Tempo para Leitura: 3 minutos

Em um mundo que não dispensa tecnologias, se torna cada vez mais essencial saber como elas realmente funcionam. As linguagens de programação são uma boa porta de entrada para esse mundo (e também para as áreas de desenvolvimento de grandes empresas). Se só de pensar em aprender a programar, você já fica com dor de cabeça, saiba que existe uma linguagem que foi feita para você.

Aprenda Python voltado para Data Science e Machine Learning

Python é uma linguagem de programação conhecida por características que a fazem ser uma linguagem ágil, objetiva e fácil de aprender. Para quem está se iniciando na programação, ela é a linguagem indicada para um primeiro aprendizado. E é também por esse motivo que empresas e pessoas a estão procurando cada vez mais.

A linguagem, criada em 1991, é orientada a objetos e possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e sem fins lucrativos. Seu público-alvo é todo mundo que queira aprender a programar de forma simples: universitários, empresas e até mesmo para fins pessoais. Não bastasse sua simplicidade, elencamos outros motivos para você começar a investir agora mesmo no aprendizado dessa linguagem. Confira!

1.  Python é mais simples do que parece

O Python é uma linguagem de alto nível, o que faz com que você não tenha que saber outras linguagens para trabalhar com ela, facilitando o trabalho de quem a utiliza. A lógica usada para programar, muito parecida com a lógica que também usamos para nos comunicar em língua portuguesa, pode ser aplicada diretamente ao código.

É uma linguagem simples porque requer menos código para concluir algumas tarefas básicas; é de fonte livre e aberta e possui uma grande comunidade de apoio para seus desenvolvedores. Com apenas uma linha de código, é possível determinar uma sequência e montar uma lista.

2. Python pode ser aplicado em variados contextos

Não é porque é uma linguagem simples que o Python não pode ser usado de forma robusta. Google, YouTube, Disney, NASA e IBM são empresas gigantes que abusam dessa linguagem dentro de suas organizações.  Alguns exemplos de usos diversos da linguagem são: back-end de sistemas web, ciência de dados, machine learning, simulações, entre outros. Se você quer crescer junto com o mercado e fazer parte desse cenário de empresas gigantes, é essencial que desenvolva suas habilidades em Python.

3. Sintaxe fácil de aprender

Nem toda linguagem de programação possui regras difíceis de serem compreendidas e seguidas. Não é à toa que, toda hora, ressaltamos o fato de que Python é uma linguagem simples. Quer um exemplo prático? Nessa linguagem, um comando termina quando a linha acaba. Isso significa que as regras ou exigências do Python são reduzidas; uma linha de código é suficiente para executar tarefas que, em outras linguagens, precisam de três linhas, no mínimo. Com Python, as chances de erro do programador são menores!

4. Uma multiplataforma

Por ser uma linguagem interpretada, e não compilada, o Python roda em diferentes plataformas – basta ter um interpretador para processar o código. Ao invés de ser processada por um compilador para um formato específico, o código-fonte é lido por um interpretador e convertido em código executável por uma máquina. Saiba aqui como desenvolver aplicações comerciais para diferentes tipos de plataforma!

5. Uma comunidade abrangente

É sempre de grande ajuda contar com relatos e suporte de uma comunidade voltada para a linguagem de programação, né? Principalmente se você está desenvolvendo um projeto com o auxílio de Python. E essa comunidade existe, você pode acessá-la aqui! Se preferir, também pode acessar uma extensa documentação oficial, feita por programadores durante o desenvolvimento da linguagem. É a comunidade em volta do Python que faz com que a linguagem seja tão democrática.

Por isso, não dá para deixar de aprender essa linguagem, ainda mais se você pretende se manter atualizado para o mercado de trabalho. Listamos, abaixo, alguns cursos para quem já pretende se iniciar na arte do Python; para quem não quer perder tempo em incrementar o currículo e trabalhar em grandes empresas.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.