Tempo para Leitura: 6 minutos

E no dia de ontem, todas as esperanças de que um dia a Nokia teria um Android foram para o espaço, quando a Microsoft anunciou a compra da divisão de celulares e patentes da Nokia.

Eu sempre torci para a Nokia tentar o Android, sempre.

A Nokia que já foi líder absoluta do mercado, parou no tempo e no Symbian, e eu por 3 anos bati na tecla precisa mudar, precisa evoluir, o sistema estava velho e não tinha força para se manter no mercado.

Apple tinha domínio com seu próprio sistema, e praticamente todos os outros fabricantes, viram no Android a única chance de brigar com a Apple, MENOS a Nokia, que achava que seria apenas mais do mesmo se ela entrasse no barco.

Resolveu então tentar apostar em um sistema fora do padrão que a esmagadora maioria dos consumidores tinha adotado, e em parceria com a Microsoft, resolveu tentar emplacar nos seus ótimos aparelhos, o Windows Phone.

Para a Microsoft era a chance de mais uma vez tentar colocar seu sistema móvel no mercado, já tinha tentando outras vezes com HTC, Samsung, o Windows Mobile, que nunca conseguiu emplacar, eu mesmo tive 2 aparelhos em testes e era péssimo. Tentou colocar o Windows no celular e não deu muito certo.

Para a Nokia era a chance que precisava para matar o velho sistema e mostrar que tinha força para que, com novos produtos, voltar a brigar pelo topo, pois a queda da Nokia foi absurdamente rápida, depois do Android ficar popular.

Mas eu, na minha simples visão, sempre achei um erro, e falei diversas vezes aqui no blog.

Apostar todas as fichas em um ecossistema novo, sem nenhuma base, e não ter nada para se amparar seria o risco que ou salvaria, ou mataria a empresa, e eu disse que ela iria morrer se apostasse tudo no WP.

Bom, como não sou ninguém, apenas vi a coisa ir de mal a pior em poucos anos, mas porquê?

Em vez de fazer como TODOS os outros fabricantes, que apostaram nos dois sistemas, Android e WP, ou seja, deram chance para os dois novos sistemas do mercado, e não apenas para um dos dois, pois desta forma o risco seria de 50% e ainda daria para arrumar a casa rápido, se um dos dois não tivesse apelo com o consumidor.

Mas a Nokia resolveu que seria diferente, e que o Windows Phone seria o grande sistema da atualidade, e pagou o preço. Pagou caro!!!

A Marca não só praticamente sumiu do mercado de grandes aparelhos (quantas pessoas a gente vê na rua com um Nokia Windows Phone?) até pessoas que acreditaram e tentaram usar, desistiram e foram para o Android, como seu valor simplesmente desabou e foi comprada por quase metade do valor (US$ 7,2 bilhões) que o Google comprou a Motorola (US$ 12,5 bilhões).  Ok é muito dinheiro para a gente, mas para uma empresa que valia muito, mas muiiiiiiiiiiiiiito mais do que isso, chega a ser ridículo o valor. A Motorola, em comparação com a Nokia, teria um valor inferior no mercado, e foi comprada por quase o dobro, pois não estava ruim das pernas.

Apostando apenas em um único sistema para os smartphones, acreditando que a legião de pessoas que amavam a empresa iriam continuar a comprar seus produtos, simplesmente por ser Nokia, viu o contrário acontecer, as pessoas até tentaram, mas viram um Windows Phone, fraco, sem credibilidade  com os desenvolvedores, com falta de aplicativos nativos como nos outros sistemas,  Hardware? bom o Hardware da Nokia sempre foi e acho que sempre será um dos melhores do mundo, sempre bem construídos, bonitos com cara de produto de qualidade, mas isso não adiantou para segurar seus fiéis escudeiros, aos poucos, passada a empolgação com o Windows Phone, a Nokia viu a migração natural desses consumidores para o Android e iOs.

Porque?

São dois sistemas que emplacaram, tem conteúdo, aplicativos saem primeiro para os dois sistemas, muitas opções de aparelhos para serem escolhidos, integração com muita coisa.

Não estou dizendo que o Windows Phone é péssimo, mas que ainda não emplacou, e eu tenho minhas dúvidas se ele emplaca. Eu vejo mais gente abandonando o sistema do que migrando para ele.

Claro tem já seu grupo de fanboy, e respeito, como todos os sistemas, mas se a gente olhar a janela do tempo, historicamente falando, a Microsoft nunca se deu bem no mundo mobile, e acredito, que não será diferente desta vez, a previsão é que em 2016 tentem ter 15% do mercado, mas se a gente olhar que o Android hoje tem 80% a Apple tem 15 ou mais % o restante está dividido entre Windows Phone e Symbian.

Acho que todos aqui tiveram Nokia e Motorola lá pra meados de 2001 a 2003, quando a coisa começou a mudar, e mudou muito em pouco tempo, e muitos pagaram por isso, Nokia Black Berry, pagaram o preço mais alto. A Motorola foi mestre, estava indo para o espaço quando viu que o Android poderia ser a chance de voltar por cima, e não deu outra, lançou o Milestone, e foi tanto o impacto, que hoje faz parte do Google, que diferente da Microsoft, não costuma matar as empresas que compra.

Quanto a Nokia, ela vai continuar na história, afinal tem mais de 100 anos essa gigante, já fez pneu, papel, e na nossa geração, fez os melhores celulares que podíamos comprar na época.

Mas o tempo passa, e pune quem não evolui com olhos abertos, e ontem foi a vez da Nokia. Stephen Elop, CEO da Nokia quando entrou eu disse que tinha algo cheirando ruim, ontem descobrimos, foi apenas uma famosa e conhecida forma de diminuir valores, para depois comprar com preço bem abaixo do mercado, e de presente recebe o cargo de Ballmer na Microsoft. Surpresa? Não amigos.

Quem acompanha a história da Microsoft desde que ela chegou ao mercado, já sabe como funciona, assistir a um filme que se chama Vale do Silício, mostra, claro com um pouco mais de dramatização, como funciona, mas no fundo é bem assim, enforcar, aniquilar e comprar.

Acredito que os aparelhos Nokia, deverão deixar de existir e se chamar Microsoft Phones, pois tirando a compra do Skype pela Microsoft, praticamente todas as empresas que foram compradas, desapareceram do mapa. E acredito que isso deva acontecer em breve!!!!

Tenho muitos amigos na Nokia, e em empresas que trabalham diretamente com ela, e espero que todos não tenham o mesmo fim da Marca, que continuem trabalhando, que a Microsoft, não mate as empresas, a Nokia Brasil, não tem culpa, e nada poderia fazer para evitar isso, e sei que no fundo, muitos, mesmo que não falem oficialmente (eu escutei varias vezes, se pudesse escolher….), gostariam que a coisa tivesse sido diferente lá no início, que a Nokia tivesse apostado no Android, pois hoje amigos, podem acreditar, e eu não tenho nenhuma dúvida, Hoje se a Nokia tivesse apostado no Android, estaria disputando com a Samsung, o topo do mundo, e me arrisco a falar que com o hardware que a gente conhece, e com Android, estaria até acima da Samsung.

Mas escolhas são criadas para a gente decidir qual caminho seguir, alguns tem volta, outros infelizmente não.

A Nokia escolheu o caminho sem retorno, e ontem pagou o preço.

Para quem não sabe, esse blog aqui, como outros milhares, surgiu justamente por causa da Nokia, em especial por um aparelho o Nokia N80, comprado em uma viagem, um dos primeiros aparelhos que tinha uma câmera frontal para vídeo conferencia e WIFI. Que não adiantava muito porque no Brasil nunca funcionou e até hoje não funciona direito uma vídeo conferencia via 3g. e naquela época mal tínhamos o EDGE.

Graças a esse aparelho peguei gosto em escrever, e hoje passamos de 1 milhão de visitas por mês, claro fiz muitos amigos, o primeiro deles foi o Rodrigo Toledo, que de fã passamos a grandes amigos, muita gente legal eu já conheci por causa do blog, muitos novos amigos e eu tenho medo de citar e esquecer outros, e por isso não vou citar nomes, para não ficar chato.

O Blog cresceu com a Nokia, o Primeiro aparelho que recebi foi um N97, não imaginam minha felicidade, e também meu medo, pois seria o primeiro evento que eu iria, e encontraria muitos dinossauros de tecnologia lá huahauhaua, como o Henrique Martins e o Rafael Rigues, sim eles já escreviam desde antes de Cristo existir e estão até hoje no formol, porque esses dois nunca envelhecem hahahahaha.

Os anos foram passando, e infelizmente percebi que a Nokia estava demorando para se decidir qual caminho iria tomar, abandonar o Symbian, e migrar para onde?

Resolvi arriscar e passei a falar de outros produtos, abandonando o Symbian, fui criticado, xingado, mas achei que era a coisa certa, um tempo depois mudei o foco para Android e outras tecnologias, e acho que acertei.

Não sei por mais quantos anos estarei aqui, estou renovando algumas coisas no blog, o nome deve mudar em breve para um portal, onde vou finalmente poder colocar todos os blogs em uma coisa só, mas minha paixão por tecnologia nunca irá acabar. Espero ter folego por mais uns 20 anos para escrever para vocês.

Minha paixão e carinho, pela Nokia nunca irá se acabar, afinal foi onde tudo começou.

Sabemos que a Nokia não morreu, mas a Nokia Celulares, como era até ontem sim, como será o futuro? sinceramente desta vez eu não sei responder…

Hoje meu relacionamento com a Nokia, infelizmente se perdeu um pouco, talvez pelo fato de eu criticar muito, não sei, mas nada muda meu sentimento pela empresa.

Bom, para finalizar este texto gigante, eu queria agradecer a Nokia, por ter me dado o prazer de ter ótimos aparelho, por ter me dado a mão para criar o blog indiretamente, mas principalmente, por ter sido a primeira empresa que acreditou em mim quando o blog ainda era pequeno. Sem ela hoje eu não estaria aqui escrevendo, e cobrindo tudo que posso para vocês.

Obrigado Nokia.

E não posso, nunca, esquecer é claro de vocês meus amigos leitores, pois se a Nokia me ajudou a começar, são vocês que me ajudam a ficar aqui, meu MUITO OBRIGADO!!!!

Abraços a todos.

evolucion_nokia
Evolução da Nokia – Clique para ampliar

5 COMENTÁRIOS

  1. Claro tem já seu grupo de fanboy, e respeito, como todos os sistemas, mas se a gente olhar a janela do tempo, historicamente falando, a Microsoft nunca se deu bem no mundo mobile, e acredito, que não será diferente desta vez, a previsão é que em 2016 tentem ter 15% do mercado, mas se a gente olhar que o Android hoje tem 80% a Apple tem 15 ou mais % o restante está dividido entre Windows Phone e Symbian.

  2. Eu penso que um dia, os smartphones vão ser iguais a PC. Vc compra e escolhe qual OS quer instalar. As fabricantes vão criar o hardware e os drivers para cada dispositivo. A Microsoft e a Google por exemplo, farão o software.
    Quem já não pensou em testar o windows phone por exemplo, mas não quer arriscar ter que pagar R$1.800,00 por exemplo e se decepcionar depois tendo q vender o aparelho por uma bagatela (pq quase ninguém quer comprar um Lumia), e investir num novo smartphone, ficando assim traumatizado com a experiência e prometendoy pra si mesmo jamais fazer uma besteira dessas novamente?…
    Eu adoraria testar o WP no hardware do meu Nexus 4. Mas comprar um Lumia SÓ pra testar e depois encalha-lo ou torna-lo peso de papel, ta fora de questão pra mim.
    Ainda acredito no Windows Phone. Acho q ele vai ficar mais popular com a chegada do Xbox One e da popularização do Windows 8.

  3. Olá Richard concordo em Grande parte do Seu texto, mas Dizer que não encontra ninguém com um um WP para mim é esquisito onde conheço Muitas, Mas Muitas Mesmo que migraram de Android para WP … Devido aos Androids de Baixo custo darem muitos Problemas … Não digo pelos com Sistemas Quad ou Octa … Qua não Travam Ou Travam mais dificilmente !

    Eu acho o Sistema Android Òtimo o que Mata são algumas mudanças mal feitas pelos fabricantes !

    Todo Android que dou Manutenção e coloco uma ROM limpa (Cyanogem) fica pelo menos 80% melhor do que com uma ROM Original ….

    Sem Contar o consumo de Bateria …

    Consumidor de Androids e Windows Phones

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.