submerso na água até um metro e meio de profundidade e por um período de até meia hora. Além de atender padrões de testes internacionais de segurança e durabilidade, o dispositivo resiste ainda a testes mais avançados de alta temperatura, utilizando uma tecnologia exclusiva responsável por dissipar o calor por meio de uma tubulação interna. A inovação, para dispersar de maneira eficiente a temperatura, deixa os componentes com maior probabilidade de superaquecimento bem distantes uns dos outros.

Google Assistant e Apps exclusivos

O LG G6 vem com o Google Assistente integrado. A LG trabalhou em estreita parceria com a Google para ter a certeza de oferecer uma excelente experiência assim que o produto sai da caixa. Ele funciona de forma intuitiva e harmônica com os aplicativos da LG e ajuda os usuários a obter respostas mais rápidas, gerenciar tarefas cotidianas, curtir músicas e vídeos, além de fazer buscas de forma rápida e eficiente. Quanto mais o Google Assistente é utilizado, mais personalizado se torna, pois passa a conhecer melhor os hábitos e necessidades dos usuários graças a sua inteligência artificial remota.

Como o smartphone foi desenvolvido para acompanhar o usuário em todos os lugares, oferece aplicativos embarcados exclusivos. É possível abrir uma janela de recebimento de ligações ao lado do aplicativo de calendário ou abrir a galeria de fotos junto com o aplicativo de mensagens. A função Collage Wallpaper permite unir várias fotos quadradas para criar uma montagem e usá-la como papel de parede na tela de bloqueio. O usuário consegue também digitar uma anotação de um lado e navegar na web do outro. Ou, no aplicativo de calendário, virar o G6 horizontalmente para ver o calendário na janela da esquerda e uma agenda detalhada na janela da direita.

 Quem comprar o LG G6 ainda conta com o Game Collection. São recompensas incríveis nos jogos Temple Run 2, Spider-Man Unlimited, Crossy Road, SimCity BuildIt, Cookie Jam e Genies & Gems – que na Google Play sairiam por mais de R$ 600. Além disso, os jogos aproveitam ao máximo o display FullVision imersivo do LG G6 e a facilidade de usar o aparelho com uma só mão!

O LG G6 já começa a ser vendido a partir do dia 26 de abril.

Principais especificações do LG G6:

  • chipset: Processador Qualcomm® Snapdragon™ 821 de 2.35GHz
  • Display: Display de 5,7 polegadas FullVision 18:9 QHD + (2.880 x 1.440 / 564ppi)
  • Memória: interna de 32GB (expansível até 2TB) e RAM de 4GB
  • Câmera: Selfie grande angular de 5MP (F2.2 / 100°)

Duas câmeras principais: 13MP grande angular (F2.4 / 125°) + 13MP Padrão OIS 2.0 (F1.8 / 71°)

  • Bateria: 3.230mAh (não removível)
  • Sistema operacional: Android 7.0 Nougat
  • Dimensões: 148,9 x 71,9 x 7,9mm
  • Peso: 163 gramas
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 a, b, g, n, ac

Bluetooth 4.2 BLE

NFC

USB Tipo-C 2.0 (compatível com 3.1)

  • Cores: Platinum e Astro Black
  • Outras características: Resistente à água e poeira com certificação IP68

Sensor de impressão digital

Dolby Vision™ e HDR10 compatível

Qualcomm Quick Charge™ 3.0

LG  UX 6.0

Bom impossível a gente não considerar o preço, mas antes vamos falar dos pontos positivos e negativos do aparelho, mas sem testar o produto, então esses pontos são apenas sobre a chegada do produto no Brasil.

Pontos Positivos:

Tem entrada para Fone de Ouvido;

Tem um bom conjunto de lentes;

É rápido;

Está muito bonito;

Ótima tela.

Pontos negativos, terei que explicar alguns.

O LG G6 tem um modulo interno de som HI-FI, mas os fones de ouvido que vem com ele são os comuns, os mais simples, isso é um ponto bem negativo pra mim, pois ao colocar um processador de som de qualidade extrema e não permitir ao usuário poder usar esse recurso colocando um fone ruim na caixa, perde a chance de fazer o consumidor querer investir em um fone de qualidade superior, pois não terá testado esse áudio de alta qualidade.

Ser single chip, outro ponto negativo, todos os Premiuns do mercado, ( Samsung, Motorola, Sony) de valor semelhante são dual chip, e para esse tipo de consumidor não é apenas um luxo, pois pode ser usado como linha particular e comercial, e como um chip extra na hora de viajar, acho que a LG pecou nesse sentido.

Ter apenas 32 gb de espaço. realmente eu não entendi, aparelhos do mesmo patamar ja vem com 64gb de espaço, e a LG dando um pacote generoso de ofertas na Loja do Google, acaba sacrificando boa parte desse espaço, já que muita coisa não pode ser colocada no cartão de memória.

Resumindo os pontos negativos do G6 são:

Fone de ouvido básico;

Ser single Chip;

Ter apenas 32gb de espaço interno.

Considerações finais, Não testei o aparelho para falar de performance, mas pelo pouco que eu mexi o aparelho está redondo, fluindo bem com os apps básicos, e quando ele chegar para testes em alguns dias poderemos fazer os testes com o uso real, eu acho que não devemos ter problemas com isso, mas não sei falar se a bateria irá suportar um dia de trabalho.

Mas a pergunta que todos fizeram, o preço, e ai eu não tenho como não fazer comparativos.

R$ 3.999,00 valor extremamente alto para o G6, e vamos ver isso agora.

Acho que todo fabricante, tem que ter seu aparelho PREMIUM, mas isso não tem que se justificar em preço, e sim em hardware.

O G6 é o Premium da LG, mas não é o aparelho mais completo do mercado, e não tem o hardware mais recente, usa um processador lançado no ano passado, não que isso seja algo ruim, mas não justifica o valor elevado do aparelho.

Temos hoje o Aparelho da Sony e da Samsung que usam o processador 835, mais recente da Qualcomm, e como o da Sony não veio para o Brasil, temos que comparar com o Samsung e até com o Moto Z o G6 certo ?

Então vamos falar APENAS de preço cheio, não vamos entrar nos descontos, pois não temos os valores com desconto no G6

O MOTO Z com PROJETOR e Snap de Bateria Ou com a câmera Hasselblad na loja OFICIAL da Motorola, custa R$ 3.699,00

O MOTO Z puro sem snaps Custa 2.199,00

Vamos comparar, a Diferença do processador 820 do Moto Z para o 820 do G6 é muito pouco a melhora de performance desses processadores entre si. E a Linha Moto Z tem 64gb de espaço interno e é dual chip

O Galaxy S8 custa o mesmo valor, 3999,00 e o S8 Plus custa 4399,00 e tem o processador 835 e 64gb de espaço e dual chip

Entendo que a LG tenha suas câmeras como diferencial em relação aos dois concorrentes, mas isso não justifica o preço.

Colocar o G6 MAIS caro que o MOTO Z, e no mesmo preço do S8 que tem um hardware superior acho que foi um tiro no pé.

Qualquer aparelho, eu acho muito caro acima dos 2500,00 independente da marca, mas ao colocar seu aparelho no mesmo patamar de preço de aparelho que tem um hardware acima, e não estou defendendo a Samsung aqui, pois também acho o S8 com um preço irreal, mas é impossível a gente não colocar os 3 aparelhos lado a lado para comparação, e o G6 acaba perdendo para o S8 e para o MOTO Z, então o preço teria que ser mais baixo.

É complicado entender como uma empresa define preços para o mercado, mas ao mesmo tempo, eu não entendo como  a empresa coloca seu produto PREMIUM que mesmo sendo um ótimo produto, está abaixo de outros modelos do mercado, com preço igual.

Espero que a LG reveja urgente esse preço, pois o G6 tem tudo para ser um sucesso de vendas, mas com preço compatível com o produto, ou a LG pode ter que amargar pelo segundo ano seguido, péssimas vendas, como foi com o G5 que era lá fora um ótimo aparelho e para o Brasil veio capado.

O consumidor Brasileiro, compra em quase 60% das vezes se baseando nas especificações do produto, seguido do preço e depois amor pela marca. ainda mais quando estamos falando de 4 mil reais.

Na minha modesta visão, o LG G6 tem um preço MÁXIMO de 2.900,00 em seu lançamento, e depois o preço ajustado para a realidade de onde ele se encaixa que seria na faixa de 2300,00 até 2500,00. E isso meus amigos não é ofender o produto, e saber colocar o produto baseado no que ele é no espaço dele, pois não adianta você criar um belo produto, mas que todos sabem que ele briga com o produto X, e colocar o preço de produto Z, mas sabendo que não briga com o produto Z.

Enfim, o tempo dirá se estou certo nas minhas considerações, no G5 e no Moto Z eu acertei, vamos ver se o G6 se ajusta, se sim ira vender muito, senão será mais um belo produto que por erro de preço acabou sendo deixado de lado pelo consumidor brasileiro, que hoje dá valor ao dinheiro que gasta em um produto, independente da classe social.

Como eu disse acima o G6 está muito bem feito, mas se a LG não abaixar rapidamente o valor para onde ele se enquadra, não vai vender como ela espera.

Abraços a todos e o Review do G6 sai em alguns dias.

E esqueci, antes que vocês me perguntem, eu compraria?

No preço de R$ 3.999,00 não. não acho que ele vale esse valor.

Mas se o aparelho tivesse em pouco tempo o preço acertado para até R$ 2500,00 eu iria olhar sim e considerar para compra, pois seria um ótimo preço pelo produto que é bem feito, rápido e bonito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.