Tempo para Leitura: 2 minutos

McLaren-Limpador-Parabrisa

A companhia britânica McLaren, famosa por seus carros superesportivos e seu envolvimento com a Formula 1 está decida a eliminar 1 item dos seus carros: Limpador de parabrisas. A empresa está trabalhando num sistema de limpeza de vidro que irá eliminar a necessidade do sistema mecânico atual.

O motivo disso? Limpadores precisam de espaço e sistemas mecânicos para o funcionamento e por serem mecanismos externos, chegam a ser um problema aerodinâmico. Lembrem-se, não estamos falando de carros urbanos e sim de supercarros que facilmente passam 200km/h, chegando à velocidades de 350km/h. Quem ja chegou de carro em velocidades mais altas sabe como ficam os limpadores, parece que serão arrancados do carro.

E como esse sistema irá funcionar? Eles vão usar ondas de som de alta frequência, parecidas com os ultrassons de bebês, para criar pequenas vibrações no vidro do carro e repelir a água da chuva, e não somente água, o sistema irá repelir qualquer sujeira ou mosquitos dos vidros. Não é uma tecnologia nova, já é algo usado por caças militares, mas a McLaren é a primera montadora a levar a tecnologia para o mercado automobilístico.

Nas palavras do chefe de design Frank Stephenson ao The Sunday Times: “é um sistema eletrônico que nunca falha” e não deixa nada grudado no parabrisa.

Porém, não espere que isso esteja disponível tão rapidamente, os primeiros carros a usarem o sistema não chegarão ao mercado antes de 2015. Será que até 2020 os modelos de entrada já estarão com a tecnologia? Já pensou, nunca mais ter que se preocupar com sujeiras nos vidros, ou regular a frequência do limpador? Neve? Poeira? Mosquitos?

fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.