Tempo para Leitura: 9 minutos

 

Como devem ter percebido, eu sumi por exatos 9 dias hauhauhaua, estava de férias, e pela primeira vez, resolvi deixar o Rmax de férias também.

Mas nessas férias eu pude conhecer melhor o Focus, diferente das avaliações que a gente faz quando recebo o carro em SP, desta vez coloquei o Focus para ser testado em todos os tipos de situação.

Por culpa da Dilma, as férias deste ano foram trocadas por algo mais em conta, nada de Disney ou destinos que o dólar fez com que a gente evitasse.

As férias deste ano foram em Gramado, Rio Grande do Sul.

Resolvi que seria uma boa ideia tentar avaliar um carro nessas férias e conversei com a Ford, e prontamente fui atendido, me emprestaram um Focus Hatchback Titanium Plus, Cinza Moscou, e confesso que a cor caiu muito bem nele.

Como já disse antes, o Focus tem um apelo bem esportivo, é um carro que mostra velocidade no desenho, e isso também é sentido ao dirigir.

Retirei o carro na cidade de Porto Alegre e de lá segui pra Gramado, eu e a “Tita” apelido que dei para o sistema Sync, nos estranhamos um pouco, ok, a gente não se entendeu nadinha no início, tanto que desisti de usar o sistema e o GPS na ida, depois na cidade de Gramado, sentamos, conversamos e a gente se entendeu, e aí foi só alegria. Uma dica, se você comprar um carro que tenha o sistema Sync, não tente aprender sozinho, peça ao vendedor para te ensinar como usar, eu tive que fazer sozinho, demorei algumas horas, mas depois que se aprende, você usa e abusa, e é bem funcional.

 

Mas continuando retirei o carro em Porto Alegre e seguimos para Gramado, um caminho de no máximo 120km, mas a principal estrada para Gramado estava fechada, e resolvi usar a tal rota romântica, deixando o google me guiar, como sempre.

Na primeira etapa o carro extremamente confortável, com 4 pessoas dentro, um motor que apesar de ser 2.0 é extremamente econômico, silencioso e rápido, respondia muito bem sempre que eu pisava no acelerador, se escutar alguém falar, que o motor do Focus é meio manco, não acredite, o carro responde bem, tem força para ultrapassagens e as trocas de marchas são tão suaves que praticamente a gente não percebe.

O Titanium Plus vem com sistema de som da Sony, então vou até pular essa parte, porque nem preciso comentar, o sistema tem um som de alta qualidade, dá gosto escutar música dentro do carro.

Conectei o Samsung Galaxy S6 e o Moto X Style nele sem nenhuma dificuldade, coloquei um carregador no isqueiro e vamos embora para Gramado. Essa rota romântica tem umas curvas bem fechadas, mas o Focus se mostrou estável, cheguei a forçar um pouco e ver o sistema de correção do carro ser acionado no painel, mas o carro sempre firme.

Mesmo com Ar condicionado ligado o carro não perdia o folego, desliguei o ar, e praticamente não senti diferença, o que para mim é ótimo, pois eu normalmente uso o ar condicionado 100% do tempo.

O Carro muito silencioso no Asfalto, e a viagem estava muito boa, mas o Google resolveu dar uma sacaneada, afinal o Richard sempre se perde com carros da Ford em eventos, e não sei não, mas to começando a achar que isso é uma maldição hauhauhaua, pois eu me perdi de novo!!!!

Desta vez seguindo o Google Maps, em um determinado ponto da estrada ele pediu vire à direita, ok, virei e aí meus amigos começou a saga de quase 50km em estrada de terra, parte dela batida, parte dela buracos, parte dela uma aventura emocionante.

Não tinha mais o que fazer, o google tinha parado de funcionar, pois não tinha sinal ali no meio do nada, não tinha outra opção senão tentar fazer a “Tita” funcionar, e ativei o GPS do Focus, coloquei o endereço e rezei para que o GPS do carro funcionasse direito para me tirar dali.

Tive dó do carro, quem me conhece, sabe que amo carros, e ver um Focus zerinho, enfiado em uma estrada de terra, barro e buracos estava partindo meu coração. E claro eu já estava pensando, PQP como vou devolver esse carro?

Mas o Focus mesmo em uma estrada péssima se mostrou firme e forte, não deslizei nenhuma vez, ok, o sistema de controle ativou várias vezes, mas em nenhum momento perdi a mão no carro, mesmo na estrada irregular o carro era silencioso, nada de plástico batendo, ou de coisas desmontando. Foram quase 50KM de areia e pó para tudo que foi canto do carro, depois desse caminho que parecia não acabar nunca, o GPS do carro nos tirou de lá.

Ufa asfalto, olho pelo espelho e não vejo nada, apenas um “tapete” de terra vermelha no vidro, e já pensei, putz o carro deve star imundo.

Paramos em um mercado para comprar agua e coca e só nesse momento percebi que se sou parado em uma blitz, o carro seria preso, não meus amigos ele não estava irregular, apenas tinha mudado totalmente de cor, de cinza Moscou, para Marrom Claro, imagina um carro escuro, ficando mais claro? Bom foi assim que o Focus ficou, simplesmente mudou de cor huahauhauhauha. As rodas nem dava para ver os detalhes, justo essas rodas aro 17 pretas que são pra mim, uma das rodas mais bonitas que existe, deixa o carro extremamente esportivo!!!, tinha tanta areia, terra no carro que tudo ficou coberto, fechar as portas tinha que ser devagar ou você ia ficar marrom também. Ligar o limpador esquece, ia ficar uma maçaroca aquilo.

Por sorte choveu um pouco quando estávamos na estrada de asfalto depois de sair da terra o que ajudou a tirar um pouco aquilo tudo.

Detalhe interessante, o ponteiro de combustível não mexeu até agora, rodamos 140km e nada do ponteiro mexer, pensei, eita, deve estar quebrado. Mas não estava não e depois falo dele.

Bom finalmente em gramado, tudo lindo, e uma curiosidade, em Gramado não existe um farol sequer, nada, nadinha de nada, e curiosamente o povo respeita. Pedestre coloca o pé na faixa o carro para, inclusive na rotatória, o que acho meio perigoso.

Malas no hotel, tudo pronto, vamos sair para comer, e pensei, droga fazer baliza com um carro que ainda não to acostumado não é legal, aí olho para o console do cambio e vejo que o Focus tem o Park Assist, e pensei, quer saber não vou estacionar uma única vez nessas férias, a “Tita” que se vire para fazer isso. E fez!!! Como se estacionar um carro fosse a coisa mais fácil e perfeita do mundo, eu ativava o sistema, esperava ele achar a vaga e pronto. O carro estava na vaga, só tinha que controlar o acelerador e freio. Mas aí vem um pequeno problema né? Normalmente quando a gente estaciona, a gente sabe como tirar bem mais fácil do que pegar um carro já estacionado, e pensei, ela colocou agora eu vou ter que tirar, mas lembrei de novo que o novo focus também tira da vaga, nem pensei, acionei e deixei a “Tita” fazer o serviço. Hahahahaha, eu adorei isso. Imagina você parar umas 20x por dia, ter que ficar estacionando, afinal estamos de férias e rodando por cidades, isso seria um saco, mas não tive que passar por isso, deixei o Focus se virar.

Com o Celular ligado ao sistema, pude ligar o wifi do carro, ver transito, apesar que ele não me mostrava o transito, mas ativava o serviço. Só faltou fazer espelhamento do aparelho para ficar perfeito. Sua tela é confortável de ler mesmo com sol. os comandos estão bem posicionados, o painel é limpo e de fácil leitura.

Outra coisa que gosto é o sistema sem chave, de não precisar ficar tirando a chave do bolso para ligar o carro, ok isso já é meio comum em muitos carros, mas eu gosto, mas o que eu curto muito é ativar o alarme ou desativar apenas encostando na porta. Chega de tirar chave, apertar alarme, ver se ta travado haha, sai do carro, encosta na porta e trava, encosta destrava, isso é muito legal. Em Gramado o cara do Hotel disse que tinha tido muito furto de coisas dentro do carro, pois os ladrões estavam com aquele sistema de clonar seu controle quando você ia ativar, e aí o caro não travava, com o Focus não tinha que me preocupar, já que eu não apertava nada, desculpe seu bandido de meia tigela, mas comigo sua tentativa não ia dar muito certo hahahahaha.

Mas uma coisa que gosto é o limitador de velocidade, chega de ficar controlando para não tomar multa, o limite é 80, eu definia 80 e pronto, era só acelerar e esquecer o resto, pois o carro trava nos 80, e só passa se eu apertar o pedal até o fim. Preciso disso para andar em SP hahahaha.

Conforto para os 4 passageiros não falta. Mesmo eu colocando o banco, que são elétricos para trás, ainda tinha espaço para quem sentou bem atrás de mim.

Tem outras coisas que gostei, que a gente só vê que faz diferença se usa no dia a dia, no caso de noite hahaha.

O Farol do Focus é adaptativo, ok, isso todo mundo já conhece, eu tb, que ele vira junto com o volante, mas só percebi no focus, que quando estou mais rápido o farol ilumina mais longe, que quando passa alguém no outro sentido ele abaixa, e que tem um farol extra hauhauhau que quando viramos o volante acende bem forte, dando mais iluminação nas laterais. Pode ser coisa que você pense, não preciso disso, verdade, a gente não precisa até usar, e ver que faz a diferença em TER isso.

No porta malas deu para colocar 2 malas grandes de viagem. E mesmo com 4 pessoas e malas o carro não ficou pesado.

Mas aposto que tem gente esperando eu falar se o carro é econômico né?

Olha vou contar que realmente eu não esperava MESMO isso, to acostumado com o meu GT 2.0 que faz menos de 7 andando com o pé bem leve!!!!

Pensei os 7 dias de passeio com o carro, acho que gasto uns 3 tanques fácil, mas para minha surpresa, e isso é sério, eu gastei apenas UM TANQUE, mas o tanque que sai de PORTO ALEGRE!!!!

Sim, Porto Alegre, Gramado, Canela, Gramado, Canela, Gramado, Canela, Gramado, Canela, Gramado, Ufa, sim são cidades bem perto uma da outra, mas todo os dias fazendo isso, sair por gramado, ir para a canela, pegar estrada ir para os cristais de gramado, ir para snowland, e nada do combustível acabar. Na sexta feira, eu resolvi colocar porque ia voltar para Porto Alegre e pensei, aí vou ficar sem, melhor completar. Quando parei tinha mais de meio tanque ainda no carro.

Fiz 3 zeradas no painel para ver o consumo. Todos os trechos com Ar condicionado ligado

Na ida de Porto Alegre até Gramado -> 13,5 km/l

Na cidade entre Gramado Canela por 6 dias -> 10.9 km/l Sempre com 4 pessoas no carro, e porta malas com coisas que compramos nos passeios.

Na volta de Gramado até Porto Alegre -> 11.5 km/l

Entreguei o carro com exatamente meio tanque, o que me fez pensar que tinha uma grande chance de ter passado 7 dias com o carro sem precisar abastecer nada. Eu coloquei por medo, pois não conhecia o carro ainda certinho para arriscar voltar sem colocar, mas acho que daria viu. Eita carro econômico!!!!

Por fim 3 curiosidades que aconteceram durante a viagem hahaha

Saímos para jantar, e no estacionamento a primeira pergunta do manobrista (que eu chato não deixei usar o carro hahaha) foi, é o novo Focus? Você veio lá da Bahia???

Quase dei risada haha, depois lembrei que a placa do Focus é de Camaçari – Bahia hahahaha

No Hotel eu estava sentado na recepção esperando para sair, e os 3 atendentes e o vigia conversavam:

Você já viu o Novo Focus?

Não.

Como não? Ta ali na garagem!!! Desde Sábado.

Serio? Onde? De quem é?

Sério, não sei dei quem é só sei que veio lá da Bahia o doido!!!

Será que é aquele que estaciona sozinho? Que tem o sistema de evitar acidente?

Nesse momento eu entro na conversa e falo hehe, sim ele estaciona sozinho e freia em caso de acidente em determinadas velocidades.

No fim mostrei o carro para os 3, que já tinham até a página do carro aberto no computador hahahaha, e explicando de novo que eu não vim da Bahia hahahaha.

E por último em frente a Lugano Chocolates, arrumei uma vaga esperta hahaha, quando saímos da loja duas moças, quase quebrando o pescoço hahaha, olhando e falando olha o painel do novo Focus que lindo!!!

Nessa hora a “Tita” virou e falou:

Muito Prazer, sou Focus, Ford Focus Hatchback!!!!

Abraços a todos.

 

 

 

1 COMENTÁRIO

  1. Gostei da matéria! Tenho um Titanium Hatchback 2016 branco e realmente é tudo isso que você disse. Eu sai de um Cruze LT que andando somente dentro da cidade e pisando BEM LEVE (ar condicionado direto, porque também sou filho de Deus né!) e as médias eram sempre 8,0 (no pau brabo…) coisa que com o Focus eu faço entre 8,75 e 9,00. Apesar de eu não ter reclamações do Cruze, que demonstrou ser um carro excelente, é perceptível que o focus foi feito com mais “capricho” em todos os aspectos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.