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A Ford traz ao Brasil o Novo Fusion Hybrid com a mais moderna tecnologia que combina os motores elétrico e a combustão. Essa nova geração de veículo, de alta economia e menores emissões, avança no conceito de sustentabilidade que ganha espaço no mundo como alternativa de transporte.

Sucesso nos Estados Unidos, essa versão da linha líder do mercado de automóveis do segmento de luxo no Brasil chega com um diferencial importante: é o veículo com menor consumo de combustível do País, segundo o Inmetro/Conpet – 16,8 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada.

Primeiro híbrido total no Brasil, o Fusion Hybrid surpreende mais uma vez na nova geração. Mais que um automóvel eficiente e “limpo”, ele inova também no design, desempenho, segurança e conforto, com diversas tecnologias inteligentes a bordo. Acima de tudo, é um carro que entrega muita satisfação ao dirigir, combinando economia de combustível e baixo nível de emissões com o mais alto padrão de tecnologia e conforto.

“O Novo Ford Fusion Hybrid é um carro para clientes bem informados, que buscam algo mais de um veículo. É um produto integrado na nova tendência do luxo, que sabe combinar qualidade e elegância com simplicidade e sustentabilidade”, diz Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford.

Tecnologia avançada

O Fusion Hybrid completa a linha do sedã de luxo, junto com os modelos 2.0 EcoBoost e 2.5 Flex. É um carro diferenciado sob todos os aspectos. Tem um design sofisticado que une classe, personalidade e interior requintado. A sua nova propulsão híbrida é resultado de uma tecnologia testada e refinada em vários anos no mercado, que também conta com a estrutura de suporte técnico da marca no País.

Seu sistema propulsor foi aprimorado com uma avançada bateria de íons de lítio, 23 kg mais leve e mais potente, um novo motor 2.0 a gasolina de ciclo Atkinson e um novo motor elétrico, que geram uma potência combinada de 190 cv. Entre outras novidades, esse conjunto permite ao carro acelerar até 100 km/h usando somente o modo elétrico.

O sistema de frenagem regenerativo recupera até 95% da energia perdida nos freios. A transmissão continuamente variável e-CVT, controlada eletronicamente, gerencia a energia dos motores a gasolina e elétrico. A direção e o ar-condicionado com acionamento elétrico também contribuem para a economia de combustível.

Ele avança também na interatividade, com vários recursos inteligentes que informam e orientam o motorista sobre a melhor forma de aproveitar toda a sua tecnologia. Seu painel de instrumentos “Smartgauge” conta com duas telas de LCD configuráveis e o “Ecoguide”, tela que ensina a dirigir de modo mais sustentável usando grafismos de folhas que aumentam ou diminuem junto com a eficiência no uso da energia.

Preço vantajoso

​         O Fusion Hybrid é mais um exemplo da filosofia da Ford de tornar as novas tecnologias mais acessíveis para o mercado. A nova geração teve seu preço reduzido em relação à versão anterior e custa R$124.990, altamente vantajoso frente aos dois modelos híbridos concorrentes anunciados no Brasil.

“Nenhum outro veículo oferece um conjunto tão completo e avançado de equipamentos na mesma faixa de preço”, diz Oswaldo Ramos.

Com o novo modelo, a Ford reforça o seu compromisso de dar poder de escolha para os consumidores, com motores que oferecem diferentes opções energéticas com o máximo de eficiência. O Novo Fusion 2.5 Flex, primeira versão bicombustível da linha no mundo, traz uma proposta de luxo associada com flexibilidade. O Novo Fusion EcoBoost 2.0 combina luxo com potência. E o Novo Fusion Hybrid leva a um novo nível a união do luxo com a sustentabilidade.

Requinte e segurança

O Fusion Hybrid tem classificação máxima de segurança. Além de 8 airbags, vem com sistema de estacionamento automático, câmera de ré, sistema de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de colisão, sistema de monitoramento de pontos cegos com alerta de tráfego cruzado, assistente de partida em rampa e sistema Advance Trac com controle eletrônico de estabilidade e tração.

A lista de tecnologias voltadas para o conforto também é grande. Tem sistema SYNC com tela touch-screen de 8 polegadas e comandos de voz em português, painel com telas configuráveis MyFord Touch, sistema de acesso inteligente e partida sem chave e ar-condicionado automático digital com controles individuais para o motorista e o passageiro.

Bancos com ajuste elétrico em 10 posições e três memórias, espelhos retrovisores elétricos com três memórias, farol alto automático, sensor de chuva, tomada de 110 V e teto solar elétrico são outros itens de série.

O Novo Ford Fusion Hybrid é o carro com maior eficiência energética do Brasil, segundo a classificação do Inmetro/Conpet, com consumo de 16,8 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada. Ele lidera o ranking de economia, não só nos sedãs de luxo como entre todas as categorias do mercado, e também é uma referência em emissões.

Na nova geração, seu sistema propulsor foi aprimorado com uma avançada bateria de íons de lítio, mais leve e potente, um novo motor 2.0 a gasolina de ciclo Atkinson e um novo motor elétrico capaz de levar o carro a 100 km/h usando somente eletricidade, ampliando o limite que antes era de 75 km/h.

Vários outros sistemas inteligentes contribuem para a sua eficiência energética. Além de freios regenerativos, que recuperam a energia despendida nas frenagens para carregar as baterias, ele tem transmissão elétrica continuamente variável e-CVT e direção elétrica.

O compressor elétrico do ar-condicionado foi especialmente desenhado para veículos elétricos. Ele mantém a climatização eficiente da cabine e é alimentado diretamente pela bateria de alta tensão. As bombas de água usadas na refrigeração do motor e no sistema de controle de conversão de tensão também são elétricas. O sistema de controle de conversão de tensão e o módulo de controle do motor foram igualmente aprimorados.

Motores e transmissão

O novo motor a gasolina 2.0 de ciclo Atkinson tem comando de válvula variável (iVCT), potência de 145 cv (@ 6.000 rpm) e torque de 177 Nm (@ 4.250 rpm). O motor elétrico tem potência 88 kW e torque de 240 Nm. Os dois juntos geram uma potência combinada de 190 cv, que acelera o veículo de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos. A aceleração de 80 a 100 km/h é feita em 6,3 segundos.

A avançada bateria de íons de lítio é mais leve e potente que as de níquel-metal e não exige manutenção regular. Ela pesa apenas 42 kg – 23 kg a menos que a anterior –, é autorrecarregável e conta com 8 anos de garantia.

A transmissão continuamente variável e-CVT, controlada eletronicamente, gerencia a energia dos motores a gasolina e elétrico. Ela maximiza a eficiência e conta com um sistema de redução de velocidade em descidas acionado por um botão na manopla.

Freios regenerativos

O sistema de frenagem regenerativo recupera até 95% da energia perdida nos freios e contribui para a economia de combustível. Quando o pedal do freio é pressionado, ele inicialmente simula a ação do freio-motor, segurando o veículo, e em seguida entra no modo de regeneração. “Só no estágio final os freios de atrito entram em ação. É um sistema inteligente que combina eficiência energética e segurança, transmitindo a sensação de confiança e comando”, explica Robson Jardim, supevisor de Engenharia Veicular da Ford.

Para refinar essa sensação e entregar a mesma modulação de força que o motorista está acostumado ao usar os freios convencionais, o Novo Fusion Hybrid conta com um simulador de atuação de freios no pedal. Ele comanda a força de desaceleração de acordo com a posição do pedal do freio.

Tecnologia madura

O sucesso de vendas do Novo Fusion Hybrid nos Estados Unidos mostra o avanço de uma nova visão da eletrificação no mercado global. Ele representa o amadurecimento do conceito de mobilidade e a conscientização das vantagens que a tecnologia oferece. A experiência bem-sucedida do modelo no mercado aumenta a confiança dos consumidores que buscam uma alternativa de transporte mais sustentável e eficiente, sem abrir mão da sofisticação e conforto.

A garantia de 8 anos oferecida para a bateria é um ítem que aumenta a confiança na eficiência e durabilidade do veículo.

O Novo Fusion Hybrid conta com o sistema de segurança mais avançado do mercado, classificado com a nota máxima de 5 estrelas nos testes da NHTSA, agência norte-americana de segurança veicular. Além de 8 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho), ele tem o arsenal mais completo de tecnologias de assistência ao motorista para tornar a direção fácil e segura em todas as situações.

O novo híbrido vem equipado com sistema de estacionamento automático, câmera de ré, sistema de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de colisão, sistema de monitoramento de pontos cegos com alerta de tráfego cruzado, assistente de partida em rampa e sistema Advance Trac com controle eletrônico de estabilidade e tração.

Estacionamento automático

O sistema de estacionamento automático é um recurso que o motorista incorpora rapidamente aos seus hábitos de dirigir. Formado por um conjunto de sensores e câmera de ré, ele informa quando uma vaga adequada é encontrada e manobra o volante automaticamente na baliza. O motorista precisa apenas acelerar ou frear, seguindo as orientações.

O sistema de permanência em faixa utiliza uma câmera dianteira para identificar as faixas na pista. Quando o veículo ultrapassa a faixa sem que a luz de pisca tenha sido acionada, ele ativa um alerta sonoro e uma vibração no volante, ao mesmo tempo em que oferece uma leve assistência na direção para preservar a trajetória.

Piloto automático adaptativo

O piloto automático adaptativo ajusta automaticamente a velocidade para manter uma distância segura do carro da frente. Já o alerta de colisão projeta uma trilha de LEDs vermelhos no para-brisa e um sinal sonoro ao detectar uma situação de risco, ao mesmo tempo em que silencia automaticamente o áudio dos alto-falantes. Além disso, faz o pré-carregamento dos freios para uma resposta máxima.

O sistema de monitoramento de pontos cegos alerta o motorista da presença de outro veículo nas áreas não cobertas pelos retrovisores, por meio de sensores instalados nos para-choques traseiro e dianteiro. Além de acender uma luz no retrovisor correspondente, ele aciona um aviso no computador de bordo.

O alerta de tráfego cruzado atua de modo semelhante para ajudar nas manobras de marcha à ré. Ele avisa o motorista da aproximação de veículos pela lateral com um aviso sonoro e uma mensagem no computador de bordo.

Além de contar com uma série de tecnologias inteligentes, o Novo Fusion Hybrid ensina o motorista a usá-las de forma simples e intuitiva, avançando na interatividade. O seu painel de instrumentos “Smartgauge” inclui duas telas de LCD ao lado do velocímetro, configuráveis em cinco níveis com diferentes tipos de informação. Um de seus modos é o “Ecoguide”, que mostra como dirigir de maneira mais sustentável, aumentando a quantidade de “folhas de eficiência” na tela.

A informação mostrada no painel obedece a quatro níveis, respeitando a interatividade desejada pelo motorista. O primeiro nível simplesmente informa, mostrando o essencial. O segundo esclarece, aconselhando ou fornecendo informações para tomada de decisão. O terceiro é de ativação, influenciando e chamando a atenção para as ações. O quarto nível é de autorização.

O sistema My View, personalizável pelo motorista, traz várias informações, como: autonomia estimada, consumo médio e instantâneo, nível de combustível, carga da bateria de alta tensão, potência dos motores, uso de potência do sistema, consumo de energia dos acessórios e histórico do consumo de combustível.

A tela touch-screen de 8 polegados no painel também conta com uma função específica para mostrar o fluxo de energia. Ela indica o uso e o consumo dos motores a combustão e elétrico, da bateria e dos acessórios. Assim, o motorista tem uma visão geral de como está sendo gasta a energia.

Outro recurso é o “Cruise Control”, que economiza energia promovendo uma aceleração mais gradual em comparação com o piloto automático tradicional. Ele também tem capacidade de monitorar as características do terreno para poupar combustível: quando o veículo entra em uma subida, reduz temporariamente a velocidade programada até retornar ao plano.

O EV+ é um sistema inteligente que reconhece os destinos mais frequentes do veículo, após duas a quatro semanas de uso, para auxiliar no modo mais eficiente de direção. Ele é ativado automaticamente e sinalizado no painel.

Tecnologia para o conforto

Requintado e completo, o Novo Fusion Hybrid conta com uma lista de equipamentos só comparável a veículos de altíssimo luxo, muito mais caros. Ele traz os equipamentos mais avançados disponíveis hoje na linha Ford, muitos deles exclusivos no mercado.

Um exemplo é o sistema de conectividade SYNC, com tela touch-screen de 8 polegadas e comandos de voz em português para operação do sistema de navegação e funções de áudio, ar-condicionado, navegador e telefone, com grande praticidade e segurança. Além de conexão Bluetooth, conta com duas entradas USB, leitor de cartão de memória, entrada de áudio/vídeo RCA e controles de áudio no volante.

O sistema MyFord Touch permite configurar as informações exibidas nas duas telas de LCD de 4,2 polegadas do painel, por comandos no volante. Com o sistema de acesso inteligente por sensores, basta estar com a chave no bolso para a porta destravar ao se aproximar do carro. A partida é feita de forma silenciosa, pelo botão Ford Power. Uma luz no painel indica que o veículo está pronto para sair.

Outra novidade é o sistema de cancelamento de ruídos. Três microfones no teto do veículo capturam os ruídos e os alto-falantes emitem um sinal de mesma frequência para cancelar os sons indesejados.

O ar-condicionado automático digital oferece controles individuais de temperatura para o motorista e o passageiro. Os bancos têm ajuste elétrico em 10 posições e três memórias. Os espelhos retrovisores elétricos também dispõem de três memórias.

Equipamentos

O Fusion Hybrid é oferecido em versão única e completa. Ele vem equipado com: sistema SYNC com MyFord Touch com tela touch-screen de 8 polegadas e comandos de voz em português, painel com telas configuráveis, sistema de estacionamento automático, ar-condicionado automático digital com controles individuais de temperatura para o motorista e o passageiro, bancos com ajuste elétrico em 10 posições e três memórias e espelhos retrovisores elétricos com três memórias.

Traz ainda: controle eletrônico de estabilidade e tração, sistema de permanência em faixa, alerta de colisão, piloto automático adaptativo, sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, farol alto automático, sensor de chuva, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, tomada de 110 V e teto solar elétrico.

NOVO FORD FUSION HYBRID

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Tipo:………………………………………………… sedã grande

Nº portas:………………………………………… 4

Nº passageiros:………………………………. 5

 

Motor:…………………………………………….. 2.0 I4 HEV Ciclo Atkinson iVCT

Número/disposição cilindros:…………. 4 em linha

Cilindrada (cm3):…………………………….. 2.0 L (1.999 cm3)

Diâmetro do cilindro (mm):……………… 87,5

Curso dos embolos (mm):……………….. 83,1

Válvulas:…………………………………………. 16

Taxa de compressão:……………………… 12,3:1

Combustível:…………………………………… Gasolina

Rotação de marcha lenta:………………. 1.160 rpm

Rotação máxima:……………………………. 6.000 rpm

Potência máxima:…………………………… 145 cv @ 6.000 rpm

Torque máximo:………………………………. 177 Nm @ 4.250 rpm

 

Motor elétrico

Potência máxima:…………………………… 88 kW

Torque máximo:………………………………. 240 Nm

Potência máxima combinada:………… 190 cv

Bateria de tração:………………………….. íon-lítio

Desempenho

Aceleração 0 a 100 km/h (s):…………… 9,3

Consumo (km/l)

Urbano:…………………………………………… 16,8 (E22)

Estrada:…………………………………………… 16,9 (E22)

(norma INMETRO/CONPET)

Transmissão

Modelo:…………………………………………… Automática e-CVT (1 a frente e 1 à ré)

Relação final:…………………………………. 2,57:1

Freios

De serviço:……………………………………… A disco nas 4 rodas com ABS e distribuição

                                                                  eletrônica de frenagem, bomba de vácuo elétrica

                                                                  e frenagem regenerativa para recuperação de

                                                                  energia

De estacionamento:……………………….. elétrico

Suspensão

Dianteira:………………………………………… Independente tipo (SLA) Short–Long Arm,

                                                                  com barra estabilizadora, amortecedores

                                                                  pressurizados e molas helicoidais

Traseira:………………………………………….. Independente tipo ControLink com barra

                                                                  estabilizadora, amortecedores pressurizados

                                                                  e molas helicoidais

 

Direção

Tipo:………………………………………………… Pinhão e cremalheira assistida eletricamente

Rodas:……………………………………………. 18″x8″

Pneus:……………………………………………. P235/45 R18

 

Dimensões (mm)

Distância entre-eixos:…………………….. 2.850

Comprimento total:………………………….. 4.871

Largura com espelhos:…………………… 2.130

Largura com espelhos dobrados:……. 1.911

Altura:……………………………………………… 1.474

Balanço dianteiro:…………………………… 998

Balanço traseiro:…………………………….. 1.087

 

Pesos (kg)

Peso em ordem de marcha:……………. 1.650

Peso bruto total:……………………………… 2.036

Capacidade de carga:…………………….. 386

Peso máximo no eixo dianteiro:……… 1.095

Peso máximo no eixo traseiro:………… 1.030

Capacidades (L)

Porta-malas:……………………………………. 392

Tanque de combustível:…………………. 52,7

1 COMENTÁRIO

  1. É espetacular um automóvel que alia a sustentabilidade com o conforto, a segurança e o requinte que até os consumidores mais exigentes irão se surpreender! Parabéns pelo artigo Max!

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